Menu

A IMPORTÂNCIA DO SKANK NAS NARRAÇÕES DE JOGOS DO 98 FUTEBOL CLUBE

A IMPORTÂNCIA DO SKANK NAS NARRAÇÕES DE JOGOS DO 98 FUTEBOL CLUBE

Por Eduardo Madeira

11/12/2015

Se você ouve as narrações bem humoradas da 98 FM BH de Albertinho Lombriga (Guilherme Mello), Willy Cover (Eduardo Madeira) e todo aquele timaço de analistas, repórteres e humoristas, vai saber agora que a banda mineira SKANK foi decisiva para que a narração esportiva da Rádio viesse ao ar!

Na verdade, a direção da Rádio não enxergava a transmissão de Futebol combinando Humor e Informação um bom produto.

A idéia se fortaleceu depois que Eduardo Madeira se ofereceu para narrar o jogo 98 X Skank em Dezembro de 2010 numa quadra society de Belo Horizonte. Foi nesse dia que nasceu a transmissão de Futebol com o formato de hoje na 98 FM : 23 de Dezembro de 2010.

O Willy Cover de Eduardo Madeira foi criado na 1ª versão do 98 Futebol Clube. Quando o programa terminou em 2004, Madeira passou a ser integrante fixo na Rádio Favela (Autêntica 106,7 FM) e lá começaram a narrar os jogos com Bom Humor, sendo o embrião do que se faz hoje na 98.

Depois de 2,5 anos de Favela FM, foram para a Transamérica (88,7 FM) e por lá ficaram por mais 2,5 anos. E continuavam narrando para empresas Willy Cover X Albertinho Lombriga.

Quando o 98 Futebol Clube iniciou a 3ª versão, os idealizadores Marquinhos Baiano (Padreco), Guilherme Mello (Albertinho Lombriga) e Gilbert Campos tentavam convencer a 98 FM que narrar com Humor seria um bom produto, tanto no IBOPE quanto comercialmente. Mas a Rádio ainda não estava convencida!

Foi quando Eduardo Madeira, em horário de almoço em sua principal atividade na época (Gerente de Call Center/Televendas), ouviu no 98 FC que haveria o duelo-festa 98 FM X Skank.

Madeira enviou SMS para o produtor Mário Alaska : “Se vcs quiserem, eu narro o jogo lá da Quadra”. Alaska comprou a idéia e o jogo teria flashes ao vivo na Rádio e iria narrar o jogo todo com Humor para que todos os convidados e torcedores que estivessem na quadra.

Eduardo Madeira sabia que era sua chance de impressionar e plantar a semente de realizar seu sonho de narrar jogos na 98 FM, um sonho que passou a nutrir desde 2003, quando criou-se o personagem Willy Cover.

O som estava preparado e Eduardo Madeira começou a narrar com bom humor. E entrevistava quem passava, dava apelidos. Chamou Guilherme Mello (Albertinho Lombriga), Marquinhos Baiano (Padreco) e fizeram uma transmissão muito bem-humorada, que ganhou flashes ao vivo na Rádio.

Ao terminar o jogo e começar a resenha regada a cerveja e espetinho, todos elogiavam a narração bem humorada. E Madeira insistia com todos: “Gente, nós podemos inovar no mercado narrando com bom humor. Nós (Madeira, Guilherme Mello, Marquinhos Baiano e Gilbert Campos) já sabemos fazer isso! Vamos narrar jogos com bom humor! Tem marcado pra isso!”

Quando o Diretor Artístico e um dos donos da 98 FM, Rodrigo Carneiro chegou e disse “Cara, eu quero você com a gente!” , Eduardo Madeira reforçou: “Vamos narrar jogos com bom humor, Rodrigo. Parecido com o que fizemos aqui hoje! A gente já sabe fazer isso! Narramos desde 2004 assim. Tem mercado para isso!”

Duelo de espetos com Samuel Rosa     Dudu e Cristiano Jusqueira

c Ricardo Amado e Cristiano Junqueira     c Nayla Brisard

c Rodrigo Rodrigues   Mario Alaska me sacaneando

c Pedro Seixas    ESPECIAL - microfone da 98

E no dia 27 de Fevereiro de 2011, Eduardo Madeira começou a realizar seu sonho. Aliás, sonho de Eduardo Madeira, Gilbert Campos, Marquinhos Baiano e Guilherme Mello. E que passou a ser sonho de toda a equipe.

Ouça a chamada para o jogo-piloto Atlético X América, no Campeonato Mineiro de 2011.

E o 1º Gol narrado narrado transmitindo jogos ao vivo foi de Neto Berola, em jogo que o América venceu o Galo por 2 a 1.

O jogo-piloto foi razoável, apenas.

Feitos alguns ajustes, a 98 FM decidiu narrar os 2 jogos da Final do Campeonato Mineiro entre Atlético X Cruzeiro! E a repercussão foi GIGANTE, ENORME!

E desde aí, a 98 FM investiu nas transmissões esportivas e rapidamente mudou o IBOPE nas narrações de Futebol. A narração diferente, com Apelidos e Bom Humor, foi o fato novo no mercado.

E narrou os títulos de Campeão Mineiro 2012, 2013 e 2015 do Atlético. Foi pé quente na Libertadores em 2013, Recopa e Copa do Brasil 2014. E nos vice brasileiros do Galo em 2012 e 2015. E foi uma das poucas rádios de Minas a narrar o Mundial de Clubes 2013.

E lado celeste teve narrados os títulos Mineiros de 2011 e 2014 e Bi Brasileiro em 2013 e 2014.

Narraram jogo de Seleção Brasileira em Amistoso no Mineirão ( 2 x 2 com Chile ).

A narração de Futebol da 98 FM é consolidada no 2º lugar no IBOPE e tem uma audiência GIGANTE (e 6 vezes a audiência do 3º colocado)!

E foi decisivo aquele jogo SKANK X 98 em 2010 para que isso acontecesse!

E por gratidão eterna a aquele dia, Eduardo Madeira sempre vai narrar este jogo! É um de seus compromissos sagrados no ano!

LÁ DENTRO!!!!