Menu

RESULTADAÇO! POR QUE O GALO TORNO-SE CASCUDO!

Foto: Bruno Cantini / Atlético

RESULTADAÇO! POR QUE O GALO TORNO-SE CASCUDO!

 

Por Eduardo Madeira

11/03/2016

E o empate do Atlético no jogo teoricamente mais difícil da 1ª Fase, fora de casa contra o tradicional Colo-Colo, foi um RESULTADAÇO para mim!

Antes do jogo eu já afirmava no pré-jogo do 98 Futebol Clube que o empate seria ótimo resultado.

Mas depois do jogo, valorizo ainda mais este empate, diante das circunstâncias:

1 – Se perdesse o jogo, o Galo seria ultrapassado pelo Colo-Colo e entraria em “briga”, de momento, com o Independiente del Valle pela 2ª vaga do grupo. Mantém-se líder do grupo.

2 – O grande Robinho, jogador que chegou para ser o PROTAGONISTA do time e desencantou, arrebentando no último jogo com 3 Gols, não jogou. Picada de inseto, febre e dor na perna direita.

3 – Para substituto de Robinho, o técnico Diego Aguirre escolheu Patric, pela capacidade de recomposição. Algo que quase ninguém concorda. O preferido meu e da maioria da torcida seria Dátolo. E ainda havia o Hyuri.

4 – Até agora, foram 2 jogos fora de casa dos 3 realizados. Sendo uma vitória e um empate fora de casa. 4 pontos conquistados em 6 possíveis.

5 – O Atlético sempre foi um time CASEIRO. Sempre amedrontou dentro do Mineirão e do Independência. Mas fora de casa, o Galo quase sempre foi irregular e perdeu muito mais que deveria. Um empate fora de casa contra o tradicional Colo-Colo no jogo mais difícil da 1ª fase e correndo risco de ser ultrapassado pelo mesmo, foi um ótimo resultado. E está invicto na Libertadores.

Vamos ao jogo. O Colo-Colo começou o jogo esperando o Atlético. Respeito? Estratégia? Não sei. Medo pelo Galo ser tido e cantado como um dos melhores elencos da América do Sul? Não sei. Mas o Cacique do Chile começou esperando o Galo, que dominou boa parte do 1º Tempo.

Me pareceu que o Colo-Colo mais jogou o 1º Tempo sabendo de sua inferioridade diante do Galo, que se impôs em campo.

Mas as jogadas mais claras pela esquerda caiam no pé do destro e esforçado Patric, que tinha que virar o corpo. E quase nada de produtivo saía dali. Ficava claro que Dátolo e até Hyuri teriam melhor desempenho por ali.

O Atlético teve domínio territorial e boa parte da primeira etapa, mas sem grandes chances de Gol.

No intervalo, Aguirre tentou corrigir sua escalação errada, percebendo que Patric era importante na recomposição mas falhava na armação e conclusão. Colocou Hyuri em seu lugar. Mas tirou o apagado Juan Cazares para colocar Dátolo.

E Dátolo melhorou muito a armação do time no 2º Tempo. Chutou bem de fora da área, quase marcou um Golaço Galaço de falta.

Já Juan Cazares, o Formiga Atômica do Galo, está oscilando negativamente no time, depois de uma estréia avassaladora contra o del Valle na Libertadores. Normal. O cara acabou de chegar ao Brasil, está se adaptando ao futebol brasileiro e ao time. Vai crescer. Tem muito potencial.

Na “minha” escalação, do meio para frente seria Carioca, Donizete, Cazares, Dátolo, Luan e Pratto. Então Aguirre errou na escalação e por consequência, na mudança.

O Colo-Colo começou o 2º Tempo mais ativo no ataque e o Atlético teve alguns bons ataques.

Mas Dátolo, que melhorou o time, sentiu uma contusão provavelmente muscular e o jogo mudou.

Teve que entrar acertadamente Junior Urso. Aí o Colo-Colo cresceu e o Atlético caiu muito de rendimento.

Pressão enorme do Cacique até o fim do jogo. Que desperdiçou 3 chances claras de Gol!

Atuações? São Victor foi DECISIVO, de novo! Pelo menos 3 defesas cruciais! Luan, que garra incrível! Erazo jogou sério e muito bem. Rafael Carioca Cariogalo GASTOU a bola e ontem não driblou em frente à nossa área defensiva! Rocha foi bem com a bola no pé, apesar de dar espaços em suas costas. Dátolo, enquanto esteve, jogou bem.

Negativa foi a PÉSSIMA atuação de Pratto. Que precisa, na volta de Robinho, de mais companheiros para ficar menos “solitário” na frente. Chega desse 4-2-3-1 que deixa Pratto sozinho na frente!

UFA! Empatamos! RESULTADAÇO!

O Galo vem se construindo CASCUDO, experiente! Time que não se amedronta diante do adversário mesmo quando fora de casa.

Time CASCUDO é time de PERSONALIDADE, que domina boa parte do jogo, mesmo na casa do adversário.

Time CASCUDO é que não se abala, mesmo quando toma gol!

Time CASCUDO é time que administra bons resultados. Mesmo quando está empatando e entende que o este ponto é muito importante.

Levir Culpi tem muita importância neste legado de time CASCUDO. Com ele, Galo deu sequência às conquistas logo após a ressaca da Libertadores, ganhando a Recopa, a ÉPICA Copa do Brasil e se impondo no Brasileiro 2015!

Com Levir, o time cresceu muito fora de casa e tornou-se CASCUDO!

O time se tornou CASCUDO por APRENDER A GANHAR! Aprendeu a GANHAR com Cuca em 2012 e 2013, especialmente no Indepa e Mineirão!

Se ACOSTUMOU a GANHAR com Levir na Recopa, histórica Copa do Brasil e excelente Brasileiro 2015. E se tornou CASCUDO fora de casa, vencendo vários jogos nos domínios do adversário.

Galo tornou-se CASCUDO porque aprendeu a GANHAR dentro e fora de casa. Aprendeu a ter  POSTURA fora de casa.

Mas principalmente porque GANHOU. Times tornam-se CASCUDOS porque principalmente ficam AUTO-CONFIANTES depois de vitórias sucessivas e convincentes!

Este Galo hoje não é mais aquele com complexo de vira-latas, que sempre amarelava na “hora H”.

Este Atlético sabe que hoje é temido em seu continente. Porque está na “crista da onda” desde 2012, nada menos do que quase 4 anos SEGUIDOS!

Tornou-se respeitado e AUTO-CONFIANTE.

Cuca fez um trabalho espetacular! Levir fez um trabalho excelente! Levir complementou o trabalho de Cuca, tornando o Verdadeiro Time do Povo forte fora de casa!

Quer maior prova que a Diretoria também está CASCUDA do que vender CARO o André Crianção e Giovanni Augusto para o Corinthians? E que trouxe o ídolo e ícone Robinho e os promissores Cazares e Clayton. E manteve Pratto!

Booora que Clayton vai estrear contra o América!

Boooraaa que, como diria Goulart, 4ª feira tem mais Colo-Colo, mas agora no caldeirão do Indepa!

E em casa (seja Mineirão, seja Independência) este Atlético vencedor sabe como poucos ser CASCUDO, amedrontar adversários, ganhar e convencer!

EU ACREDITO NA LIBERTADORES!

EU ACREDITO NO CAMPEONATO BRASILEIRO!

Porque times CASCUDOS VENCEM e CONQUISTAM!

Um abraço a todos!

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira

FANTÁSTICO É VOCÊ, ROBINHO!

FANTÁSTICO É VOCÊ, ROBINHO! Por Eduardo Madeira 06/03/2016   E Robinho “estreou” seu show no Atlético hoje! Marcou...

Leia mais

PARECIA REPLAY DO CLÁSSICO ANTERIOR!

Foto: Globoesporte.com PARECIA REPLAY DO CLÁSSICO ANTERIOR!   Por Eduardo Madeira 14/03/2016 Atlético e América fizeram um bom...

Leia mais