SOBRARAM COADJUVANTES E FALTOU DEFESA
Por Eduardo Madeira
20/11/2015
Título definido e Corinthians merecidamente campeão! A arbitragem atrapalhou sim e a diferença de 12 pontos dos campeões para o Galo seria menor se a arbitragem não tivesse influenciado. Mas o Corinthians ainda sim teria sido campeão, pois é mais time que o Atlético.
A massa atleticana está insana nas redes sociais. O Galo irritou, sim, pois nos 10 últimos jogos foi goleado em 4 deles (Santos, Sport, São Paulo e Corinthians – em casa).
Contra o São Paulo, ontem, os defeitos só não ficaram mais expostos do que Tiago e Jemerson.
DEFESA
O Atlético tem a pior defesa (43 gols) entre os 9 primeiros no campeonato. É a 7ª pior defesa do campeonato. O campeão Corinthians levou quase metade dos gols, 27 apenas.
Marcos Rocha e Patric levaram bola nas costas a todo momento e o futebol de Rafael Carioca sumiu. Sou a favor de ter um volante bom marcador ano que vem em lugar do Carioca!
FALTA DE ELENCO QUALIFICADO
O time do Galo é bom, mas Carlos, Cárdenas, Josué, Dodô não mudam jogo nenhum. E Thiago Ribeiro deveria ser titular ao lado de Pratto. Não que seja uma Brastemp, mas finaliza bem e dos melhores que temos do meio pra frente! O Atlético não tem NINGUÉM que mude um jogo.
EXCESSO DE COADJUVANTES
Dátolo, Giovanni Augusto e Thiago Ribeiro são ótimos jogadores. Mas são coadjuvantes. Não decidem Brasileiro e Libertadores. Em 2013 tínhamos Tardelli e Ronaldinho para decidir. Guilherme e Bernard inspirados. Luan é ótimo jogador, mas se faz na raça e habilidade e pode crescer com um craque.
LEVIR TEIMOSO
Levir é um grande técnico e foi o principal responsável pela épica Copa do Brasil passada. E é um dos principais responsáveis pela ótima campanha do time. Mas, como todo grande líder, os méritos da campanha e o que faltou para chegar ao título estão muito ligados a ele.
Os grandes líderes são ao mesmo tempo os grandes responsáveis pelo grande trabalho, mas quase sempre também responsáveis pelo que faltou.
Levir não colocar Thiago Ribeiro no time é teimosia! Apesar da preguiça dele nos treinos. Thiago Ribeiro finaliza bem. Entrou dando o 2º gol ao Dátolo. Mas não tem que entrar no 2º tempo ao lado do solitário Lucas Pratto.
Levir não soube montar o sistema defensivo do Atlético e jogava sem Leandro Donizete no começo do campeonato. O time joga aberto DEMAIS e fica frágil!
Se não deveria cobrar reforços publicamente, mais irritou a torcida quando assumiu uma briga que não era a sua: de não trazer reforços em nome de salários em dia! Esta é obrigação da Diretoria e não do técnico.
Levir irritou grande parte da torcida com isso e acabou atrapalhando a visibilidade de seu grande trabalho. Comenta-se nos bastidores que o Atlético está com situação financeira bem pior que a divulgada e por isso não teria trazido reforços.
Mas só deve sair para chegar um Muricy ou um Cuca! Levir é muito bom e só tem que sair se chegar um técnico do mesmo nível ou melhor ele!
TORCIDA
Vejo um excesso de indignação e um “peso” de críticas como se o time estivesse brigando para não cair! A Massa ficou bem acostumada com times que vencem e disputam “nas cabeças” desde 2012 e estamos menos pacientes! E isso é bom! Torcidas mais exigentes cobram mais e isso faz os dirigentes “se mexerem”!
Me preocupo com o a diminuição do público médio da torcida nos jogos, pois 90% dos jogos são no Independência e isso leva só uns 15 mil torcedores por jogo.
O Independência é espetacular, mas restringe as pessoas. Primeiro pela sua baixa capacidade de público. Depois pelo valor do ingresso. Menos lugares = ingresso mais caro!
E assim se diminui o HÁBITO de se frequentar o estádio, o HÁBITO de CONSUMO / R$! E isso é mortal para qualquer produto, como dizem os especialistas do Marketing!
2016
Para 2016, precisamos de reforços para conquistar a Libertadores. Pelo menos uns 5:
– Lateral direito: porque Marcos Rocha está mal de novo e está doido pra ser vendido! Galo precisa de R$ e Rocha merece ser reconhecido financeiramente e jogar no exterior.
– Zagueiro: porque Jemerson deve ser vendido e Léo Silva está ficando “velho”
– Volante marcador: porque Carioca não marca ninguém. E não se ganha Libertadores sem marcação boa!
– Armador diferenciado : porque Giovanni Augusto e Dátolo são bons coadjuvantes, mas não protagonistas
– Atacante velocista: porque não temos este no elenco. E fez MUITA falta!
Só não podemos esquecer que Galo foi um dos PROTAGONISTAS no Brasileiro! Brigou lá em cima! Voltou a ser temido e respeitado.
E que Levir fez sim um grande trabalho! Mas tá na hora de dar lugar a um grande treinador!
2016 já começou para o Time do Impossível!
LÁ DENTRO DELES, GALO!
Um abraço,
Eduardo Madeira!