O MINEIRÃO DE ONTEM LEMBROU DAS DÉCADAS DE 80, 90!
Por Eduardo Madeira
07/12/2015
Mineirão + Domingo + Atlético! QUE COMBINAÇÃO!
Que delícia de Domingo! Por alguns motivos, me lembrou muito os jogos da década de 80 e 90, quando muito frequentei como torcedor.
Um clima leve, gostoso, do lado de fora do estádio. Muitas famílias. Sorrisos. Cerveja. O atleticano estava com saudade dos jogos do Galo no Mineirão!
Era uma das tradições em BH. Ir mais cedo ao Mineirão com amigos. Tomar cerveja. Ir à Feira de Artesanato do Mineirinho. Beber mais cerveja. Música. Calor. Rir com amigos. Paquerar as meninas. Churrasquinho de barraquinha.
Ao adentrar ao Gigante da Pampulha, almocei o Tropeirão no Bar da Imprensa! Ok, não tem mais aquele “ovo zoiudo” e tinha mais fartura de ingredientes. Mas este Tropeirão ainda é bom sim.
Antes do jogo, uma partida PRELIMINAR! Putz! Há quanto tempo eu não via uma partida preliminar? O sub-15 do Galo, Campeão Mineiro, goleou por 8 X 0 o Novo Esporte e o atacante Alerrandro (escreve do RR mesmo o nome dele), camisa 9, comemorou o gol com o mesmo gesto do Rei Reinaldo! Cena linda! Foto de Daniel Teobaldo. Deveriam colocar mais os meninos para jogar em Preliminares de jogos dos profissionais!
Ao começar o jogo principal, mais de 32.000 atleticanos que me lembraram A VELHA E BOA torcida do Atlético! Cantaram O TEMPO TODO!
Minha consolidação como atleticano foi em jogos desses com Mineirão lotado. E de uma torcida que berrava o tempo todo. E com muito mais gente simples e menos abastada de dinheiro!
Me lembrei, que, quando na hora do gol, você abraçava todos os desconhecidos ao lado e os tratava como amigos de longa data! Quantas vezes abracei e fui abraçado por gente desdentada que morreria de medo de ser assaltado na rua em outra ocasião.
Era o Mineirão do POVO! O verdadeiro Futebol!
Lembrei-me, também, dos intermináveis nano-segundos entre um lançamento e uma bola para Sérgio Araújo, Marques, Éder Aleixo e a torcida se levantava antes mesmo da bola chegar, pois sabia que algo de bom ia acontecer dali. Isso aconteceu em algum momento quando Luan foi lançado.
Mesmo sem uma atuação ótima, a torcida gritou o tempo todo e levantou o time. Como sempre fazia nas décadas de 80 e 90 (e com times bem piores)!
Parecia um jogo festivo, este, contra a Chapecoense, no Mineirão. E foi. Thiago Ribeiro, Léo Libertador Silva e Patric marcaram. E o Galo perdeu mais uns 4 gols, ou mais. E Victor fez umas 2 defesaças!
E aquele clima das décadas de 80 e 90 foi o destaque do Domingo. Gratidão eterna ao Horto, mas ACOSTUMAR só 15.000 pessoas por jogo a ir em jogo do Atlético é muito pouco! O Mineirão com o Galo tem a cara do Povo Atleticano. O Galo precisa jogar mais ao Mineirão. O Galo precisa de um estádio que caiba mais de 40.000 pessoas, para que não se perca este hábito do atleticano.
E o ingresso mais barato facilitou isso. Precisamos que pelo menos alguns setores tenham ingressos populares. E que não seja uma ínfima parte do estádio!
Que ingressos mais baratos estimulem a volta do torcedor mais simples ao estádio. Menos torcida Open Bar e mais povo no Estádio!
Falando sobre o time, o Galo mostrou que, desde 2012, quando não é campeão, briga “nas cabeças” pelos títulos!
A vitória consolidou o Vice-Campeonato Brasileiro 2015! O Galo fez ótima campanha e jogou bom futebol na maior parte do ano! De diferente, a boa atuação do volante canhoto Lucas Cândido. Canhoto, esguio. Que se machuque menos, faça parte do grupo e tenha chances!
O Atlético é temido e respeitado! É um dos favoritos para qualquer título que disputa, hoje em dia!
Que Diego Aguirre, seus reforços e comandados nos tragam a Libertadores 2016!
Aguirre fez gol decisivo em Final e como treinador chegou em Final com Peñarol e 3º com Inter. Tem lastro na Libertadores e pode ser uma boa aposta!
A Diretoria tem acertado, liberando os improdutivos Emerson Conceição, Pedro Botelho, Cárdenas e Josué (este em 2015).
E que leve mais jogos em 2016 ao Mineirão!
Porque no Mineirão cabem mais atleticanos!
Porque no Mineirão, exorcizamos a “seca” de títulos importantes e ganhamos a Libertadores 2013!
Porque no Mineirão exorcizamos Corinthians e Flamengo!
Porque no Mineirão somos muito fortes contra o Cruzeiro e ganhamos uma Copa do Brasil LÁ DENTRO!
Porque no Mineirão todas as lembranças de torcedor reforçam porque somos atleticanos!
Ô Mineirão, que saudade eu tava “docê”!
Um abraço,
Eduardo Madeira