O CHEFE EM CRISE. LIDERAR NUNCA FOI TÃO DIFÍCIL!
Por Eduardo Madeira
28/12/2015
O portal Exame.com e a revista Você S.A. publicaram uma excelente matéria sobre a CRISE na Liderança nos dias atuais!
A reportagem abordou contexto atual e histórico sobre o assunto, acertando com rara felicidade os motivos pelos quais Liderar hoje em dia está tão difícil! Entre eles:
– Líderes e subordinados tem quase os mesmos poderes. As redes sociais e a Internet influíram para que subordinados tenham muito mais informação e voz ativa do que antes, na História do trabalho.
– O crescimento da economia no Brasil permitiu que o emprego farto para classes D e E. E com isso, as pessoas “da base da pirâmide” escolhem aonde trabalhar. O que não acontecia antes. Está muito mais difícil contratar, pois existem mais vagas de emprego do que antes.
– Os benefícios sociais (Bolsa Família e demais benefícios do Governo) não estimularam que muitas pessoas continuassem querendo crescer na vida! E não estimulou a cultura de produzir para crescer e sobreviver.
– Os líderes estão com muito mais dificuldades em encontrar sucessores. O funcionário não quer mais trocar horas de sua vida por um salário. Ser especialista com um salário que garanta a sobrevivência mas com qualidade razoável de vida satisfaz. As pessoas não querem mais ter a enorme pressão da Liderança.
– Com uma economia ruim, as metas financeiras estão bem mais apertadas e com margem muito pequena de erro. Isso exige mais ainda dos Lideres nas empresas.
Veja a reportagem completa.
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/174/noticias/o-chefe-em-crise#1
Boa leitura!