Menu

EVOLUÇÃO: LOADING…

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação

EVOLUÇÃO: LOADING…

Por Eduardo Madeira

03/09/2017

O Galo está na Final da Copa da Primeira Liga. Venceu ontem o Paraná Clube por 1 a 0, num GOLAÇO-GALAÇO de Elias.

Ouça a nossa narração divertida da 98Fm:

Veja o Gol com a narração da 98FM. Um trabalho do canal Luizinho Galo Doido do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.

E é preciso enxergar além do óbvio. Claro que a proposta inicial da Primeira Liga dos clubes se organizarem, rebelarem-se ao calendário imposto à CBF, cotas desiguais de patrocínio da TV e mostrarem que podem organizar uma liga (como na Europa), não deu certo até aqui.

Em 2017, a Copa da Primeira Liga passou longe de sua utopia porque os clubes não conseguem se unir: cada um olha apenas para o próprio umbigo. Além do fato de serem “liderados” por um Gilvan Tavares que nem em seu clube consegue ditar caminhos promissores.

Apesar disso tudo, a Copa da Primeira Liga tem trazido boas coisas ao Galo.

Ontem, por exemplo, se viu uma evolução do time na criação de jogadas – antes uma dificuldade – apesar do adversário de Série B.

Elias, mais recuado e guardando mais posição, voltou a crescer. Valdívia segue crescendo de produção. Luan foi muito bem.

Eu já havia identificado que a marcação no meio campo havia melhorado com o técnico Rogério Micale, não sendo mais aquele “queijo suíço”, cheio de buracos.

Ontem, a criação de jogadas já foi bem melhor. E com isso, a auto-estima do time vai voltando. E Micale vai enxergando o meio e ataque ideal (o meu seria Adilson, Elias, Luan, Cazares, Valdívia e Fred).

Na defesa, Bremer vem pedindo passagem. Eu o colocaria no lugar do promissor Gabriel. Bremer tem a qualidade da bola alta, coisa que Gabriel ainda peca.

Seja como for, o time está evoluindo. E a Copa da Primeira Liga está servindo para ajustar o time, inclusive para o Campeonato Brasileiro.

Assim como para que o Galo não fique muito tempo sem jogar. Sem a Copa, a distância entre o último e o próximo jogo no Brasileiro seria a enormidade de 13 dias.

Na Primeira Liga, Elias, Valdívia e Luan vem evoluindo. Adilson readquirindo ritmo de jogo. Assim como Robinho e Fred – precisamos recuperar os dois.

E Micale está colocando sua filosofia jogo a jogo, coisa que não se vê nos treinos.

Giovanni voltou a jogar bem e Victor voltou a fazer milagre. Clayton voltou com mais vontade de mostrar futebol.

E chance de caneco, amigo: pode ser par ou ímpar, Mineiro, Florida Cup ou Copa da Primeira Liga. O Atleticano sempre gosta de levantar um caneco, “bem” acostumados que ficamos desde 2013.

Londrina ou Cruzeiro na Final? Prefiro o freguês! Porque nada como enfrentá-los para aumentar a nossa auto-estima.

Um abraço,

Eduardo Madeira