Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação
LIBERTADO O FUTEBOL DO GALO!
Por Eduardo Madeira
27/04/2017
Libertad e Libertadores são palavras parecidas. Que remetem a liberdade, libertação, entre vários outros significados similares. E com a atuação de ontem, fica mais próxima a LIBERTAÇÃO do futebol do Galo!
No último domingo, pelas Semifinais do Mineiro contra a URT, o Galo fez uma apresentação muito melhor do que a maioria dos jogos do ano. Determinante a isso, a mudança no sistema de jogo do Atlético.
Elias foi recuado a jogar ao lado de Rafael Carioca, fazendo a dupla de volantes. Com isso, a defesa ganhou mais proteção. E Maicosuel voltou ao time, trazendo velocidade, infiltração e cobertura aos laterais, coisa que não acontecia. O futebol do time, como um todo, cresceu muito. No Domingo e ontem a LIBERTAÇÃO do futebol do Galo passou ser iniciada. Libertação tem tudo a ver com Libertadores e o Libertad no caso Alvinegro.
O Galo venceu um jogo duríssimo ontem por 2 a 0! Jogou bem, foi muito intenso e brigou por cada palmo do gramado, além do principal: o bom futebol principalmente apareceu, graças à mudança tática citada acima.
O time do Libertad também foi bem no jogo, o que dificultou mais ainda a missão do Galo.
As faltas cobradas pelo pequeno grande Otero foram o que de melhor aconteceu no 1º tempo. Como é bom ter um cobrador de faltas depois de tanto tempo! Apesar de boa atuação, faltou um pouco de infiltração ao Atlético. Somado à dificuldade extra pela conivência do árbitro colombiano Wilson Lamouroux com a cera dos paraguaios e invertendo faltas.
No 2º tempo, o Libertad surpreendentemente adiantou a marcação e dificultou mais ainda o jogo atleticano. O Galo teve um período de instabilidade na partida e levou pressão, mesmo no Indepa.
O jogo ficou ainda mais duro e equilibrado. Até acontecer o 1º gol, aos 27 minutos do 2º tempo. Maicosuel, o “Cata-guimba”, fez ótima jogada individual, partiu pra cima, tabelando com Robinho e entregando a Fred. O Chefe da Área, de pivô, ao melhor estilo Futebol de Salão, protegeu a bola de costas para o zagueiro e acertou lindo passe para Robinho. E o Pedalada, cansado e já caindo de produção no jogo, teve enorme frieza para bater cruzado e fazer o suado gol Atleticano: 1 a 0!
A torcida, que já dava um show de postura, mesmo nos momentos de dificuldade no jogo, passou a jogar mais junto ainda!
O chato time do Libertad se abriu e cedeu espaços ao contra-ataque preto e branco. Aí o jogo ficou todo para o Galo. Que marcou no finalzinho do jogo: Marcos Rocha serviu a Fred e o Chefe da Área cruzou perfeito para He-Man, abafado pelo goleiro e a bola melou para Cazares: 2 a 0!
E a nossa narração na 98 FM foi zoeira: “Hoje a noite vai ser longa. Vai ter whisky, energético, moças de família (?). Será que vai ter nudes? Tô fora!”. OUÇA os GOLS e se divirta.
Foi uma enorme vitória do Galo, que vai libertando o bom futebol! Carioca jogou bola demais hoje! Fred muito importante nos 2 gols! Maicosuel “Cata-guimba” decisivo na infiltração e ajuda na marcação. E Robinho, ainda muito aquém do que pode produzir, fez um bom 1º tempo e teve uma frieza incrível para abrir o placar. Mais que o individual, a grande notícia é a evolução coletiva do Atlético.
Agora é clássico no Domingo contra o Cruzeiro pela Final do Mineiro. A nota pesarosa da noite foi a declaração do presidente Daniel Nepomuceno que além de finalíssima no Indepa vai ser com “torcida única”, conforme tweet do setorista atleticano Victor Martins do Portal UOL. Até agora, a polêmica do Cruzeiro era com a Federação Mineira e com a Polícia Militar. Com esse “torcida única”, Nepomuceno atrai para o Atlético uma polêmica totalmente sem sentido. Infla de novo os celestes mais ainda para jogar a Final. Desnecessário este torcida única, presida. Não gostei!
Falando do campo, Roger Machado precisa ser muito inteligente para este 1º jogo. A Raposa de Mano Menezes é especialista em jogar no erro do adversário e contra-atacar. Eu deixaria o Galo mais protegido e saindo em velozes contra-ataques. Inteligência, Galo!
Porque tá na hora de ganhar do Cruzeiro depois de 2 anos. Especialmente valendo um título!
Tá na hora do meu amigo Albertinho Lombriga ganhar… GANHAR MADEIRADA!
Um abraço,
Eduardo Madeira