Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação
HE-MAN E FRED GUERREIRO: OS 3 PONTOS QUE VIERAM DE ETÉRNIA!
Por Eduardo Madeira
14/04/2017
Quem tem mais de 25 anos conhece a história do super-herói He-Man. Desenho animado que fez muito sucesso na década de 80 que passava nas manhãs da TV Globo. O medroso príncipe Adam é o herdeiro do trono do reino de Etérnia, um planeta em galáxia distante. O tigre covarde Pacato está sempre com ele.
Mas quando o perigo aparece, o príncipe Adam transforma-se em He-Man e Pacato no Gato Guerreiro para resolver a parada. Que Rafael Moura é o He-Man todo mundo sabe! E se o He-Man tem o Gato Guerreiro para ajudá-lo, Rafael Moura tem Fred Guerreiro!
Jogo de Libertadores é traiçoeiro, amigo. Neste duelo contra os bolivianos no Sport Boys, Robinho abriu o placar logo aos 5 minutos. Sinal de facilidade? Que nada! 5 minutos depois e Tenorio se antecipou a Gabriel, de cabeça, para empatar!
Foi o suficiente para deixar o time do Galo nervoso e a torcida apreensivamente silenciosa! A partir daí, a insegurança tomou conta dos jogadores alvinegros. Que ficou maior ainda depois que Luan saiu com dor muscular a 28 minutos para a entrada de Cazares.
O Galo não conseguia ser intenso, parava no “paredão” do meio campo dos bolivianos e ainda levava contra-ataques. Para piorar, o árbitro venezuelano não dava faltas claras.
No início do segundo tempo, foi pior ainda. Sem conseguir domar seus nervos, o Atlético viu o Sport Boys marcar o gol da virada com Messidoro de cabeça em nova falha de marcação de Gabriel: 2 a 1. Fora os contra-ataques perigosos!
E como em Etérnia, quando o técnico Roger Machado se viu em apuros, chamou o super-herói para resolver: Rafael Moura, o He-Man, entrou e mudou o time. Ainda que a substituição tenha sido no lugar de Otero, o mais lúcido do time, acabou dando certo!
He-Man foi literalmente um torcedor em campo! Incendiou um time até então frio demais para um Atlético! Foi quando Carioca acertou um chutaço e Fred desviou, empatando novamente aos 26 minutos: 2 X 2.
Os bolivianos se perderam e pouquíssimo depois, Elias serviu a Fred: 3 X 2! Ufa!
Aí o Galo voltou a ter confiança e a torcida, irritantemente calada em boa parte do jogo, passou a jogar junto! Aos 44, Danilo bateu a falta na cabeça de Fred: 4 X 2!
E nos acréscimos: veio o gol que foi a cara da reação atleticana: Rafael Moura He-Man brigou pela bola, roubou da zaga e serviu a Fred, que fintou o zagueiro e marcou um golaço! O Fred chefe, né, pai?!
Ouça os GOLS com a nossa Narração da turma do 98 Futebol Clube!
Veja dos Gols que narramos pelo 98 Futebol Clube com imagens. Uma parceria com o Portal Atlético Mineiro Videos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.
A vitória se deu no protagonismo improvável de Rafael Moura! E ficaram muitas lições:
– Gabriel realmente tem muito potencial, mas está “verde”. Galo precisa contratar zagueiro protagonista se quiser ser campeão! Mesmo porque Leonardo Silva e Erazo deverão se alternar no Departamento Médico!
– Luan infelizmente não terá sequência longa de jogos como titular! Uma pena, pois é um dos poucos que incendeia este time!
– Cazares realmente não é confiável. Quando mais se precisa dele, menos ele corresponde! Até agora, jogador de jogo “pequeno”. Precisamos de mais um bom armador!
– Robinho está devendo! Jogou pouquíssimo! Tem sumido nas horas decisivas!
– Time ainda precisa de um volante marcador! Acho que Adilson, daqui um tempo, poderá ser este cara! Elias não se achou neste esquema de jogo, ainda!
– Time está envelhecido! Precisa de gente mais aguda do meio pra frente! Maicosuel “Cata-Guimba” fazendo falta! Precisamos de um reforço que “rabisque”!
– He-Man vai se tornando peça muito mais importante do que se previa. Começa a pedir passagem até mesmo a fazer dupla com Fred no time titular!
– Fred é FODA! Na área, sua frieza impressiona. Se Fred perde uma chance no jogo, a outra é gol! É um jogador diferente! Pra mim, fará o gol do título mineiro!
– O time precisa ser mais intenso para conquistar a torcida! Hoje, He-Man fez este papel! Time precisa lutar mais, pelear mais, diriam os gaúchos!
Ganhamos! Ufa! Que jogo! Mas que as lições permaneçam e que a Comissão Técnica e Diretoria se mexam!
Jogaço e vitória na raça do He-Man e no talento de Fred para balançar a rede!
Um abraço!
LÁ DENTRO!
Eduardo Madeira