Menu

FINALMENTE, NASCE UMA ALTERNATIVA TÁTICA! E DANILO TEM ESTRELA!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação

FINALMENTE, NASCE UMA ALTERNATIVA TÁTICA! E DANILO TEM ESTRELA!

05/02/2017

Por Eduardo Madeira

Da vitória do Galo por 3 a 0 sobre o Tombense pela 2ª Rodada do Campeonato Mineiro Sicoob ficaram ótimas perspectivas.

Mas a melhor delas é a mudança do esquema de jogo. O Galo estava viciado no esquema 4-2-3-1 de Cuca desde 2012. E estamos em 2017, com um plantel diferente, que pedia algo diferente. O surgimento, neste jogo com vitória de um 4-3-1-2 é, finalmente, uma boa alternativa tática para o time. São 3 volantes, que neste jogo foram Yago (Ralph), Rafael Carioca e Danilo. Com o “número 1” sendo Cazares livre para armar e com menos responsabilidade de fechar espaços e os 2 (baita) atacantes Fred e Pratto.

Gostei da alternativa tática por vários motivos. Primeiro porque o time tende a melhorar a marcação no meio e diminuir a chance de Rafael Carioca ficar sobrecarregado neste quesito, coisa que ele não faz bem. Assim, aumenta a chance de seus bons passes voltarem a aparecer com mais frequência. Com mais volantes, todos eles ficam menos sobrecarregados e ainda sim o time tende a ser mais competente para marcar. E aumenta a chance de surgir um volante como elemento surpresa, como ontem foi Danilo e é a melhor característica do excepcional Elias!

Gostei também porque Cazares fica mais livre para armar e tem menos responsabilidade de acompanhar os adversários, pois temos 3 volantes para fazer isso. E porque cria a chance de termos Robinho, Fred e Pratto jogando juntos. Os 3 são excelentes atacantes e Roger precisava dar um jeito de colocar os 3 juntos. Para mim, volta Robinho centralizado no lugar de Cazares. E Pratto como 2º atacante, movimentando-se. E Fred, o Chefe da Área, como homem-gol. Resolve-se também o dilema que Fred e Pratto podem jogar juntos, resolvendo a insatisfação do Urso da Academia com o banco de reservas.

contrate_400x400

Além da boa alternativa tática criada, ficaram outras boas notícias. Danilo mostrou que realmente tem estrela, marcando 2 gols na estréia numa camisa pesada como a do Atlético! Ele sempre marcou gols importantes, quando jogava pelo América, inclusive o que nos tirou o título mineiro em 2016. Estréia melhor, impossível. E que jogada a do seu 2º gol. Lançamento primoroso de Marcos Rocha (fez vários no jogo), dominada e assistência ótima do promissor Gabriel e conclusão de primeira de Danilo. Golaço coletivo do Atlético.

Golaço também foi o terceiro, que começou com virada de jogo ótima de Danilo para o Pequeno Grande Otero, que dominou, sentou uma cacetada em curva e fez outro golaço galaço, à la Éder Aleixo.

Ouça os gols narrados por mim e meus parceiros de jornada esportiva da 98 FM.

Veja também os gols com imagens. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Videos do You Tube. Clique aqui para acessar o canal.

anuncie-jornada-esportiva-400-x-400

A vitória com esta boa alternativa tática, com Pratto e Fred jogando juntos e a vontade mostrada pelo time (coisa que ficou sumida no clássico) são um alivio. Parte da torcida estava excessivamente chata na cobrança pela derrota no clássico e as atuações ruins nos 2 primeiros jogos, como se existisse o técnico “miojo” – o que ajeita o time em 3 minutos. A geração “modinha open bar” quer tudo para ontem, sem entender que um trabalho tem etapas, como brilhantemente escreveu ontem em seu Blog o atleticanaço Fred Melo Paiva. Os cornetas devem aliviar um pouco agora, diante disso tudo, imagino eu.

Vale ressaltar a boa atuação do Tombense. Gostei da movimentação, personalidade e coragem do time para atacar. O Gavião Carcará deixou o Galo em maus lençóis por vários momentos no jogo e merecia um placar melhor. Parece que vai dar trabalho no Mineiro.

anuncie aqui

Agora, é aguardar a possível estréia do grande volante Elias na 5ª feira contra o Joinville, pela Primeira Liga, no Indepa. Ótimo motivo para ir ao jogo e levar seu filho!

Um abraço a todos.

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira