Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação
TÁ NO DNA: O GALO É MOVIDO A COBRANÇA!
Por Eduardo Madeira
23/04/2017
O Galo está na Final do Campeonato Mineiro 2017, depois de vencer a URT por 3 a 0 no 2º jogo da Semifinal, no Indepa.
E afirmo, queridos leitores e leitoras deste Blog: o Galo é movido a cobrança!
O Atlético entrou em campo pressionado pelas últimas más atuações. E jogou sua melhor partida no ano, até então!
Mas isso não é novidade na história atleticana! Na Libertadores que mudou a nossa história, as derrotas para Newells e Olímpia fora de casa colocaram o Galo sob pressão! E o time cresce historicamente, quando pressionado! Foi campeão da Liberta com vitórias épicas na Semifinal e Final!
Na Copa do Brasil de 2014, a mesma coisa: derrotas por 2 a 0 para Flamengo e Corinthians, fora de casa. Então pressionado pelas más atuações e cresceu em casa, arrancando classificações heróicas que culminaram com uma conquista inesquecível!
O Galo costuma se acomodar quando confortável demais, isso está na nossa história! Parece que o time é viciado em responder quando está sob pressão!
Pressionado pelo mau futebol do time, o técnico Roger Machado acertou ao mudar e colocar Maicosuel e Marlone nas vagas de Cazares e Otero. A articulação do time melhorou bastante. O “Cata-guimba” tem uma característica que fazia falta no time: parte pra cima, da ponta para o meio, como Marinho (ex-Vitória).
Marlone também foi muito bem no jogo! Precisa acelerar mais em alguns momentos, mas foi bem! Mas não foi só isso que mudou!
A começar da meta: finalmente Victor, O GOLEIRO DO IMPOSSÍVEL, voltou ao time! A apenas isso já deu mais tranquilidade à defesa, especialmente porque Giovanni falhou em jogos importantes e provou que não é confiável!
Mas além de Victor, Maicosuel e Marlone, veio uma outra mudança decisiva: a de POSTURA em campo! O time foi muito mais intenso e veloz, coisa que faltou praticamente o ano todo até aqui! Do time todo, apenas Robinho foi mal hoje. E ele, como joga muita bola, tem tudo para se recuperar!
Além disso, Elias guardou mais posição, ficando mais atrás! Carioca foi intenso na marcação e armação e jogou muita bola hoje, coisa que não fazia há um tempaço! Marlone e Maicosuel ajudaram muito na marcação! O time respondeu à cobrança de torcida e Imprensa, sendo mais vibrante e lutando por cada palmo do gramado!
Vibração demonstrada por Rafael Moura, o He-Man no gol de abertura do placar aos 36 minutos, em linda e forte cabeçada depois de cruzamento de Marcos Rocha! Que comemoração do He-Man! Vibração com a cara do “torcedor que invadiu o campo e colocou a bola LÁ DENTRO” como narrei o gol inicial da partida!
O goleiro Juninho era o destaque da briosa URT de Patos de Minas! Time organizado e que honrou a população da cidade, Bicampeã do Interior em 2 anos seguidos.
Veio o 2º tempo e o Galo seguiu intenso, lembrando momentos do futebol “Galo Doido do Cuca e Levir”, mas com consciência tática, conforme observou o nosso comentarista-âncora Gilbert Campos, na jornada esportiva com humor da 98 FM!
Aos 12 minutos do 2º tempo, o time marcou seu 2º gol, em pênalti bobo cometido pelo lateral Dick em Marlone! Robinho deslocou o enorme Juninho e fez 2 a 0! Importante para a recuperação do futebol do pedalada!
O Galo seguia eletrizante e colecionava chances e chances!
No fim, gol de Otero em chute cruzado, depois de nova assistência de Marcos Rocha: 3 a 0 e vaga carimbada à Final!
OUÇA os GOLS do jogo com a nossa NARRAÇÃO DIVERTIDA da turma do 98 Futebol Clube!
Veja os GOLS com a Narração do 98 Futebol Clube com IMAGENS. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Videos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.
Foi, finalmente, uma bela atuação do Atlético. Que tem na 4ª feira o Libertad do Paraguai no Indepa pela Libertadores e o 1º jogo da Final contra o Cruzeiro, no Mineirão!
A vitória de hoje foi importante para diminuir a desconfiança do trabalho deste grupo e elevar o astral para estas duas decisões que se seguem!
Na 4ª, é partir pra cima dos paraguaios e vencer!
E no domingo, o Atlético precisa ser inteligente. Tem a vantagem e tudo que o técnico celeste Mano Menezes quer é que o Galo vá para cima do Cruzeiro. Pra mim, o Galo, detentor da vantagem, deveria segurar e jogar nos contra-ataques, pois a Raposa tem dificuldade de propor o jogo. O Cruzeiro gosta é de jogar fechado e nos contra-ataques.
Na 3ª feira, saberemos se Fred, o Chefe da Área, enfrentará a Raposa. Fundamental que jogue, pois He-Man foi suspenso com o 3º amarelo!
Que torcida e imprensa continuem cobrando o Galo. Com moderação! Porque está em nossas tradições crescer quando cobrados!
Tá na hora de ganhar do Cruzeiro depois de anos e faturar o título Mineiro!
Um abraço,
Eduardo Madeira