Arte: André Fidusi. www.andrefidusi.com ou www.usebololo.com.br . Fidusi criou meu logotipo “Lá Dentro Madeira” , meu cartão de visitas e é o Ilustrador da Massa Atleticana.
RAIO X : PARA FICAR BOM “PRATTODOS”!
Por Eduardo Madeira
04/02/2016
Nos últimos dias o noticiário do Galo é só a possibilidade de venda de Lucas Pratto. Infelizmente.
Segundo informações da Imprensa, o Atlético teria uma proposta oficial de 15 Milhões de Euros pelos Chineses. Algo em torno de 64 MILHÕES de REAIS. É dinheiro demais!
Para comparar, Bernard foi vendido por em torno de 70 MILHÕES de Reais. E Bernard estava disputando título da Libertadores e era convocado pela Seleção Brasileira. É dinheiro DEMAIS, gente!
Vou contar minhas opiniões e diferentes lados do assunto.
Jogador raro
O Urso da Academia veio comprado por 3,2 Milhões de Euros. Caso a venda concretize por 15 Milhões de Euros, seria por QUASE 5 VEZES o valor.
Pratto não é Centroavante. É Atacante. Como Tardelli, foi colocado de Centroavante por ser acima da média e saber jogar ali também.
Ele tem uma mobilidade que não é comum a Centroavantes. Ele sabe fazer bons passes e assistências.
Ele é raçudo. É forte. Ganha divididas que pareciam perdidas. Bate pênalti muito bem. Decidiu Semifinal do Mineiro contra o Cruzeiro 2015 em 15 minutos. E outros jogos no Brasileiro.
Pratto é atleta muito focado e humilde, que não se deslumbra. E obstinado por fazer o máximo pelo clube que joga!
Teria se incomodado pelo fato de Levir pedir para voltar tanto para marcar, o que o atrapalharia, em sua avaliação.
E essas características são raras nas Américas. O Galo não tem ninguém nem perto do nível de Pratto em seu elenco. Carlos, Thiago Ribeiro, Hyuri passam longe do nível dele, hoje.
Galo disputando Libertadores
O Atlético perdeu o sensacional zagueiro Jemerson Blackembauer e o bom armador Giovanni Augusto do time titular que foi vice campeão brasileiro para disputar a Libertadores.
Isso em um time que teve, na prática, somente 13 jogadores que apresentaram bom desempenho no ano passado.
Existe uma previsão que Erazo não substitua Jemerson à altura. E Juan Cazares PARECIA ser uma ótima aposta para substituir COM GANHO ao Giovanni Augusto.
Mas a situação de Cazares deve ter contornos de “novela”, pois o Banfield se nega a enviar a documentação pelo jogador. Ou seja, provavelmente o Atlético não vai contar com Cazares pelo menos no início. Traduzindo: vendemos um armador e provavelmente não teremos reposição à altura também para ele.
Com uma proposta praticamente irrecusável (15 Milhões de Euros – 64 MILHÕES de REAIS) por Pratto, se vendê-lo, o Atlético tem enorme chance de ir enfraquecido para a disputa da Libertadores.
E pior, quase “desesperado”/correndo contra o tempo para contratar e assim, com maior chance de comprar mal (caro) alguns eventuais “reforços”.
E maior a chance ainda de contratar COADJUVANTES.
O Galo só foi campeão da Libertadores 2013 porque trouxe o PROTAGONISTA Tardelli (decisivo em alguns jogos), que substituiu com sobras Danilinho de 2012.
E reforçou o banco com ótimos coadjuvantes: Josué, Luan, Rosinei, Alecsandro, Rafael Marques, Gilberto Silva. Que foram todos importantes na Libertadores.
No fim das contas, perdemos os titulares Jemerson e Giovanni Augusto e não repusemos à altura. Melhoramos o elenco com Hyuri, Erazo e Cazares. Mas precisamos de mais para termos real chance de ganhar a Liberta.
Se perder Pratto, Galo vai abrir mão de um cara quase sem substituto no mercado. E um “genérico” seria bem caro.
E se a Diretoria não se apressar mais ainda, corremos risco de ter Patric (ARRGHH!!!) na armação! AÍ NÃO, CACHOEIRA!!!!
Real situação financeira do Clube e venda de oportunidade
Em 2015, Levir Culpi afirmou que “preferia salários em dia do que novas contratações”, irritando a torcida. Isso inclusive foi o início do incômodo da torcida com o mesmo.
Eu inclusive entendo que ele fez algo que seu cargo não lhe cabia. Eu preferiria que o Presidente Daniel Nepomuceno viesse a público e dissesse que não tínhamos mais dinheiro e que este seria o elenco até o final.
Nos bastidores, comenta-se que a situação Financeira do clube é pior que a divulgada.
E que o clube PRECISA vender para ser gerido.
Lembremo-nos que a última venda do Galo foi há quase 3 anos (Bernard) e o Atlético simplesmente NÃO RECEBEU o caminhão de dinheiro que negociou. Ou seja, vendeu mas não recebeu o dinheiro acordado.
Isso se alivia com os ÓTIMOS NEGÓCIOS (financeiramente) por Jemerson, Giovanni Augusto e André Bebezão.
Mas, no mundo dos negócios, quando se tem uma oferta tão alta como essa (15 Milhões de Euros – 64 MILHÕES de REAIS), corre-se o risco de nunca mais ter uma oferta dessas. O Atlético no passado perdeu chance de fazer dinheiro em Marques e Guilherme Três Lobos (entre outros) que no fim praticamente não renderam quase nada ao clube.
O torcedor que é ganhar títulos e não quer saber da necessidade do clube fazer dinheiro
Atacante há 5 meses sem gol de bola rolando
Outro ingrediente a ser acrescentado nessa equação: Pratto não faz gol de bola rolando há 5 meses.
Em minha opinião, principalmente pelo esquema 4-2-3-1 que o deixa “isolado” na frente.
Desde 2015 o Atlético joga com 3 meias e somente Pratto no ataque. Este esquema mostrou desde o ano passado que o Urso da Academia precisa de companhia mais fixa perto do gol adversário.
Eram Luan, Giovanni Augusto e Dátolo em 2015, quase sempre.
Pratto não é jogador que perde vários gols por jogo. Ele não tem várias chances claras por jogo.
E gol de Pênalti vale o mesmo que gol bom bola rolando. Gol é gol! De qualquer jeito! E Pratto não errou nenhum até agora. Além de bons passes e assistências.
Solução ideal
Comenta-se nos bastidores que, já que a venda de Pratto é praticamente inevitável, o Atlético corre contra o tempo para anunciar 2 reforços antes de divulgar o negócio.
A torcida está impaciente com a demora para anunciar reforços de PESO. Mais ainda depois que o rival local contratou vários reforços sul americanos que já foram apresentados e estão treinando. Mas quem está na Libertadores é o Galo!
O Presidente Daniel Nepomuceno sabe que, se anunciar a venda de Pratto (3º titular) sem trazer gente de PESO antes, tem enorme chance de ser rejeitado pela torcida.
E este, de fato, é o primeiro ano com a “cara” de Daniel, uma pessoa de características pessoais muito diferentes do folclórico e maior presidente da história do Atlético, Alexandre Kalil.
Se a venda for mesmo inevitável, as soluções ideais seriam:
– Vender Pratto mas fazer com que jogue toda a Libertadores pelo Atlético
Ou
– Trazer REFORÇOS de PESO para fortalecer o time para aplacar uma saída do Urso da Academia
Ou
– As duas coisas: REFORÇOS DE PESO e vender Pratto para que saia só depois da Libertadores.
Esta diretoria em várias ações se mostra competente, para mim!
Mas confesso que, com a proximidade do dia 17/02 (daqui 13 DIAS, e 13 é Galo), minha ansiedade por reforços está maior a cada dia!
Bora, Diretoria!
Um abraço a todos!
LÁ DENTRO!