ESTÃO NASCENDO OS AGUIRREIROS – GUERREIROS DO AGUIRRE?
Por Eduardo Madeira
14/01/2016
Estão nascendo os “AGUIRREIROS”, os “Guerreiros do Aguirre”?
Depois do 1º jogo de 2016, contra o Schalke 04 pela Florida Cup, esta é uma pergunta que pode vir à tona, caso se repita o nível de atuação que o Galo teve ontem na estréia de Diego Aguirre sobre seu comando!
Depois que Diego Aguirre foi anunciado, suas primeiras declarações como treinador do Atlético deram a impressão que ele está com “sangue nos olhos”!
O mesmo “sangue nos olhos” por conquistas de Cuca, comandante da inesquecível Libertadores 2013.
O mesmo “sangue nos olhos” que às vezes parecia faltar em algumas atuações do time em 2015 contra times de menor expressão! E até em folgas de 2 dias que Levir dava mesmo quando o time disputava o título brasileiro!
Acompanhei uma pequena amostra do início dos trabalhos de Diego Aguirre e a nova Comissão Técnica em 2016 in loco na Cidade do Galo. Me impressionou no 1º dia O QUANTO FOI INTENSO o trabalho.
Trabalhos físicos com bola em uma INTENSIDADE altíssima! Trabalhos específicos para a defesa! Treinos táticos diferentes do que os jogadores pareciam estar acostumados e que parecem ter causado ótima impressão neles.
Me agradou muito também que a 1ª semana de trabalho foi em 2 períodos (manhã e tarde) e gostei até que um turno do treino foi sem a Imprensa! Às vezes a Comissão Técnica precisa de um pouco de privacidade com o time em alguns treinos dentro de campo! Treino em 2 turnos remete a muito trabalho! E contrasta com folga de 1 dia a mais dada no ano passado na fase mais decisiva!
Me agradou também o fato de Juan Cazares, Hyuri e Erazo já estavam treinando logo no 1º dia! O Galo está mesmo diferente, amigos! Em outros tempos, esses caras chegariam com 3 semanas de trabalho. E com 3 peças boas para fortalecer elenco aumenta a BRIGA INTERNA POR POSIÇÕES, coisa que não parecia acontecer em 2015.
Me agradou o fato de Aguirre admitir publicamente que precisamos ainda de algumas posições para termos real chance de ganharmos título grande e de fazer lista de indicações de jogadores. Levir “blindou” erradamente a Diretoria ano passado (para mim) e Aguirre chegou fazendo o contrário, mesmo sem expor a Diretoria!
Tudo isso acima se refletiu na atuação do Atlético na sua estréia em 2016. Aguirre acertou de novo colocando o mesmo bom time de 2015 para iniciar o jogo na escalação.
Mas DIFERENTE na atitude! Porque a INTENSIDADE do time ontem foi absurda! Não que o time de Levir não fosse intenso! Mas porque o time de Aguirre foi INTENSO o jogo todo! E principalmente na MARCAÇÃO! O time marcou muito melhor nesta micro-amostra do que na maior parte de 2015.
Ficou claro que o Galo internalizou algumas mensagens de Diego Aguirre: INTENSIDADE ENORME e DISPUTA POR POSIÇÕES. E isso parece ter afetado inclusive nas atuações de Marcos Rocha, Carioca e Dátolo, que pareciam acomodados em 2015! E em Lucas Cândido e Hyuri, que se animaram com o fato de que, se jogarem bem podem ter oportunidade no time.
O Gol no início deixou o jogo mais propício ao Galo! Giovanni Augusto cobrou escanteio perfeito na cabeça de Léo Libertador Silva e o mito colocou LÁ DENTRO: 1 a 0!
A pressão do Schalke no restante do 1º tempo foi gigante e o time suportou bem, marcando com muita intensidade!
Outra orientação do Aguirre foi não dar chutão para frente e o time tocava a bola, mesmo em saídas de bola perigosas!
Os estreantes Erazo, o ZagErazo (apelido de Sergio Brasil) e Juan Cazares foram discretos. Melhor e antes entrou Hyuri. A primeira amostra Hyuri foi ótima! Com muita movimentação na frente, coisa que faltou no 1º tempo. Muitos torcedores dizendo que o instável Thiago Ribeiro tem boa chance de fazer companhia a Dátolo no banco de reservas se não se explicar jogando com mais regularidade. E precisamos sair deste 4-2-3-1 que deixa Pratto ou qualquer atacante isolado na frente! E com ELENCO, podemos mudar de sistema de jogo!
Douglas Santos (agora tem sombra de Mansur, de quem foi banco em Seleção de Base), Carioca, Dátolo, Victor (fazendo novo milagre em defesa de pênalti), Lucas Cândido e Hyuri foram os melhores deste jogo, para mim.
Lucas Cândido parece se vendo livre tanto das contusões quanto do péssimo Mundial 2013 onde foi mal escalado na lateral esquerda! Volante alto, canhoto, que chega e chuta bem de fora da área. Resta saber se marcará bem, pois em Libertadores tem que ter muita marcação na “cabeça de área”.
E Aguirre insistiu com a doideira de Patric na ponta direita! E deu até certo neste jogo! Patric no auge físico pode, se for mais regular, ser boa sombra para Marcos Rocha não se acomode!
Veja os gols de Galo X Schalke 04 com narração do 98 Futebol Clube que o Portal Atlético Mineiro Vídeos no You Tube colocou IMAGENS!
Gente, acesse o canal Atlético Mineiro Vídeos https://www.youtube.com/user/atleticomineirovids que tem vários vídeos PHODAS do Galo! E tbm o site Camisa Doze http://caGaleriasmisadoze.net/ da torcida atleticana!
A INTENSIDADE absurda do time de Aguirre me fez pensar no termo AGUIRREIROS – OS GUERREIROS DO AGUIRRE!
Tivemos o timaço do Cuca Campeão da Liberta 13. Tivemos o time com 1 volante e intenso do Levir Campeão da Copa do Brasil em 2014.
Será que teremos um time GUERREIRO e INTENSO do Diego Aguirre para fazer história na Libertadores 2016 e / ou Brasileiro 2016 ?! Será que teremos os AGUIRREIROS ?! Ainda é cedo, mas, TOMARA!!!!
Ainda pode ter mais notícia boa esta semana, pois o atacante de ótimo nível Jonathan Calleri do Boca Jrs pode ser emprestado por 6 meses ao Galo ainda esta semana!
Que os AGUIRREIROS – OS GUERREIROS DO AGUIRRE tornem-se realidade e façam história!
Eu ACREDITO que Aguirre, um cara que precisa SE PROVAR como técnico (como foi Cuca em 2013) tem potencial para isso, pois na Libertadores foi vice-campeão com Peñarol (do Santos em 2011) e semifinalista com o Inter ano passado.
Ainda acho que precisamos de um camisa 10 e um volante! E Calleri elevaria o nível do ataque.
Mas percebe-se que tanto técnico quanto Diretoria estão clientes de que precisamos de um pouco mais para ter mais chances de brigar pelo título.
E a Diretoria tem mandado bem, contratando um técnico com “sangue nos olhos”, reforços que parecem ter “sangue nos olhos” e logo no 1º dia do ano e não dando mole para VAGABUNDO como o André (presidente disse que não cairá na “armadinha” criada pelo Bebezão – que apelido coerente com as atitudes dele).
EU ACREDITO muito pela CONSISTÊNCIA aparente das coisas que vejo!
VAMO, GALO!
EU QUERO TER A HONRA DE NARRAR DE NOVO O TÍTULO MAIS IMPORTANTE DE SUA HISTÓRIA!
Porque eu sou GALO: o VERDADEIRO TIME DO POVO!
Porque eu sou GALO: O TIME DO IMPOSSÍVEL! Frase do publicitário Fernando Gregori e Arte de André Fidusi, o Ilustrador da Massa
Um Abraço a todos!
LÁ DENTRO!
Eduardo Madeira