A AQUAPLANAGEM DO GALO
Por Eduardo Madeira
Aquaplanagem é o “fenômeno que acontece quando o carro passa por uma poça de água e seus pneus perdem quase todo contato com o solo.
O fenômeno é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade.”
Sim, o Galo está aquaplanando. As derrotas para Grêmio e Chapecoense abalaram. Time e torcida. Não só as arbitragens favorecendo ao Corinthians. Mas o time teve uma queda técnica.
Um dos maiores exemplos da derrapagem do time é o capitão Leonardo Silva. O nosso capitão fez o gol mais importante de nossa história. Tenho gratidão eterna a ele pelo gol mais importante que narrei em minha vida. É o Libertador Alvinegro.
Mas como está mal o Leonardo Silva! Esteve em “câmera lenta” no 1° gol do Grêmio de Douglas. No 2° gol do Grêmio, o ZAGUEIRO estava na INTERMEDIÁRIA, nem se vê ele na imagem! Só com Replays que mostram uma perspectiva muito maior.
Contra o Figueirense, ontem, a mesma coisa! Veja o gol do Figueirense e procure o Leonardo Silva na tela. LÉO, PEGUE UM TÁXI, PEGUE UM UBER, SEI LÁ. MAS VOLTE! Léo Silva estava NA INTERMEDIÁRIA! E em outro perigoso contra ataque do Figueira NO 1° TEMPO, o Léo Silva estava na intermediária!
Gente, o Marcos Rocha já marca mal, se o Léo Silva continuar na INTERMEDIÁRIA, pouparemos as horas de estudo dos técnicos adversários ao Galo. É marcar forte e explorar a enorme avenida entre Marcos Rocha e Leonardo Silva!
O problema é que LÉO SILVA estava na INTERMEDIÁRIA no PRIMEIRO TEMPO! O Libertador Alvinegro sempre foi um guerreiro que se aventurou no fim dos jogos para ir à área para tentar cabecear LÁ DENTRO, como empatou ontem no finzinho do jogo ! Não por acaso, passou a ser, junto a Réver, um dos maiores zagueiros artilheiros da história do Galo com 22 gols! Mas NO PRIMEIRO TEMPO?! Está faltando ao Levir corrigir isso!
Léo Silva deve em 2015 entregar PELO MENOS a METADE de seu salário ao Jemerson! O Libertador fez uma falta desnecessária e foi expulso nos prejudicando contra a Chapecoense!
Jemerson está SOBRANDO! Marca o ataque adversário, tem uma recuperação, velocidade e colocação incríveis (mais ainda por ser tão jovem, só 22 anos) e ainda tem MARCADO o Léo Silva. Em péssima fase.
Léo Libertador Silva, volte a jogar bola e fique mais atrás, porque ainda que você seja o cara que fez o gol que mudou nossa vida, se continuar assim, vamos rezar para entrar o Edcarlos, que sempre deu conta do recado no Galo!
Mas seria injusto apenas falar de Léo Libertador Silva. Marcos Rocha, o Cara Crachá Alvinegro, voltou jogando NADA! Suas ótimas jogadas junto a Luan sumiram! Até porque os dois estão voltando de contusão e ainda sem o ritmo ideal. O problema é que a contrapartida para ficar exposto na defesa, que é atacar bem pela direita, não está acontecendo. Mas vai melhorar!
Guilherme está mal! Escolhendo quase sempre as jogadas erradas! Precisa TRANSPIRAR mais! Ainda sem o ritmo e encaixe ideal na equipe. Mas vai crescer. Giovanni Augusto (quem diria) ENGOLIU Guilherme no Brasileiro. Falando pouco e jogando MUITA bola Giovanni.
Dátolo instável como em todo 2015. Cresce de 2° volante para ter Guilherme e Giovanni jogando juntos. Seus erros de passe quase sempre infantis sempre irritam torcida. Sou mais tolerante que a massa com ele. Se doa muito ao time!
Falta um velocista ao Galo. Sim, Maicosuel, o Cata Guimba está fazendo falta. Até Patric está fazendo falta. O “inteligente(?)’]” do Patric foi fazer bobagem logo quando estava jogando bem! Thiago Ribeiro é mais instável do que tudo. E não tem a intensidade que o Galo aprendeu a jogar. Parece em “alfa” às vezes. E às vezes faz ótimos lances!
Uma estatística que retrata a má fase dentro de campo do Galo é a de Cruzamentos. Se você acompanhar pelo Footstats, é a pior estatística nos 3 jogos do Atlético. A quantidade de cruzamentos errados é alarmante!
O Galo está PREVISÍVEL, senhores e senhoras! Levir ano passado tirou um “coelho da cartola” quando passou a jogar com um volante e sem um centroavante fixo. Vai ter que tirar outro, buscando alternativas táticas ao time!
O time está MANJADO. Com essa marcação alta. Dando espaço demais para jogar. Mesmo com Donizete em campo. É preciso corrigir o posicionamento avançado do Léo Silva e pensar em alternativas. Este é o preço que se paga por ter sido o time que jogou o melhor futebol do 1° turno do Brasileirão!
As notícias boas:
1 – Douglas Santos está jogando muito bem! E a
2 – A Copa do Brasil chegou, para tirar titulares do Corinthians (hoje se machucou o atacante Luciano que vinha sendo decisivo) e atrapalhar os concorrentes ao Brasileiro! Eu não quero a Copa do Brasil como prêmio de consolação em 2015. Eu quero o Brasileiro.
3 – Nossa má atuação hoje foi pela Copa do Brasil e não pelo Brasileiro. Assim, vimos que o problema de nossa queda não foi SÓ pelas arbitragens pró Corinthians!
Voltando à Aquaplanagem! Diz o “manual”, que “se seu veículo aquaplanar, simplesmente desacelere e mantenha o volante na mesma posição em linha reta, assim ao retornar a aderência do veículo a pista, terá o controle do mesmo.”
Eu traduziria isso para REDUZIR O ÍMPETO OFENSIVO da marcação alta do Galo. Atacar um pouco menos. Estamos previsíveis como um time que joga aberto DEMAIS! Marcar um pouquinho mais atrás. Que Léo Libertador Silva volte a jogar mais atrás! Precisamos marcar mais! Isso não significa ser defensivos! Mas atacar com menos quantidade, mais qualidade e velocidade!
Nossa Aquaplanagem ser agora pode ser bom, se não nos distanciar mais ainda do Corinthians ou dos 2 primeiros. E se voltamos a crescer! O Galo é a referência por jogar o melhor futebol do Brasil no ano. Foi o Inter ganhar do Galo na sorte que os comentaristas de resultados disseram ser o melhor do Brasil. Agora o Grêmio ganhou bem taticamente do Galo e os mesmos comentaristas de resultados dizem que os mosqueteiros são os melhores do Brasil na atualidade.
Porque o Corinthians vai cair de produção. Começou hoje! E como nossa Aquaplanagem começou antes, que a gente se re-estabilize antes! Na Direção do TÍTULO Brasileiro!!!
E passe por cima! LÁ DENTRO DELES!
Um abraço!
Eduardo Madeira