Menu

Levir Culpi sempre deu certo no Galo

Levir Culpi sempre deu certo no Galo

Por Eduardo Madeira

Amigos, inauguro minha 1ª coluna ilustrada do www.ladentromadeira.com.br falando do técnico Levir Culpi!

Esta é a 4ª passagem de Levir pelo Atlético. Em TODAS as passagens, Levir fez excelentes trabalhos e é um dos principais técnicos da história do Galo.

Levir em algumas vezes é tão cobrado que se esquece da história dele no clube.

1ª passagem – 1994 

Foi o Atlético quem apresentou Levir Culpi para a grande imprensa do Futebol. E foi no marcante ano de 1994, quando com a ajuda com “político(?)” Newton Cardoso, o Atlético montou a SeleGalo com Renato Gaúcho, Neto, Gaúcho, Luis Carlos Winck, Adilson Batista, Darci, Gaúcho e Éder Aleixo.

Como o time não queria saber de jogar bola e naufragou, Levir foi contratado para conduzir o Galo no Brasileiro de 1994. E na época, fez o que hoje é muito comum. O Atlético jogava numa espécie de 4-5-1, somente com o promissor Reinaldo Rosa na Frente, barrando Renato Gaúcho e vários outros medalhões que nem duraram até o fim daquele ano no time.

Do meio pra frente era: Éder Lopes, Valdir Todinho, Zé Carlos, Darci, Éder Aleixo e Reinaldo. O Galo era um time esforçado e Levir quase fez “milagre” reformulando a equipe no meio do campeonato. Foi eliminado por um Corinthians com várias estrelas e com o goleiro Humberto falhando nos 2 jogos da Semifinal!

Jogaço Galo 3 X 2 Corinthians – 1º jogo das semifinais – narração de Luciano do Valle pela TV Bandeirantes

2ª passagem – 2001

Levir comandou em 2001 um dos melhores times que o Atlético teve. A base de Velloso, Baiano (péssimo), Álvaro, Marcelo Dijean e Felipe. Gilberto Silva, Djair, Valdo e Ramon, Guilherme e Marques.

Era o melhor time do campeonato, mas caiu diante de seu azar histórico, ao decidir uma Semifinal em jogo único contra a chuva e um surpreendente São Caetano que chegaria à sua 2ª Final seguida de Brasileiro.

Jogo Galo 3 x 0 Grêmio nas Quartas de Final – narração de Mário Henrique no SporTV

3ª passagem – 2006

Levir foi contratado em 2006 para salvar um time que fazia uma campanha ruim na Série B com o péssimo Lori Sandri. Encaixou o time, e não só se classificou de volta para a série A como foi Campeão da Série B.

O time base era Diego, Luisinho Netto, Daniel Marques, Marcos e Thiago Feltri. Rafael Miranda, Márcio Araújo, Danilinho e Marcinho, Éder Luiz e Marinho. Ainda tinha Galvão, Vanderlei, Bilu e Tchô como presenças constantes.

Galo 2 x 1 Portuguesa – jogo emblemático, narração de Marcos Leandro pelo SporTV

4ª passagem – 2014 – atual

A passagem mais destacada de Levir, pra mim, é a atual. Levir chegou após o péssimo comando de Paulo Autuori e com um Atlético soberbo após a conquista da Libertadores 2013 e não parecia se importar com o Mundial ridículo e uma Libertadores 2014 péssima. Não só no time, mas tbm na Diretoria.

A acomodação era evidente e jogadores como Réver, Jô e Ronaldinho que pareciam sem motivação após conquistarem o maior título da história do clube.

Levir voltou a promover a competição interna por posições, colocou Tardelli na reserva e soube administrar muito bem a decadência e saída do mito R10 com a camisa do Galo.

Descobriu um jeito novo de jogar e não só devolveu a intensidade de Libertadores como aumentou a “pilha” do time. Surpreendeu jogando só com um volante e sem um atacante de referência em boa parte da Copa do Brasil, especialmente depois que a indisciplina barrou Jô e André. E assim fez Tardelli encontrar seu melhor futebol e a ser finalmente PROTAGONISTA! Assim como ajudou no crescimento do futebol de Jemerson, Guilherme, Dátolo e Luan!

O Galo ganhou pela 1ª vez a Copa do Brasil de maneira irretocável: eliminou fácil o Palmeiras. E de maneira ÉPICA Corinthians e Flamengo (perdendo por 2 a 0 fora de casa e virando HISTORICAMENTE os 2 confrontos por 4 x 1 no Mineirão). E não dando a mínima chance ao maior rival local Cruzeiro na final. E colocando de vez o Galo como time forte em mata-matas no Brasil e na América.

Time base : Victor, Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos. Leandro Donizete, Rafael Carioca (Guilherme), Dátolo, Luan, Diego Tardelli e Carlos.

Galo 4 x 1 Flamengo – narração de Eduardo Madeira – Rádio 98 FM BH

Levir começou mal com o time em 2015, mas se recuperou na Libertadores. Foi eliminado pelo Internacional jogando bem melhor.

Venceu a Raposa no Mineirão na Semifinal do Mineiro com 2 assistências de Guilherme e 2 gols de Pratto.

E vem comandando o Altético de maneira diferente. Seja nas entrevistas. Seja porque tem o time menos indisciplinado do Brasileiro. Seja abolindo concentração antes dos jogos em BH. Seja na maneira ofensiva e eficiente de jogar.

Segue lider do Campeonato Brasileiro e caminha com boas chances de ser campeão!

Levir é o cara certo para comandar o Galo para o título que falta aos atleticanos!

Eu acredito! No Levir e no Galo pra ser Campeão Brasileiro 2015!

Um abraço,

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira