Levir Culpi sempre deu certo no Galo
Por Eduardo Madeira
Amigos, inauguro minha 1ª coluna ilustrada do www.ladentromadeira.com.br falando do técnico Levir Culpi!
Esta é a 4ª passagem de Levir pelo Atlético. Em TODAS as passagens, Levir fez excelentes trabalhos e é um dos principais técnicos da história do Galo.
Levir em algumas vezes é tão cobrado que se esquece da história dele no clube.
1ª passagem – 1994
Foi o Atlético quem apresentou Levir Culpi para a grande imprensa do Futebol. E foi no marcante ano de 1994, quando com a ajuda com “político(?)” Newton Cardoso, o Atlético montou a SeleGalo com Renato Gaúcho, Neto, Gaúcho, Luis Carlos Winck, Adilson Batista, Darci, Gaúcho e Éder Aleixo.
Como o time não queria saber de jogar bola e naufragou, Levir foi contratado para conduzir o Galo no Brasileiro de 1994. E na época, fez o que hoje é muito comum. O Atlético jogava numa espécie de 4-5-1, somente com o promissor Reinaldo Rosa na Frente, barrando Renato Gaúcho e vários outros medalhões que nem duraram até o fim daquele ano no time.
Do meio pra frente era: Éder Lopes, Valdir Todinho, Zé Carlos, Darci, Éder Aleixo e Reinaldo. O Galo era um time esforçado e Levir quase fez “milagre” reformulando a equipe no meio do campeonato. Foi eliminado por um Corinthians com várias estrelas e com o goleiro Humberto falhando nos 2 jogos da Semifinal!
Jogaço Galo 3 X 2 Corinthians – 1º jogo das semifinais – narração de Luciano do Valle pela TV Bandeirantes
2ª passagem – 2001
Levir comandou em 2001 um dos melhores times que o Atlético teve. A base de Velloso, Baiano (péssimo), Álvaro, Marcelo Dijean e Felipe. Gilberto Silva, Djair, Valdo e Ramon, Guilherme e Marques.
Era o melhor time do campeonato, mas caiu diante de seu azar histórico, ao decidir uma Semifinal em jogo único contra a chuva e um surpreendente São Caetano que chegaria à sua 2ª Final seguida de Brasileiro.
Jogo Galo 3 x 0 Grêmio nas Quartas de Final – narração de Mário Henrique no SporTV
3ª passagem – 2006
Levir foi contratado em 2006 para salvar um time que fazia uma campanha ruim na Série B com o péssimo Lori Sandri. Encaixou o time, e não só se classificou de volta para a série A como foi Campeão da Série B.
O time base era Diego, Luisinho Netto, Daniel Marques, Marcos e Thiago Feltri. Rafael Miranda, Márcio Araújo, Danilinho e Marcinho, Éder Luiz e Marinho. Ainda tinha Galvão, Vanderlei, Bilu e Tchô como presenças constantes.
Galo 2 x 1 Portuguesa – jogo emblemático, narração de Marcos Leandro pelo SporTV
4ª passagem – 2014 – atual
A passagem mais destacada de Levir, pra mim, é a atual. Levir chegou após o péssimo comando de Paulo Autuori e com um Atlético soberbo após a conquista da Libertadores 2013 e não parecia se importar com o Mundial ridículo e uma Libertadores 2014 péssima. Não só no time, mas tbm na Diretoria.
A acomodação era evidente e jogadores como Réver, Jô e Ronaldinho que pareciam sem motivação após conquistarem o maior título da história do clube.
Levir voltou a promover a competição interna por posições, colocou Tardelli na reserva e soube administrar muito bem a decadência e saída do mito R10 com a camisa do Galo.
Descobriu um jeito novo de jogar e não só devolveu a intensidade de Libertadores como aumentou a “pilha” do time. Surpreendeu jogando só com um volante e sem um atacante de referência em boa parte da Copa do Brasil, especialmente depois que a indisciplina barrou Jô e André. E assim fez Tardelli encontrar seu melhor futebol e a ser finalmente PROTAGONISTA! Assim como ajudou no crescimento do futebol de Jemerson, Guilherme, Dátolo e Luan!
O Galo ganhou pela 1ª vez a Copa do Brasil de maneira irretocável: eliminou fácil o Palmeiras. E de maneira ÉPICA Corinthians e Flamengo (perdendo por 2 a 0 fora de casa e virando HISTORICAMENTE os 2 confrontos por 4 x 1 no Mineirão). E não dando a mínima chance ao maior rival local Cruzeiro na final. E colocando de vez o Galo como time forte em mata-matas no Brasil e na América.
Time base : Victor, Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos. Leandro Donizete, Rafael Carioca (Guilherme), Dátolo, Luan, Diego Tardelli e Carlos.
Galo 4 x 1 Flamengo – narração de Eduardo Madeira – Rádio 98 FM BH
Levir começou mal com o time em 2015, mas se recuperou na Libertadores. Foi eliminado pelo Internacional jogando bem melhor.
Venceu a Raposa no Mineirão na Semifinal do Mineiro com 2 assistências de Guilherme e 2 gols de Pratto.
E vem comandando o Altético de maneira diferente. Seja nas entrevistas. Seja porque tem o time menos indisciplinado do Brasileiro. Seja abolindo concentração antes dos jogos em BH. Seja na maneira ofensiva e eficiente de jogar.
Segue lider do Campeonato Brasileiro e caminha com boas chances de ser campeão!
Levir é o cara certo para comandar o Galo para o título que falta aos atleticanos!
Eu acredito! No Levir e no Galo pra ser Campeão Brasileiro 2015!
Um abraço,
LÁ DENTRO!
Eduardo Madeira