Menu

3 PONTOS! O RESTANTE É SECUNDÁRIO! E OBRIGADO, CATA-GUIMBA!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro Videos / Divulgação

3 PONTOS! O RESTANTE É SECUNDÁRIO! E OBRIGADO, CATA-GUIMBA!

Por Eduardo Madeira

08/06/2017

O Galo precisa aprender a jogar o Campeonato Brasileiro de pontos corridos! E sua torcida também! Por não saber é que o clube não conquista o torneio mais difícil do planeta na era dos pontos corridos, formato que acontece desde 2003.

O Brasileiro é o sonho do Atleticano há décadas e décadas! E precisa aprender as artimanhas deste formato. Ontem, contra o Avaí, o importante era ganhar os 3 pontos, independente de jogar bem ou mal. E goleou, por 3 pontos a 0, contra o Avaí, com o gol do Chefe da Área, Fred: 1 a 0! O futebol é um dos raros esportes onde o resultado não é sempre determinado por boa uma atuação. E ontem o contexto exigia uma vitória, a primeira no Campeonato Brasileiro!

E o time começou mudado contra o Avaí: Erazo voltou depois de longo tempo, com Felipe Santana (de últimas boas atuações) desgastado. Alex Silva no lugar de Marcos Rocha, machucado (assim como seu substituto Carlos César). Yago seguindo no lugar de Adílson. Valdívia “Poko-Feio” na armação (no lugar de Cazares, na Seleção Equatoriana).

E foi uma vitória difícil, apesar do frágil time de Florianópolis! Victor começou fazendo milagre em chute cara a cara de Juan, logo aos 2 minutos.

Valdívia “Poko-Feio” se apresentava para o jogo e seus companheiros lhe davam a bola! Quase marcou um golaço de fora da área aos 5 minutos, depois de tabela linda com Robinho, além de outra chance aos 8, em que “assustou a bola” e furou o chute!

E o Galo marcou o gol da vitória quase aos 16 minutos: Robinho acertou linda virada de jogo para Alex Silva, que ajeitou o corpo e cruzou na área. E lá estava o Chefe da Área: Fred subiu entre 2 zagueiros e cabeceou no cantinho, LÁ DENTRO! O Fred é chefe, né, pai?! Gol que valeu os 3 pontos, de um cara que sabe todos os atalhos da área!

Veja o gol da vitória com a nossa narração do 98 Futebol Clube. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Vídeos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal!

O Atlético seguiu em cima e perdeu 3 gols ainda no primeiro tempo, com direito a milagre do goleiro avaiano Koslinski em cabeçada à queima-roupa de Fred. 1 a 0 no primeiro tempo.

Veio a segunda etapa já com o zagueiro Rodrigão no lugar de Gabriel, também desgastado pelo excesso de jogos. Uma perigosa zaga formada por Erazo e Rodrigão, os 2 sem ritmo de jogo e entrosamento, com uma vantagem de apenas 1 gol. Só posso crer que Gabriel estava na “beirola” para estourar. Foi uma mudança questionável, em jogo de série A do Brasileiro.

O cansaço parece ter batido, assim como a falta de entrosamento causada pelo excesso de jogadores não comuns no time titular (Alex Silva, Rodrigão, Erazo, Yago e Valdívia – MEIO TIME, senhores e senhoras). Número que foi crescendo quando entraram Marlone e Rafael Moura nos lugares de Robinho e Fred. O Atlético terminou com SETE jogadores que não jogam direto, amigos. Futebol é repetição, leitor. Se pega ritmo de jogo e entrosamento em jogos oficiais, não em treinos.

Naturalmente, o time sentiu estas mudanças e o cansaço dos demais titulares (Carioca, Fábio Santos e Elias). E o Avaí cresceu! E começou a colecionar chances!

E nessa hora de risco, apareceu Victor, O GOLEIRO DO IMPOSSÍVEL! Sempre bem colocado, salvando 2 chances claras do Avaí e garantindo a vitória. Como é bom ter goleiro!

Ufa, veio a primeira vitória do Atlético no Brasileiro! A atuação não foi boa, mas num Brasileiro de pontos corridos contra o Avaí, o que vale são os 3 pontos! Fábio Santos foi monstro, assim como Victor, o melhor em campo! Valdívia mostrou que pode ser muito útil, apesar de ter jogado mais pela esquerda e deixando Robinho centralizado – eu gostaria de ver o contrário.

Com um time que terminou com SETE jogadores que não tem jogado com tanta frequência, não era de se esperar mesmo uma baita atuação. Mas nos pontos corridos vale mais o resultado que a atuação, Atleticano. Sigo confiante no trabalho de Roger Machado.

OBRIGADO, CATA-GUIMBA!

O Atlético negociou o meia-atacante Maicosuel ao São Paulo. O CATA-GUIMBA, apelido criado pelo comentarista-âncora Gilbert Campos da 98 FM e que reverberei durante 3 anos nas jornadas esportivas com humor.

O Cata-guimba parecia chateado em ser reserva do time em mais um ano. E suas últimas atuações não deixaram saudade. Acho que o ciclo dele no Alvinegro já estava mesmo se encerrando.

No entanto, Maicosuel sempre foi um ótimo coadjuvante. Apesar do presidente Daniel Nepomuceno dizer que não vai contratar mais ninguém, mas sim “desinchar” o elenco, o time precisa de um atacante novo, velocista e “rabiscante”, para colocar fogo no 2º tempo. Além de mais um zagueiro ótimo, protagonista e um lateral direito bom!

O Cata-guimba honrou o Manto Alvinegro, tendo muito mais boas atuações que más. Marcou gols importantes no título da Recopa e na semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo. E seu último gol, contra o América, é um dos mais especiais que já narrei: me levou e levou a 98 FM ao quadro Redação AM do programa Redação SporTV, um sonho antigo meu.

Maicosuel, recentemente questionado pelo apelido Cata-guimba, respondeu: “é meu estilo de jogo! E ele é um grande narrador!”. Ele entendeu muito mais que a maioria dos twitteiros, que o apelido foi muito usado mais como estilo e humor do que como depreciação ao seu futebol!

Obrigado, Cata-guimba! Por honrar o Manto! E por me debutar e debutar a 98 FM no Redação SporTV! Troféu que jamais esquecerei em minha carreira!

Veja aqui uma homenagem ao Cata-guimba Maicosuel!

Um abraço, LÁ DENTRO!