Menu

AS LIÇÕES FORAM DE VERDADE NO DIA DA MENTIRA!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação

AS LIÇÕES FORAM DE VERDADE NO DIA DA MENTIRA!

Por Eduardo Madeira

02/04/2017

No Dia da Mentira, as lições foram de verdade para o Galo, que perdeu de novo o clássico para o Cruzeiro.

A primeira lição é: por que tomar um gol de contra-ataque, FORA DE CASA, com apenas 1 minuto e meio de jogo? O Galo já está garantido como 1º lugar e com as vantagens do regulamento do Campeonato Mineiro, não precisava atacar com força máxima no início do jogo. No jogo mais importante da temporada até aqui, contra o Godoy Cruz pela Libertadores, a situação foi idêntica: levou um gol de contra-ataque, fora de casa, com menos de 2 minutos de jogo! Falha boba! Nas duas situações, início de jogo, o Galo não precisa atacar com tudo naquele momento do jogo. Especialmente fora de casa. É preciso corrigir rápido, Roger!

A segunda lição: Giovanni é, no máximo, um bom reserva para o Victor! Mas não é confiável em jogos grandes! O que adianta fazer bons jogos contra times do interior e engolir um frango com menos de 2 minutos de jogo no clássico, Giovanni?! Mesmo goleiro que evitou uma derrota pior no primeiro clássico do ano mostrou não ser confiável! Giovanni está na posição certa: no banco do Victor e esquentando o seu lugar no time titular. Se um dia Victor sair do Galo (não acredito que aconteça), Diretoria tem que contratar um goleiro TOP! A torcida atleticana não aceita mais um goleiro comum. Comum como Giovanni!

Pois nessas duas primeiras lições o Galo conseguiu levar o primeiro gol com menos de 2 minutos de clássico, num chute fraco de Thiago Neves que Giovanni aceitou e num contra-ataque totalmente desnecessário cedido pelo time atleticano.

Com 1 a 0 no lombo, o Galo precisava atacar e levar perigo. E aí que Cazares se mostrou de novo totalmente aéreo! Não armou o time para achar os espaços na fechada defesa cruzeirense. Otero estava visivelmente desgastado pelos jogos na Seleção venezuelana! Robinho começou sumido em clássico, de novo.

E Fred veio surpreender à Massa com um soco infantil no zagueiro celeste Manoel e ser merecidamente expulso! Que bobagem, Fred! Um cara que vem fazendo uma temporada sensacional prejudicar o time dessa maneira? A terceira lição é para Fred, que joga muito e tem o dom de colocar a bola na rede: mais cabeça fria e saiba que agora está nos devendo o gol do título do Mineiro em cima do Cruzeiro. Nas finais, você vai ter que decidir para nós para compensar a bobagem de ontem, Chefe da Área!

Era tudo que o Cruzeiro queria, ter o contra-ataque e com um homem a mais em campo. E o Galo, que com Fred já não penetrava na área celeste, passou a vê-la como um oásis no deserto no restante do primeiro tempo.

O apático Cazares conseguiu ser substituído com 41 minutos ainda na primeira etapa por Luan. Não, não dava para esperar o intervalo, pois Cazares, além de não armar, não combatia! Menos um em campo. Quarta lição: Cazares só aparece em jogo menor. Em jogo importante, não decidirá nada para nós!

Veio o 2º tempo e o Cruzeiro esperou o Galo atacar atabalhoadamente para achar os espaços em contra-ataque rápido, o que fez desde o início do jogo! E como Giovanni não mostrou ser confiável, e tome chute de fora da área!

Aos 13 (que pecado), o Cruzeiro fez o 2º gol, com Gabriel na intermediária tentando achar o desvio sutil de cabeça de Sóbis para Thiago Neves, que em toque também sutil retribuiu a Arrascaeta no 1º gol do jogo e o uruguaio, que tem estrela em clássicos, cara a cara com Giovanni, bateu de direita mesmo: 2 a 0! Quinta lição: que posicionamento foi esse, Gabriel?! Que posicionamento foi esse, zaga atleticana?!

O Galo, que já não ameaçava, viu a derrota ficar inevitável. Com um homem a menos, a Raposa se posicionou bem.

Robinho, que some contra o Cruzeiro (sexta lição), extenuado, saiu para a entrada de Rafael Moura, o He-Man! Que na raça, começou a levar mais perigo! E que levou mérito total no gol de Elias, pela luta. O Cirilo Atleticano descontou aos 41 minutos: 2 a 1!

Veja o gol e os melhores momentos do jogo com a narração divertida da turma do 98 Futebol Clube. Uma parceria com o portal Caveira Azul do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal!

O Cruzeiro, acomodado no jogo, se assustou e o Galo finalmente começou a levar perigo. Mas era tarde demais! Além dos erros crassos atleticanos na partida não o credenciarem a um bom resultado! No fim, nova derrota!

Para mim, time que tem o lento Carioca ganhará troféu importante nenhum (sétima lição)! Que seja vendido logo! Lento na marcação e lento na armação! Chegou atrasado no 2º gol celeste! E que se dane que o 2º gol do Cruzeiro estava impedido: o Galo mereceu perder! Ao contrário dos 5.000 atleticanos que foram o Mineirão e deram SHOW, mesmo nos momentos difíceis do jogo e até mesmo após o apito final do xiliquento Igor Junio Benevenuto, que parou o jogo o tempo todo!

A oitava lição é que nos últimos clássicos, em nenhum o Galo teve mais vontade de ganhar (raça, luta) que o Cruzeiro! Inclusive ontem, quando ainda tínhamos 11 contra 11!

Que venham nas finais! Porque me não me interessa ganhar jogo normal, quero vencer quando vale título ou passagem para final!

É para trocar o técnico agora? Não! Todos os últimos campeões da Libertadores mantiveram seus técnicos por mais de 1 ano no cargo. E agora, a partir de Abril, é que começarão as decisões! É agora que veremos se Roger entenderá essas e outras lições e levará o Atlético a conquistar a Libertadores ou a Copa do Brasil!

Mas eu quero sim este Campeonato Mineiro em cima do Cruzeiro. Já tem um tempo que não fazemos isso! Pensando na evolução da temporada, a derrota trouxe importantes lições e pode ser melhor que uma eventual vitória que encobrisse as carências do time alvinegro!

Sim, eu acredito no trabalho do Roger. Apesar sua Entrevista Coletiva irritante em que ele disse que gostou da atuação do time! Torço para ser jogo de cena e que as lições estejam bem claras!

Porque as decisões se aproximam. E como disse o MITO Ronaldo Galucho: “quando tá valendo, tá valendo!”.

Um abraço.

Eduardo Madeira