Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação
OTERO SE TORNANDO GRANDE! E OBRIGADO, PRATTO!
Por Eduardo Madeira
09/02/2017
O Galo venceu o Joinville e a evolução dentro de campo deixa boas impressões.
A primeira boa impressão foi causada pela estréia do volante Elias, o “Cirilo Atleticano”. Elias joga simples, com no máximo 3 toques na bola. Passou a impressão de bom preenchimento da cabeça de área do Galo, chamando a atenção o seu posicionamento. Eles compôs bem o meio campo e passa a impressão de que vai ajudar no crescimento também de Rafael Carioca.
Danilo também, na sua estréia em casa, passou boa impressão. Ele conhece bem o Independência! Mostrou personalidade e tramou ótimas jogadas com Fábio Santos. Vem se tornando uma boa composição na meiuca atleticana.
E, sem dúvidas, Otero foi o dono da noite. Achou Marcos Rocha em linda enfiada de bola, que sofreu o pênalti. Convertido por Fred. O Fred é chefe, né, pai?! 1 a 0 Galo.
Otero fez lembrar Euller e Sérgio Araújo na ponta direita hoje, driblando, com piques, cortes secos e cruzamentos. Sobrou no jogo. Que qualidade tem esse venezuelano, diria ele na narração à TV Galo. E que golaço galaço fez o Pequeno Grande Escorpião do Galo. Me lembrou meu ídolo de infância Éder Aleixo, o Bomba de Vespasiano. Vai se tornando grande o futebol de Otero.
Veja os gols com imagens narrados pela turma do 98 Futebol Clube. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Videos no You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.
Outra boa impressão foi a volta de Leonardo Libertador Silva. Eu tenho visto vários atleticanos “aposentando” precocemente o nosso capitão. Não concordo. Léo Silva joga MUITA bola. Ele foi muito bem em 2016 e a zaga degringolou quando ele machucou. É titular, não só pelo autor do gol mais importante da nossa história. Mas porque tem muita qualidade, estrela e ainda faz gols de cabeça.
A melhor impressão da noite, melhor ainda que a atuação de Otero, foi a sequência do progresso tático do time de Roger Machado. O 4-3-1-2 ganha corpo do Galo. Seria uma solução se Pratto ficasse. Mas vem se mostrando um caminho promissor. Claro que ainda é cedo, mas neste sistema de jogo, Danilo ajuda Fábio Santos na marcação e armação de jogadas. E temos Carioca, Elias e Danilo marcando, o que também pode liberar mais os laterais ou dar liberdade a Cazares (ou Robinho) e os atacantes.
Na verdade, foi um treino de luxo com uniforme e 13 mil atleticanos para ver Elias com a camisa alvinegra. Se o Joinville já não amedrontaria, muito menos o reserva da agremiação, pois os titulares jogaram ONTEM pelo Estadual. Uma total incoerência da Primeira Liga, que viria para “mostrar que os clubes podem organizar um campeonato”. Precisamos evoluir muito ainda nesse particular.
MUITO OBRIGADO, LUCAS PRATTO!
E Pratto vai mesmo embora.
Eu agradeço ao Urso da Academia por ter honrado a camisa preta e branca. O argentino queria sair pra ser titular absoluto. E se um jogador quer sair mesmo, não tem que segurar.
Um atleta de 28 anos que não teve boa passagem anterior pela Europa e um titular da Seleção Argentina que não recebeu nenhuma boa proposta de lá deve sim ser vendido para um clube brasileiro por mais de 10 milhões de euros (mais de 33 milhões de reais), especialmente se não está agora na Libertadores.
Lembro que Fred só chegou porque Pratto tinha grandes chances de sair. Ele veio para substituir o Urso da Academia. Mas a boa proposta da Europa não chegou e na China ele não quer jogar, para não perder a visibilidade, pois tem a última chance da vida de jogar uma Copa do Mundo.
O jogador queria sair. O Galo precisava vender. E vender onde temos gente boa na posição (Fred) e um reserva com potencial de ir bem (Rafael Moura). Negócio inevitável!
Melhor que não reforçamos o Palmeiras ou um rival da Liberta. E parece que todas as garantias financeiras serão dadas!
Muito obrigado, Urso da Academia! Sua raça e seu futebol deixarão boas lembranças!
Mas o Galo é maior que tudo!
Um abraço a todos!
LÁ DENTRO!