Menu

DE BOM DA FLORIDA CUP FICOU…

Foto: Gregg Newton/AFP

DE BOM DA FLORIDA CUP FICOU…

15/01/2017

Por Eduardo Madeira

O Galo encerrou sua participação na Florida Cup vencendo o time do Tampa Bay Rowdies por 2 a 0, gols de Leonan e Rodrigão. Foi a 1ª vitória no 2º jogo do ano.

E o que de positivo ficou do torneio – pergunta a Massa Atleticana?

Pode ser que o grande “lucro” da Florida Cup fique para depois, caso o Galo venda bem algum jogador. Este, com certeza, é um dos principais objetivos do Atlético, uma vez que times do mundo inteiro participam e pode, com isso, ser um “feirão” de jogadores para a boas vendas.

Baseado no desempenho dos jogadores atleticanos nestes 2 jogos, quem se credenciou a ser render um bom dinheiro aos cofres alvinegros? Na verdade, ninguém teve um destaque estrondoso.

Quem melhor aproveitou o torneio foram Uilson, Jesiel, Leonan e Capixaba. Não que tenham jogado uma bola super redonda, mas foram os melhores do time e tiveram bons lances.

E ganharam algo fundamental no futebol: confiança!

Uilson começou mal 2015 entre os profissionais, falhando em jogo de Libertadores e em clássico contra o Cruzeiro. Foi campeão olímpico como reserva e teve ótima atuação contra o Grêmio no Brasileiro. Depois havia jogado um jogo mais. E a Florida Cup foi importante para o goleiro ganhar confiança para compor o grupo e ser nosso 3º goleiro.

Jesiel era um zagueiro candidato a promessa no início de 2016. Foi mal em 2 jogos e depois disso, emprestado ao Bragantino. É um zagueiro de força. Voltou e foi bem nestes 2 jogos na Florida Cup, ganhando confiança. Com a arriscadíssima posição da Diretoria de não trazer (até agora) mais um zagueiro, tende  a jogar mais este ano. Pois Leonardo Silva e Erazo não estão 100%. Todos que acompanharam o jogador na base dizem que Jesiel tem potencial. A confiança que adquiriu na Florida Cup será fundamental para o ano. Acredito que possa compor o grupo.

Leonan foi (junto com Uilson), o que melhor aproveitou a oportunidade. Teve bons lances contra o Bayer Leverkusen, especialmente no 1º tempo. E ontem fez o 1º gol do Atlético em 2017, bonito gol, por sinal. Ele “chapelou” o adversário e deu um passe de chaleira para Capixaba e acompanhando o lance até o final e, depois do rebote do goleiro, colocou a bola LÁ DENTRO do Tampa Bay: 1 a 0 Galo. Leonan foi sofrível nos 2 últimos jogos de 2016, mas um jogador jovem precisa muito de confiança. Pode compor o grupo e ser o 2º reserva para a lateral em 2017, depois de Danilo Barcelos.

Capixaba tem potencial. Num time que tem Fred, Pratto, Robinho, Rafael Moura, Maicosuel, Luan e Clayton, ele pode ser uma alternativa em jogos em que levarmos times alternativos. Capixaba é um canhoto que joga pelo lado direito, estilo Marinho do Vitória, que tenta imitar o holandês Robben do Bayern de Munique. É “rabiscador”. Traz para o meio, dribla e bate. É jogador para abrir defesas. Mas ainda em processo de desenvolvimento. Precisa muito de confiança. É jogador que eu gostaria de ver mais em 2017, pois em 2016 entrou em campo somente em 2 ou 3 oportunidades no profissional.

As decepções na Florida Cup foram os “veteranos” Patric, Lucas Cândido e Carlos. Não conseguiram se destacar nem entre os meninos do sub-20 e mostraram não ser nada confiáveis.

Patric tem força, mas não raciocina e deve ser negociado. Lucas Cândido é foguete molhado, pra mim. Carlos pode vingar em outro time menor. No Atlético, acho que não jogará. Foi útil na Copa do Brasil 2014 e em clássicos contra o Cruzeiro. Carlos deveria ser emprestado para ter chance de jogar e depois voltar, caso vá bem.

Até agora, o melhor da Florida Cup foi o técnico Roger Machado não ter levado o time principal. A pré-temporada na Cidade do Galo com treinos diferentes tem sido elogiados por todos. Mas se houver uma negociação que renda boa grana, pode ser que tenha um retorno melhor ainda.

Também fica de positivo matar a saudade de nossas jornadas esportivas na 98 FM que combinam humor, informação e opinião. Os Gols de Galo X Tampa Bay serão colocados neste site na 2ª feira, 16/01/2017. E valeu também matar a saudade do atleticano de ver o seu time em campo.

Ainda com a demora excessiva de chegar volantes de peso e bons zagueiros, com o promissor técnico Roger Machado e o bom elenco que temos, 2017 traz a esperança de conquistas importantes!

Melhor ainda se o Galo conseguir fazer dinheiro com jogadores que passaram pela Florida Cup, para que a mesma tenha servido para algo, além de dar confiança a Uilson, Leonan, Jesiel e Capixaba.

Eu acredito!

Um abraço.

Eduardo Madeira