Menu

A MASSA TAMBÉM PRECISA LUTAR, LUTAR, LUTAR: O GALO NÃO É O BARCELONA.

Foto: Clube Atlético Mineiro / Bruno Cantini / Divulgação

A MASSA TAMBÉM PRECISA LUTAR, LUTAR, LUTAR: O GALO NÃO É O BARCELONA.

Por Eduardo Madeira

06/10/2016

Finalizado o jogo contra o Corinthians no Itaquerão, ficou a conclusão unânime: empate bom diante do jogo e ruim diante do Campeonato.

No contexto do campeonato, este empate foi ruim. Agora o Palmeiras deve abrir 7 pontos de diferença se apenas vencer o lanterna América, que vendeu o mando de campo. E 7 pontos em 9 rodadas restantes é muita coisa.

No contexto do jogo, o empate foi bom. O Atlético sempre sente muitas dificuldades no Itaquerão e nunca venceu lá. Tinha nada menos que 9 desfalques, um time inteiro: Marcos Rocha, Erazo, Rafael Carioca, Júnior Urso, Cazares, Otero, Maicosuel, Luan e Pratto. Ou 7 desfalques, se contar que Rocha e Luan estão fora há algum tempo. Não conto Carlos como desfalque, me desculpem a sinceridade.

Ainda no contexto do jogo, a expulsão de Leandro Donizete aos 33 minutos do 2º tempo deixou o ponto conquistado como valioso.

O empate dividiu os ânimos nas redes sociais. A maioria dos profissionais da imprensa esportiva mineira viu mais o lado bom. A maioria dos torcedores viu mais o lado ruim do empate.

No meu Blog anterior (VEJA http://ladentromadeira.com.br/corneteiro/ ), escrevi endereçado aos que, como eu, são corneteiros. Defendi que, como democracia, você corneteiro pode e deve cornetar. Mas que precisa FAZER ALGUMA COISA também para ajudar: fazer um Galo na Veia; comprar um produto oficial; ir ao estádio e BERRAR; comprar um pay-per-view na TV por Assinatura; comprar o livro do Reinaldo; enfim: ATUAR e não só reclamar. E que, pra mim, se você só reclama sem fazer nada disso, você não ajuda em nada.

Esta “nova parcela” da torcida do Galo nas redes sociais está chata. Criticam tudo o tempo todo. Alguns parecem imaginar que o Atlético é o Barcelona e que vai ganhar de todos os adversários, muito superior a tudo e todos. Eu imagino como seria a atuação dos que cornetam em excesso em suas empresas: qual seria seu desempenho? Seriam assim tão bons para serem tão críticos, tem sucesso profissional ou só criticam? Criticar é normal e eu mesmo sou crítico ferrenho. Mas criticar tudo o tempo todo me parece falta de poder de análise e diagnóstico.

Essa chatice é fruto também do período mais vencedor de nossa história, estamos mais exigentes e isso é bom. Há 5 anos seguidos estamos na “crista da onda”: quase venceu o brasileiro 2012, Campeão da Liberta em 2013, Copa do Brasil épica em 2014, Recopa 2014, vice brasileiro em 2015 e candidato a título em 2016. Não me lembro, desde que acompanho futebol, já 27 anos, de nenhum time brasileiro com este desempenho por 5 anos seguidos.

Cornetar é direito de todos! O que não pode é não ATUAR e deixar de apoiar o time nestas 9 decisões que restam. TODAS as conquistas recentes do Atlético (Libertadores 2013, Copa do Brasil 2014, Recopa 2014) foram na base da SUPERAÇÃO! E com o apoio forte da Massa nos jogos em casa, indo a campo e BERRANDO o tempo todo!

Tudo isso, apesar do técnico Marcelo Oliveira escalar o péssimo Hyuri “Fyrulli” que perdeu 2 gols na cara do gol; ele não é jogador para Atlético. Deveria ter ido com o Dátolo de cara, ainda que não tivesse em suas melhores condições. Apesar do técnico tirar erradamente Robinho ao invés de Fred, de “piriri”.

Apesar do volante “marca ninguém” Lucas Cândido. Lento e “foguete molhado”. Apesar da má atuação de Clayton, que errou praticamente tudo ontem.

Tivemos boas atuações no jogo, também: Gabriel foi um monstro e jogou muita bola. Por sorte, o árbitro marcou falta nele e anulou gol do Gustavo em lance polêmico. Leonardo Silva é um MITO, joga bola demais! Fábio Santos foi bem defensivamente quase o jogo todo. Leandro Donizete marcava por ele e pelo sonolento Cândido. Pena que foi expulso e com justiça. Robinho foi lúcido, mas atrapalhado pelas más atuações de Cândido, Hyuri “Fyrulli” e Clayton.

Decisiva agora será a atuação da Massa! Se desanimar, o título vai embora!

Se ACREDITAR, como é marca da torcida alvinegra, temos chance!

Porque não somos o Barcelona e só conquistaremos algo a Massa também LUTAR, LUTAR, LUTAR junto com o time!

Aliás, imagine o Barcelona com 10 desfalques… também teria dificuldades!

EU ACREDITO!

EU TORÇO CONTRA O VENTO!

Um abraço,

Eduardo Madeira