Foto: www.tvbambui.com.br
JUSTIÇA SEJA FEITA A “CECÊ”, “CATA-GUIMBA”, ROBINHO E MARCELO.
Por Eduardo Madeira
09/08/2016
O Galo venceu a 5ª partida seguida e numa arrancada ESPETACULAR terminou o Turno como vice-líder o Brasileirão 2016.
E a vitória contra a Chapecoense era FUNDAMENTAL para quem busca o título. O Galo foi Vice-Campeão em 2012 e 2015 principalmente porque tropeçava neste tipo de jogo contra times médios, que brigavam na parte de baixo da tabela.
A Chapecoense vem cumprindo muito bem seu papel e não está nem cotado para cair, como fez ano passado. Exemplo que o América deveria seguir.
Não é um time bobo o da Chape. Pois o Atlético começou a ganhar o jogo ANTES da bola rolar.
Eu estive há poucos dias na Cidade do Galo. E somando CT, jogos, entrevistas e redes sociais, percebi a cabeça boa e seriedade com que o Atlético vem encarando jogos com este.
E isso se refletiu em campo: o Galo começou até nervoso o jogo, sabendo de sua importância. E a Chapecoense mostrou no início da partida porque tem se mantido com competência na Série A: criou 2 boas chances e se posicionou bem.
E aos 20 minutos, Robinho descolou um lançamento espetacular para Maicosuel na ponta direita. Ele rolou pra trás, Donizete cruzou, Fred cabeceou, Pratto furou e Carlos César guardou, de perna esquerda: 1 a 0 Galo!
O jogo ficou ainda melhor: a Chape cresceu. O Galo segurava e partia em perigosos contra-ataques.
Aos 42 minutos, veio o alívio: Carlos César, o “Cecê”, o lateral “fedor”, cruzou bem, a bola ficou viva na área e na confusão Fábio Santos rolou de costas para Robinho fazer de bico: 2 a 0!
É preciso fazer justiça e elogiar Carlos César. Eu sempre fui um crítico de seu futebol. Mas ele tem mandado bem em 2016. O lateral “Cecê” tem dado bons cruzamentos e melhorado sua subida ao ataque. Melhorou seu posicionamento e acerta muito mais passes. Com este futebol atual, merece estar no grupo sim e fez partidaça ontem. De novo.
Robinho foi o destaque individual dessa série de 5 vitórias. Marcou os 2 Gols do Galo contra o Coritiba. Jogou MUITO contra o Palmeiras em São Paulo, finalmente jogando bem contra time grande e foi decisivo no Gol. Marcou o seu gol e foi muito bem contra o Santinha no Indepa. Foi razoável contra o São Paulo no Morumbi. E foi ontem, de novo, muito bem e um dos destaques do time na vitória contra a Chape.
Robinho é diferente. E com a contusão de Cazares, a solução do técnico Marcelo Oliveira foi dividir em duas a responsabilidade de armar o time: Robinho e Maicosuel. E os dois, juntos, estão conseguindo armar bem o Atlético. Só Robinho não consegue ser o 10 do time. Ele não tem fôlego para isso. Mas a chegada de Maicosuel fez crescer seu futebol, pois o “Cata-guimba” preenche o meio e a direita e divide a responsabilidade da armação da equipe.
O 2 a 0 trouxe um 2º tempo de tranquilidade para o Galo e com a chance do contra-ataque. E “contra-ataque” é a palavra preferida de Maicosuel. Ele tem sido muito importante nesse tipo de jogada.
O “Cata-guimba” liga o “turbo”, dispara pelo meio ou pela direita e é o adversário que se vire para acompanha-lo. Ele também é muito importante na recomposição de marcação.
E que lindo mais um Gol de Futsal, como foi o 3º do Galo: Robinho para Luan, Luan para o “Cata-guimba” Maicosuel. Robinho se deslocava pela esquerda, Maicosuel fingiu rolar a ele, ajeitou e colocou no ângulo: CATA-GUIMBOU, 3 a 0 Galo! E foi um Gol ao estilo “Cata-guimba”, em velocidade, olhando para a bola e para as eventuais “guimbas de cigarro” no gramado, como brincamos com ele na jornada esportiva com Humor do 98 Futebol Clube.
No fim, a Chape fez seu Gol de honra com Bruno Rangel: 3 a 1.
Veja os GOLS de Galo X Chape com a narração divertida do 98 Futebol Clube. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Vídeos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.
Vitória muito importante! E é preciso elogiar também ao técnico Marcelo Oliveira.
Eu pedi sua contratação para o lugar do “inventor” Aguirre.
Marcelo demorou a engrenar no time, que não tinha “cara” nenhuma. Deu folga a mais quando precisava treinar o time. Time estava desorganizado. Ganhando só no talento individual.
Mas desde o jogo contra o Palmeiras, em São Paulo, Marcelo tem dado sua cara ao time. O time tem vencido e convencido.
O Atlético foi gigantemente TÁTICO nas vitórias em São Paulo contra Palmeiras e Tricolor. E isso é “dedo do técnico”.
Todos os volantes cresceram de produção com Marcelo. Eduardo e Carioca “firulam” menos. Lucas Cândido cresceu. Júnior Urso, que tem qualidade mas marca ninguém, foi para o banco. A melhor dupla de volantes, Carioca e Donizete, tem jogado.
E Marcelo Oliveira conseguiu suprir na dupla Maicosuel e Robinho a carência de armação deixada pela falta que Cazares, contundido, faz.
E ainda deu sorte com Fábio Santos, pois o cara joga MUITO, encaixou no time e permite ao Nepomuceno vender Douglas Santos, para o “Graças a Deus” não “comer banco”.
A disparada de 5 vitórias rendeu a Vice-Liderança ao Verdadeiro Time do Povo ao fim do Turno.
Não me preocupo com Liderança tão cedo. Só quero ser líder na 38º rodada!
E finalmente, realizar meu sonho de Narrar: “O Galo é Campeão Brasileiro!”
Como eu sonho com isso!
Mas humildade, gente! Com Corinthians e Flamengo na “parada”, as forças “ocultas” costumam aparecer! Haja vista o que fez o goleiro Cássio no joelho do cruzeirense Ábila e nem expulso foi!
EU ACREDITO que pode ser em 2016!
Um abraço,
Eduardo Madeira