Menu

SIMPLIFIQUE NA HORA H!

Foto: Globoesporte.globo.com

SIMPLIFIQUE NA HORA H!

Por Eduardo Madeira

01/05/2016

Para as decisões daqui pra frente, tanto no Campeonato Mineiro quanto na Libertadores, Danilo, lateral do América, autor dos 2 Gols do Coelho, ensinou: na hora H, simplifique!

Parece óbvio, mas nem sempre acontece!

Nos 2 Gols do América, Danilo dominou e bateu! Simples! E decidiu o jogo. Ele saiu do banco para substituir Tiago Luís, que passou mal. E ensinou o que parece redundante. Mas tem gente precisando aprender a fazer o simples.

Entre eles, principalmente o técnico Diego Aguirre. Que voltou a inventar e não fazer o simples ao escalar mal o Atlético hoje. Colocou os recém recuperados de lesão e sem ritmo de jogo Patric e Hyuri “Fyruli” para serem titulares em uma decisão de campeonato.

E os escalou mal posicionados. Marcos Rocha não teve auxílio de Hyuri “Fyruli” na marcação e levou um “baile” dos jogadores do América. Por que não colocou Patric ali para ajudar o Rocha, Aguirre?! E deixasse Hyuri “Fyruli” do lado esquerdo para atacar, tabelando do Robinho.

O técnico Aguirre ainda fugiu do simples ao colocar Clayton numa posição que ele não tem cacoete: centroavante. De novo, o menino ficou perdido e não rendeu.

Na hora de mudar o time no intervalo, ao invés de sacar o recém recuperado de lesão Hyuri “Fyruli”, o rei da firula desnecessária que perdeu por isso o 1º Gol do jogo, tirou Clayton, que no Figueirense era o craque do time na ponta esquerda e com mais ritmo de jogo.

E Clayton foi destaque na Seleção Brasileira de base e do Figueirense, enquanto Hyuri “Fyruli” teve passagens pelos “fortíssimos” Audax do Rio, Botafogo e veio da China. E Clayton, ainda que longe de ser o que jogava em Santa Catarina, mostrou que pode crescer no time e já fez gols.

E deixou Cazares no banco. Nosso único armador no time (com a contusão de Dátolo). Claro que ele não sentiria cansaço, pois é sacado sempre com 60 minutos de jogo.

O técnico do Atlético faz uma tremenda força para que a torcida fique P da vida com ele. Depois de uma semana da maioria dos atleticanos fazendo força para calar os “cornetas modinha open bar”, Diego Aguirre escalou e mexeu mal. Simplifica, Aguirre!

Simplicidade que anda faltando aos jogadores do Atlético. Soberbos no 1º Tempo, sempre com uma finta a mais, um toque de efeito a mais, achando de vai ganhar a hora que quiser. É hora de foco, humildade e simplicidade. E na hora do pênalti, deixa o Pratto bater, viu, Robinho?! Simplifiquem, jogadores!

A Diretoria do Galo também precisa simplificar e trazer logo um zagueiro rápido para a Libertadores. Ficar rezando para Edcarlos e Tiago (lentos e que mostraram não ser confiáveis no momento) dar conta do recado em uma eventual perda de Léo Libertador Silva ou Erazo (que logo vai para a Seleção Equatoriana) é dar mole para o azar. Simplifica, Daniel! Traz o zagueiro rápido e rápido!

A torcida também precisa simplificar! Fazer o papel que sempre foi dela. Ir a campo para FAZER o Atlético ganhar e não VER o Atlético, como diz o amigo Fael Lima (Alterosa Esporte e portal Camisadoze.net). Não é hora de vaiar. Não é hora de ficar CALADO. É hora de ir a campo e BERRAR o tempo todo. Simplifica, Massa.

Quem simplificou hoje e se deu bem foi o América. Perdeu Tiago Luís, colocou Danilo, lateral que jogou pelo meio e já jogou assim com Givanildo e o Coelho. Depois do 1º Gol americano, Giva simplificou, intensificou marcação e jogou no erro do Atlético.

Danilo que simplificou nos Gols, dominando e batendo. Simples. Sem firulas, viu, Hyuri “Fyruli”?!

Simplificar como sempre faz Givanildo, um “cabra” que deveria ter estátua no Coelho. Sendo campeão ou não. Giva é simples nas entrevistas. Nas alterações. Tem um elenco simples e MUITO limitado. Sabe de seus limites e joga taticamente na simplicidade e no erro do adversário.

Mesma simplicidade que a Diretoria do América tem que ter ao trazer gente mais experiente e rodada para a Série A, independente se o Coelho levantar a taça regional ou não.

Mesma simplicidade de Lucas Pratto teve ao dominar, abrir espaço e marcar o Gol que deixou o Galo mais vivo que nunca na disputa pelo título Mineiro.

Veja dos Gols do clássico com narração do 98 Futebol Clube. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Videos do You Tube. Clique AQUI para acessar.

Daqui pra frente, nas decisões que se seguem, todos tem que simplificar: jogadores, Aguirre, Diretorias do Galo e Coelho. E até a torcida!

É o “feijão com arroz” o que precisam Galo e Coelho para cumprir seus objetivos.

É hora de simplificar, nas decisões!

Um abraço,

Eduardo Madeira