Menu

TORCIDA: QUEM FICAR PARADO VAI TOMAR UM “TÁ LIGADO”!

Foto: www.itatiaia.com.br

TORCIDA: QUEM FICAR PARADO VAI TOMAR UM “TÁ LIGADO”!

 

Por Eduardo Madeira

23/04/2016

O Galo venceu a difícil Semifinal contra a URT e está pela 10ª vez seguida na Final do Campeonato Mineiro.

E o jogo foi ótimo para deixar todo mundo ligado, alerta!

Chegou finalmente a fase decisiva do Mineiro e da Libertadores. E nessas decisões, ficar ALERTA, bem ligado, atento aos detalhes, é fundamental!

A URT de Patos de Minas valorizou e muito esta vitória e passagem à Final mineira! Foram 2 jogos difíceis na Semifinal!

A defesa armada pelo time da terra do milho foi bem difícil de superar. Tudo mundo de azul marcava e fechava espaços. O Atlético não encontrava brechas e o ótimo goleiro Follmann quase não fez defesas.

A dificuldade da ótima marcação da URT em quase todo o jogo é o que precisávamos para espantar qualquer tipo de soberba do time. Se atropelássemos o adversário Mineiro, seria fácil voltar aquela sensação para torcida, Imprensa e até o time que o Atlético é superior e vai ganhar os jogos na hora que bem entender.

O Galo teve que suar demais para vencer ontem. E isso não deixa de ser uma preparação para pegar o tradicional Racing da Argentina na Libertadores.

Tendo que suar, correr, jogar e não se poupar, o time fica ligado e alerta, aumentam as chances do título Mineiro e avançar na Liberta.

Bom também para deixar a TORCIDA que vai a campo ligada: não tem jogo fácil daqui pra frente! E com isso, o time precisa da GARGANTA e do BERRO do torcedor para “JOGAR JUNTO” o tempo todo.

Entre vários aspectos, o fato do Atlético estar atropelando quase todos os adversários desde 2012 deixa a Torcida que vai ao campo “bem acostumada” e fazendo também a Massa ficar soberba. Como se não precisasse gritar e torcer para dar aquela força para o time vencer. Como vem acontecendo nos últimos anos.

Ontem, a torcida cantou e gritou mais que na maioria dos jogos. Estava mais LIGADA, mais atuante, menos passiva.

E foi uma tarde diferente sobre Torcida. O repórter Igor Assunção disse na nossa jornada esportiva da 98 FM que enquanto parte da torcida no Portão 3 vaiava o técnico Diego Aguirre que demorava a mexer no time, a turma do Corneta…Ops! Galo na Veia fez o contrário e apoiou o time nessa hora!  *hahahahahah*! Normalmente é o contrário! E o “carinhoso” apelido “Corneta” na Veia (acho que cunhado pelo FODA Fred Melo Paiva) normalmente é quem mais faz isso!

Pra mim, até a polêmica entre os que são a favor versus os que são contra a vaia é boa para manter todo mundo LIGADO e ALERTA!

O que não pode, nessa hora, é a APATIA de parte da torcida quando vai ao campo. Eu tenho a opinião que é preferível vaiar e momentos em seguida rapidamente mostrar apoio no mesmo jogo, que ficar calado como faz boa parte da “Torcida Open Bar e Selfie”.

A vaia quase nunca é boa! Mas pra mim, se rápida e seguida de gritos de incentivo, pode ajudar a movimentar o “pedaço” da torcida que vai e fica calada. Que mais me incomoda!

Eu tornei-me atleticano não pelos times que vi. Eu me tornei atleticano porque me APAIXONEI para TORCIDA DO Galo! Uma torcida que, no gogó, levou times feios do Atlético a quase ganhar campeonatos. Quantos e quantos jogos, eu, como torcedor, na arquibancada, parava de olhar para o campo e ficava, de olhos marejados, olhando o que fazia essa Massa. Quantos gritos que eu iniciei contagiaram um Mineirão inteiro! O atleticano é o PROTAGONISTA do Atlético. Mais que Reinaldo, Éder, Victor, Ronaldo Galucho. O atleticano foi e é o maior craque do Galo em sua história. Essa torcida carregou o time em vários momentos.

Vários aspectos tem atrapalhado esta vibração nos últimos anos. O independência apequenou a torcida, fazendo que tenhamos no máximo 23 mil pessoas, o que é muito pouco para essa Massa gigante. E cabendo só 23 mil pessoas, o ingresso é caro, espantando o VERDADEIRO povo! Aquele cara que é pobre (de grana) e que MAIS BERRA, MAIS GRITA está fora do Indepa!

Com o Indepa veio a geração “Selfie” e Open Bar. Que vai ao campo só pra tirar Selfie, nunca sai rouco de tanto berrar e quando o time não joga como quer, acha que vai ligar no call center, reclamar do time e ter o valor do ingresso estornado porque “vossa excelência” não pode ser contrariado. Este torcedor MODINHA nunca grita quando o jogo está difícil para ajudar o time (maior virtude da verdadeira torcida do Atlético)! Ele fica calado!

O atleticano não vai ao campo para VER o time ganhar. Ele vai ao campo para FAZER o time ganhar, bradou o Igor Assunção na jornada esportiva ontem e eu concordo plenamente. O maior centroavante da história do Atlético não é o Reinaldo, gente! É a Massa Atleticana! A Massa, com seu BERRO de apoio nos momentos mais difíceis, sempre foi nosso maior centroavante e nos levou a momentos incríveis!

Se for para ficar CALADO e não vá ao campo! Vá para berrar! Vá não pra VER O Galo ganhar, mas para FAZER o Galo ganhar!

E se vaiar, em seguida, grite e apoie o time! Porque é esse grito que nos faz diferentes!

Mas, não acho que uma vaia rápida DESDE QUE SEGUIDA DE INCENTIVO seja tão ruim. Não pode é ficar calado. E deixar de incentivar, nunca!

Você que comprou o ingresso, saiba que muitos queriam estar em seu lugar e ter dinheiro para isso. Então BERRE quando for.

É verdade também que o técnico Diego Aguirre irritou, pela demora em mexer no time. O jogo “pedia” entrada de Cazares para retirada de 1 volante, pois jogávamos com 3 deles, e o gol não saía.

Mas não achei o Galo mal. A URT que teve mérito de marcar bem demais.

Por isso faltou, pra mim, a mexida de Aguirre. Cazares no lugar de um volante era necessidade.

O técnico não mexeu e “emputeceu” o estádio todo. E aí veio Robinho, achar um passe sensacional para Douglas Santos cruzar, Dátolo desviar e Lucas Pratto finalmente colocar LÁ DENTRO! 1 a 0 Galo!

Alivio geral! Mas sim, Pratto anda devendo. É um grande atacante. Mas tem errado demais! Vai crescer com junto com o time na hora certa!

Eu sinceramente gostei do posicionamento do Pratto e do Carioca em se incomodar com as vaias. Isso nos distancia de acomodação e soberba por parte dos jogadores. E mostra que os jogadores estão “fechados” com o técnico Diego Aguirre. O grupo está todo “rodado”, todo mundo jogou e gosta dos treinamentos de Aguirre. E isso é muito mérito dele!

Entraram Clayton e Hyuri “Fyruli”. E Aguirre, só por teimosia e não dar o braço a torcer, não colocava Cazares no jogo.

Clayton entrou bem. Hyuri entrou sem fazer que eu me arrependa do apelido “Fyruli”, sempre com jogadinhas de efeito.

Mas Hyuri “Fyruli” teve mérito de estar LIGADO, roubar a bola no 2º Gol do Galo marcado por Rafael Carioca Cariogalo! Como joga bola esse Carioca Cariogalo! Quando está LIGADO, é monstro, diferente, e joga muita bola!

Veja os Gols do jogo que narramos na jornada esportiva do 98 Futebol Clube! Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Vídeos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.

É hora também da Diretoria mostrar que está ligada e buscar logo um zagueiro rápido para compor o elenco, pois Tiago e Edcarlos não são confiáveis. Porque o elenco é bom e temos chance de brigar pela Libertadores e pelo Brasileiro!

A vitória difícil contra a URT (merecida campeã do interior), mostrou que o time tá ligado. É hora da torcida, técnico Diego Aguirre e a Diretoria também mostrar que estão ligados.

Porque, como diria a Galoucura: quem ficar parado vai tomar um ‘tá ligado’!

Eu acredito na Libertadores e Brasileiro pra nós!

Um abraço,

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira