Menu

AGORA É HORA DE GOLEAR A SOBERBA!

Foto: www.meionorte.com

AGORA É HORA DE GOLEAR A SOBERBA!

 

Por Eduardo Madeira

03/04/2016

O Atlético ATROPELOU o Villa Nova! Foi o jogo com mais Gols que narrei em toda a minha vida de Narrador Esportivo!

Foi uma tarde perfeita para o atleticano que matou saudade do Mineirão, nosso Salão de Festas.

Como é gostoso ver o Galo jogar no Mineirão! E com o ídolo recém-chegado Robinho dando SHOW! Ideal para um pai levar seu filho pela 1ª vez ao estádio.

Mas foi um jogo atípico. Porque o valente Villa Nova fazia uma campanha excelente. Um time que faz um campeonato muito melhor que se esperaria, pelas condições que são oferecidas aos profissionais do Leão! Condição financeira de crise, salários atrasados, Juiz esperando renda para escolher a quem pagar, funcionário sem receber há mais de 6 meses!

Pois depois do 1º Gol do Galo, a menos de 1 minuto de jogo, o Villa ficou nervoso e começou a cometer erros muito infantis e seguidamente.

E quanto mais se apavorava a defesa do Leão, mais Robinho aproveitava! A cada bola recebida pelo Pedalada, se via o apavoramento nos defensores do time de Nova Lima!

Ainda sim, o Villa ameaçou e desta vez encontrou um goleiro Uilson atento e com boa atuação.

Os 3 volantes do Galo tocavam rapidamente a bola. Sim, o Leão Leandro Donizete, ídolo da Massa, voltou! E foi bem.

O 1º tempo terminou 4 a 0! E olha que o goleiro Thiago Leal ainda fez boas defesas e evitou um desastre maior.

No 2º Tempo, o Villa voltou cheio de energia e faz 2 Gols logo de cara! Soares marcou em assistência linda do atleticano Mancini. Mesmo Mancini que fez o 2º Gol Villanovense depois de jogada individual linda de Roger Carvalho.

Mas aí Robinho foi lá e marcou de novo, numa categoria incrível, tocando de primeira no canto a bola que sobrou para ele. E foi comemorar com a Galoucura!

Pratto, ansioso, marcou de pênalti. E marcou de novo, em jogada que combinou falha da zaga do Villa (de novo) e linda jogada individual dele: 7 a 2 para o Galo!

Parecia a Alemaaaaanhaa, amiiiigoo!

E a cada gol do Pedalada Robinho, a galera torcia para que eu escorregasse e narrasse “ ‘PELADA’ lá dentro deles, Robinhoo!”, ao invés de “PEDALA”! *hahahaha*

Veja os Gols com narração do 98 Futebol Clube. Uma parceria com o portal Atlético Mineiro Vídeos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.

Marcos Rocha, Clayton e Júnior Urso jogaram muito! Mas Robinho é Robinho! Ele vai entrando em forma e mostrando que é diferente e pode ser o nosso protagonista!

RISCO DE SOBERBA

Alguns fatos estão me deixando atento quanto ao risco de um pouco de Soberba no Atlético.

A Soberba é algo que quase sempre nos acompanhou. Em 1996, éramos o melhor time. Mas a Portuguesa nos eliminou na Semifinal do Brasileiro. Em 2001, perdemos para um São Caetano em outra Semifinal do Brasileirão. Em 2002, fomos eliminados pelo Brasiliense na Semifinal da Copa do Brasil. E em vários outros momentos de nossa história, éramos muito superiores. Mas tivemos Soberba e perdemos.

Alguns indícios me deixam atento quanto a este risco de Soberba:

1 – CLÁSSICO

Achei Soberba da Diretoria em marcar o clássico com o Cruzeiro para o sol escaldante das 11 da manhã. Isso tendo 3 pontos a menos que o então líder Cruzeiro. Pô, se precisávamos atacar e ganhar o jogo para sermos líderes do Mineiro, para que jogar no período mais quente do dia? O clima de calor absurdo favorecia quem precisava defender, o rival local. O Galo não teve a mesma intensidade de rotina e acabou perdendo por 1 a 0.

Achei Aguirre tranquilo demais na Coletiva pós-clássico. Parecia que tínhamos vencido o embate.

E não gostei de folga de 2 dias para o time, depois de uma derrota em casa para o clássico. Sou a favor da meritocracia: se ganhar, 2 dias de folga. Se perder, 1 dia.

Me cheirou excesso de confiança também estes 2 dias de folga.

2 – ERAZO E CAZARES

Tenho MUITOS anos de experiência como Gerente/Líder/Gestor de equipes. Trabalho com isso há muitos anos. E em gestão, é lugar-comum que o líder deve acompanhar DE PERTO seu liderado.

Se a viagem de volta ao Brasil de Erazo e Cazares da Seleção Equatoriana é muito desgastante, porque não a fizeram até agora? O quanto ANTES fazer, melhor. Assim, se acelera o descanso e a recuperação.

Se a decisão era poupá-los contra o Villa Nova, que voltassem o quanto antes, para descansarem aqui e que reiniciassem os treinos AQUI, na Cidade do Galo.

Esse negócio de que eles estão treinando com a Seleção do Equador não me agrada. Não se faz gestão eficiente à distância em quase todos os casos. Achei errado.

É o tipo de decisão que cheira a excesso de confiança.

3 – GOLEADAS ILUSÓRIAS

Claro que o Verdadeiro Time do Povo teve muitos méritos na Goleada de ontem sobre o Villa. Mas que a euforia, DE VERDADE, fique com a torcida. O Atlético tem na Soberba um adversário histórico.

Sim, o time titular hoje está ótimo. Erazo, que eu temia, encaixou até agora e tem jogado muito bem. Time está certinho.

Ainda falta um zagueiro mais veloz para o banco de reservas, pois Thiago é lento demais. E um atacante de área reserva para o Pratto. Apesar que Diretoria dificilmente contratará mais gente para a Libertadores.

E o Gol preocupa! Que São Victor, o maior Goleiro de nossa história, volte rápido! Quem se acostumou com um MITO no Gol precisa da volta dele!

Mas é claro que o time e o elenco hoje são ótimos! E que temos ENORME chance de brigar pelo título da Libertadores.

Mas que as Goleadas no Campeonato Mineiro não nos faça achar que somos melhores do que somos. Somos um ótimo time. E isso não garante Libertadores. San Lorenzo e River Plate não eram timaços e ganharam as últimas 2 Libertadores porque SOUBERAM DECIDIR e MATAR o jogo nas chances decisivas!

Sim, Diego Aguirre está fazendo ótimo trabalho. Jogadores gostam de seus treinos diferentes. Teve o mérito de “rodar” o elenco no Campeonato Mineiro e Primeira Liga. Assim, quem entra não está “verde” em minutos de jogo e isso conta demais. E este “rodízio” motivou o elenco.

E o “rodízio” trouxe a disputa interna por posições. Que ótimo que o ídolo Leandro Donizete precisa lutar para recuperar a vaga perdida para o bom volante Júnior Urso.

O ótimo atacante Pratto tem que voltar a jogar bem! Senão, pode perder a vaga para uma eventual mudança de esquema de jogo (Clayton pode entrar).

O próprio ídolo Luan tem que abrir o olho. Senão perde vaga entre os titulares. Disputa interna por posições é bom demais para um time que quer ser campeão de algo “grande”.

Agora, para mim, o grande desafio do Diego Aguirre é “blindar” o grupo para evitar uma eventual Soberba.

Soberba que é tão natural quando se está VOANDO! Soberba que é tão familiar ao Atlético.

Porque hoje, a Soberba é um dos maiores adversários do Galo para ganhar a América de novo!

Vamo, Galo!

Humildade, foco e bola LÁ DENTRO da casinha na hora da decisão!

 

Um abraço,

LÁ DENTRO!

 

Eduardo Madeira