Foto: Torcedores.com
TER GOLEIRO PREVALECEU NO CLÁSSICO DOS ERROS!
Por Eduardo Madeira
27/03/2016
E este foi o clássico dos erros!
E foram muitos!
Mas estranho é que a maioria deles partiu de FORA para DENTRO de campo!
1 – Que decisão AMADORA da FMF (Federação Mineira de Futebol) de marcar clássico em data FIFA, desfalcando os times pelos jogos das Seleções nas Eliminatórias e Sub 23. O Atlético perdeu Douglas Santos, Erazo, Cazares e Clayton. E o Cruzeiro perdeu Alisson e Arrascaeta. Nada menos que 6 jogadores! Que AMADORISMO da FMF em marcar. E dos clubes em aceitar!
2 – Clássico num SOL TERRÍVEL de 11h às 13h, justamente o período MAIS QUENTE DO DIA! Um amigo de bastidores me informou que esta teria sido uma sugestão Comercial do Atlético e que Cruzeiro e FMF teriam aceitado.
Foi PÉSSIMO para o jogo. Os 2 times tiveram um jogo muito menos movimentado do que teria sido às 4 da Tarde. Os times já cansaram no 1º Tempo. Péssima decisão.
Pergunte aos jogadores. Eles detestaram! Isso afetou o futebol das 2 equipes.
3 – O que DECIDIU o clássico foi o ERRO do Goleiro Uilson, que “bateu roupa” no chute de Élber e na sequência Rafael Silva colocou lá dentro!
4 – O técnico Diego Aguirre ERROU ao não escalar LEANDRO DONIZETE. Com Júnior Urso fazendo uma partida ruim no 2º Tempo, faltou a raça e marcação dura do Leão do Galo.
5 – A arbitragem ERROU em 2 lances capitais: agressão fora da bola de Ariel Cabral em Hyuri e o pênalti não marcado de Fabrício em Lucas Pratto no 2º Tempo. Além disso, deixou “o pau cantar” no 1º Tempo. Foi mal o Emerson de Almeida Ferreira.
O jogo começou num sol escaldante!
O Cruzeiro errando muito na saída de bola com Henrique. E o Atlético errando o último passe, especialmente com Hyuri, que perdeu enorme chance de mostrar serviço.
O Goleiro Fábio fez grandes defesas. E o menino Uilson quase tomou gol numa saída errada que o lento zagueiro Tiago tirou em cima da linha.
Com 25 minutos, os 2 times já sentiam o enorme calor. E se poupavam, avacalhando o espetáculo.
O Cruzeiro meteu uma bola na trave com Élber.
No clássico dos erros, Deivid foi mais esperto que o experiente Diego Aguirre. Sacou o sonolento Henrique para a entrada de Federico Gino e corrigiu o seu time do meio campo.
O Atlético mantinha sua zaga lenta. Léo Silva fazia dupla com o zagueiro Tiago, mais lento ainda que o nosso veterano Libertador Alvinegro. Eu temia Erazo, mas ele encaixou na marcação com Léo Silva. Mas o Atlético não tem reservas à altura para a Libertadores.
E enquanto Hyuri e Júnior Urso falhavam especialmente no 2º Tempo, Aguirre falhou ao não enxergar a história de Leandro Donizete nos clássicos. E colocou o menino Pablo, que errou praticamente tudo que tentou.
Foi aí que a qualidade do Goleiro Fábio destoou. Um goleiro com mais de 10 anos de Cruzeiro que tem muita história com a camisa celeste e fez pelo menos 3 DEFESAÇAS no 2º tempo. Uma “à la Gordon Banks” em cabeçada de Robinho. E outra DEFESAÇA quando Luan dominava nas costas da zaga e ia marcar e ele interceptou. Mas Fábio fez mais 2 grandes defesas!
E o Cruzeiro, estranhamente, mesmo com o Atlético tendo o 3º Goleiro num menino de apenas 21 anos, não chutava a Gol!
Enquanto isso, o menino Uílson quase levou um gol no 1º tempo numa saída em que “caçou borboleta”.
E sim , falhou no Gol marcado pelo Cruzeiro. Ele “bateu roupa” no chute dado por Élber e a bola sobrou no pé de Rafael Silva, que colocou LÁ DENTRO. Cruzeiro 1 a 0!
Veja os melhores momentos do clássico com narração do 98 Futebol Clube. Uma parceria com o canal Caveira Azul no You Tube. Clique aqui para acessar o canal.
Depois do Gol da Raposa, o Galo foi pra cima à base da bola aérea.
Robinho visivelmente ainda fora de forma. Mesmo assim deu trabalho para a defesa celeste.
O jogo mostrou que Tiago é lento demais para ser o reserva da zaga para a Libertadores. Que Hyuri não está pronto para mudar jogo nenhum enquanto estiver MASCARADO PARA CACETE. Um jogo que mostrou que não se pode contar com Uílson para a Libertadores, ele está “verde” ainda. E que precisa se contratar um BOM GOLEIRO para o lugar de Giovanni na Liberta.
Lauro?! NÃO! MIL VEZES NÃO! O Atlético não consegue contratar ninguém melhor que um goleiro da LAJEADENSE do Rio Grande do Sul para ser o 2º Goleiro e reserva do São Victor? Pelo Amor de Deus, hein, Diretoria?!
O menino Uílson (que nome desgramado, Jesus, Maria e José) pode se tornar um grande Goleiro. Mas foi Reprovado em seu “teste de fogo”. Pela falha decisiva no Clássico, em que deveria espalmar a bola para a linha de fundo e não para o meio da área. Mas pode crescer. Afinal, substituir o maior Goleiro da história do Atlético nunca será fácil.
Ainda mais que no Gol do adversário estava simplesmente o melhor em campo, o goleiro Fábio, que catou até pensamento. Que irrita mesmo quando entrevistado e dedica suas vitórias a Deus (mas que o Goleiro não cita nas derrotas), como se o Todo-Poderoso torcesse para time de futebol. O Homem Lá de Cima tem coisas muito mais importantes a tratar.
Vitória para aliviar a barra do técnico Deivid, que em pouco tempo já tem o dom de irritar a torcida celeste em praticamente tudo o que faz.
E derrota que mostra que Tiago na zaga, Uilson no Gol e Hyuri como titular não servem para Libertadores.
E fora de campo, para mostrar que clássico não se joga 11 da manhã. Nem em data FIFA, viu, FMF AMADORA e clubes?!
Um abraço,
LÁ DENTRO.
Eduardo Madeira