LEONARDO ‘SALVA’ DEVIA SER O NOME DO NOSSO CAPITÃO
Por Eduardo Madeira
01/02/2016
Em algum momento da transmissão esportiva da 98 FM, o jornalista e atleticano Igor Assunção bradou Leonardo “SALVA”, brincando com o sobrenome do Libertador Alvinegro com o fato de ele nos “salvar” em vários momentos de perigo!
E o apelido não é exagerado. Em vários momentos, Leonardo Libertador Silva apareceu para “salvar” o Atlético. Não à toa, é o zagueiro com mais gols na história do Galo. E é autor do gol mais importante da história do clube, aquele aos 41 do 2º tempo na épica Final da Libertadores.
O Galo venceu ontem na estréia do Campeonato Apoio Mineiro contra o Uberlândia graças a um gol “chorado” de Leonardo “Salva”.
Veja o gol que narrei com os companheiros de 98 Futebol Clube. Uma parceria com o Canal Atlético Mineiro Vídeos do You Tube. Acesse https://www.youtube.com/user/atleticomineirovids .
Salvou uma atuação ruim do Galo. Mas que mostrou algumas coisas importantes:
– Precisamos de reforços, mesmo. O torneio Mineiro costuma “esconder” as deficiências dos grandes, pela disparidade técnica com os clubes do interior. Precisamos de um camisa 10, de um volante de marcação e um atacante.
O Galo teve em Dátolo seu protagonista de armação. E erradamente, muito pela direita, em vários momentos, onde ele ficava completamente “torto” na jogada.
Patric no meio/ataque não dá. Ontem o menino Dodô entrou e fez um bom jogo. Finalmente. Depois de um 2015 péssimo. Sou da teoria de emprestar o menino, para “pegar rodagem”. Assim como Eduardo, que tem as mesmas características que Lucas Cândido (este mais “pronto” para ser testado).
Ainda precisamos de um volante mais pegador, pois Carioca, Lucas Cândido e Eduardo marcam pouco.
E Pratto precisa de uma sombra ou um companheiro. Tem perdido as poucas chances que tem. O Galo precisa de um atacante “de peso”. E precisa abandonar este 4-2-3-1, pois Pratto ou seja quem for vai continuar isolado no ataque neste sistema.
– Aguirre insistiu erradamente em Patric na armação pela direita. Pela péssima atuação dele, tomara que tenha ficado mais didático para o treinador que Patricão da Massa é o lateral direito reserva e pronto! E Aguirre precisa parar de colocar Dátolo pela direita. É centralizado (quando necessário) ou de preferência pela esquerda.
E a zaga continua sendo uma incógnita. Erazo seria o melhor complemento para o mito Leonardo “Salva”? Jemerson é um zagueiro acima da média, rápido e técnico.
Findada a “novela André Crianção” e a saída do bom jogador (mas apenas coadjuvante) Giovanni Augusto, agora, finalmente, as atenções se voltam à necessidade de reforços. Dinheiro em caixa tem.
O lado bom da derrota para o Flamengo e a má atuação ontem contra o Uberlândia deixaram cristalina a necessidade de QUALIDADE de gente para chegar e vestir a camisa titular.
Porque Juan Cazares e Hyuri são apenas apostas, ainda. E precisarão se adaptar.
Daqui 16 dias estreamos na Libertadores e fora de casa!
Estamos lutando contra o tempo pelos reforços!
Porque temos sim Leonardo “Salva” para ajudar em momentos decisivos. Mas precisamos distribuir essa responsabilidade!
Eu acredito!
Um Abraço,
Eduardo Madeira