Menu

A LIBERTADORES 2016 JÁ COMEÇOU

A LIBERTADORES 2016 JÁ COMEÇOU

Por Eduardo Madeira

02/11/2015

 

Sim, a Libertadores 2016 já começou.

Esta frase do Âncora do 98 Futebol Clube de 12h e Comentarista dos jogos do Galo na jornada esportiva da 98, Gilbert Campos, que intitula este Blog é o resumo do “daqui pra frente” do Galo, também para mim.

Na verdade começou há algumas semanas, quando o Galo perdeu por 4 a 0 para o Sport, pra mim. Porque time que toma 2 goleadas de 4 em fase decisiva não ganha título! E isso porque não considero 3 x0 goleada (levamos este placar do Corinthians).

Ontem, o futebol do Corinthians eliminou qualquer argumento de que eles ganharão o campeonato por causa da arbitragem. Sim, a arbitragem prejudicou o Atlético em alguns jogos do campeonato. Mas além e muito mais relevante que isso é a bola e o encaixe que o técnico Tite deu a esse time do Parque São Jorge!

Tite é, disparado, o melhor técnico brasileiro e merece dirigir a Seleção. Ele fez de uma escalação apenas boa do Corinthians um time muito forte!

Mas o Galo ajudou. Perdeu Jô, Guilherme e Maicosuel e não repôs com qualidade. Tenho ouvido em bastidores que o Galo não repôs com qualidade porque não tem dinheiro para contratar e que manter este time já está sendo um “parto” pra Diretoria.

Sonhar com o Brasileiro já foi ousado. O Galo tem 12 jogadores de qualidade e não tem banco de reservas que mude jogo. Cárdenas, Dodô e Patric não mudam jogo nenhum.

O rival Cruzeiro mostrou em 2014 que se ganha o Brasileiro com ELENCO qualificado. O próprio Galo mostrou isso na própria Liberta 2013, trazendo Tardelli, Josué, Luan e Alecsandro para fortalecer um time que não perdeu o Brasileiro 2012 exatamente por não ter ELENCO!

O Galo não tem uma armação confiável, pois Giovanni Augusto e Dátolo fizeram um campeonato instável, cheio de altos e baixos. Cárdenas é o MICO DO ANO. Um armador de um metro e meio que não dá UMA assistência para gol nem faz NENHUM gol fazendo umas 15 partidas, não merece a tal sequência de jogo. Nem LAMPEJOS esse menino mostrou.

Agora o Galo tem que atuar em 2 planos: de curtíssimo e médio prazo.

De curtíssimo prazo, o Galo tem que absorver a depressão da derrota, juntar os cacos e buscar a VITÓRIA contra o Figueirense, lá em Santa Catarina. Porque depois tem um jogo difícil contra o São Paulo na capital paulista. Pega depois o Goiás em casa e aí sim o jogo DECISIVO contra Grêmio lá em Porto Alegre. E finaliza contra a Chapecoense.  Ou seja, 3 jogos DIFICÍLIMOS fora de casa. Nossa briga agora é para sermos vice-campeões e é direta com o Grêmio!

De médio prazo o Galo precisa CONTRATAR para ter chances de ser campeão da Libertadores.

E avaliar o Levir Culpi. Levir é, ao mesmo tempo, o grande responsável pelo Galo estar muito bem no campeonato e também um dos protagonistas pela perda do título. Ganhou uma Copa do Brasil épica depois de pegar um time mascarado e acomodado. Fez o Galo jogar um futebol bonito, pra frente. Mas um futebol desequilibrado. Toma gols demais! Errou em algumas substituições. Deu folga de 2 dias enquanto o futuro campeão Corinthians deu um dia de folga.

Mas não dá pra tirar o Levir sem ter fechado com um técnico top. Cuca seria o meu preferido. Por motivos óbvios.

A Libertadores 2016 já começou, amigos. Tá na hora de vender o Marcos Rocha (que já manifestou querer sair), antes que se desvalorize. Léo Silva está ficando velho. Jemerson deve ser vendido, porque joga muito. Edcarlos tem falhado recentemente seguidas vezes. Precisamos de um volante bom marcador (como Ralf do Corinthians). Precisamos de um armador diferenciado, que não temos. Precisamos de um atacante velocista top. Ou seja, para ter chances de título, precisamos de pelo menos 3 jogadores acima de média e ainda mais alguns para qualificar o ELENCO!

A derrota ontem foi doída! Mas não podemos esquecer que o Galo está na “crista da onda” há 4 anos. Em 2012 jogou muito e foi vice brasileiro, ganhou a Libertadores 2013, ganhou Recopa e Copa do Brasil 2014 e faz ótima campanha no Brasileiro em 2015.

O Galo fez uma história espetacular de volta por cima nestes últimos anos! É um time respeitado e temido! A Massa lançou moda com o “Eu Acredito”!

O Galo precisa de sua massa para consolidar o vice campeonato e ir direto à Libertadores.

Podemos ser campeões da Libertadores em 2016!

Eu acredito! Eu torço contra o vento!

Um abraço,

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira