Menu

VEXAME DECRETOU: 2017 JÁ COMEÇOU! TREINADOR, DIRETOR DE FUTEBOL, CARLINHOS NEVES… É HORA DE MUDANÇAS!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação

VEXAME DECRETOU: 2017 JÁ COMEÇOU! TREINADOR, DIRETOR DE FUTEBOL, CARLINHOS NEVES… É HORA DE MUDANÇAS!

Por Eduardo Madeira

24/11/2016

O Galo deu um ENORME VEXAME contra o Grêmio ontem e a Copa do Brasil virou sonho distante. E só 3 X 1 ficou barato, era pra ser pelo menos 5 X 1.

A fatura chegou gorda e com todas as deficiências do ano muito didáticas de uma só vez. Sem ordem de importância:

1 – APATIA EMOCIONAL

Logo de início, ficou claro que o Atlético SENTIU o jogo. Os jogadores ficaram excessivamente nervosos. Não conseguiam trocar passes e sempre demoravam um segundo a mais para passar a bola ao companheiro. Segundo a mais que deixava claro que o time estava inseguro e sem confiança. Apatia inclusive do técnico Marcelo, sentado passivamente no banco de reservas quando seu time tomava um “passeio de bola” boa parte do tempo.

Mas os JOGADORES também tem grande responsabilidade nisso! Movimentaram-se pouco! Buscaram pouco! Quiseram pouco em atitude dentro de campo. O Grêmio veio para jogar a vida; os jogadores alvinegros um jogo normal!

2 – TIME SEM PADRÃO TÁTICO

E essa falta de confiança está muito ligada à falta de consistência tática da equipe. Um time que não tem um sistema de marcação encaixado. Um time que não teve transição da defesa para o ataque na saída de bola. Um time que ontem não teve movimentação dos homens de frente (Maicosuel e Robinho) para receber a bola. Um time sem APROXIMAÇÃO, espaçado. Um emaranhado de jogadores. OU seja: um time sem padrão tático, senhor Marcelo Oliveira. Um treinador com mais de 40 jogos no time e não conseguiu encaixar o time com o melhor elenco do Brasil.

3 – FALTA DE ZAGUEIROS E VOLANTES

Desde Janeiro, a Imprensa inteira avisou que o Atlético precisava de BONS zagueiros, com a saída de Jemerson para a Europa. O Galo trouxe Erazo, que se provou outro Edcarlos: começou bem, mas sem jogar ao lado do mito Leonardo Silva se perdeu. Depois de insistir com os sofríveis Tiago, Edcarlos e Ronaldo Conceição, o menino Gabriel foi lançado e acabou sendo o melhor do setor, apesar da pouca idade. A Imprensa inteira cobrou que o Galo precisava de zagueiros melhores para compor o elenco, mas ninguém de melhor nível foi contratado.

Chegou a fatura: com Júnior Urso marcando NINGUÉM e Donizete ficando sozinho na marcação e errando todos os passes, a bola toda hora chegava nos zagueiros no mano a mano. Gabriel também falhou no jogo, mas foi disparadamente o melhor do time, não só pelo gol quanto pela raça. Gabriel muito melhor que Erazo nesse momento.

Neste elenco, só Donizete é um volante marcador. Carioca é bom volante, mas marca ninguém. Júnior Urso é volante que não marca ninguém. Lucas Cândido (foguete molhado) é volante que marca ninguém. Esta é outra falha de formação de elenco.

Isso sem contar que jogador com o terceiro e SOFRÍVEL lateral direito, Carlos César. Ele é uma das MINAS do adversário quando se joga com o Galo.

4 – FALTA DE DIRETOR DE FUTEBOL

Quem me acompanha no Blog sabe que, com a ausência super compreensível de Eduardo Maluf para tratamento de saúde, eu cobrei a contratação de um novo Diretor de Futebol, o que não aconteceu. Este cargo ficou vago e pior, esta função também. Faltou alguém para ser o chefe do Futebol. Se Maluf estava afastado, que se contratasse alguém do mercado ou se deslocasse alguém competente para a função. As consequências? O descompromisso de Cazares, por exemplo. A caída de produção de Rafael Carioca com aparente desmotivação. O desinteresse de Dátolo é outra prova.

Faz todo sentido que Maluf, agora de volta, não atue da mesma maneira e ele deve continuar ajudando no clube. Mas se não conseguir fazer a mesma função, alguém deve ser contratado.

Uma das correções que a Diretoria tem que fazer para 2017 é preencher esta lacuna. Ela fez mais falta do que parece.

5 – EXCESSO DE CONTUSÕES E CARLINHOS NEVES NO LUGAR ERRADO

Carlinhos Neves merece gratidão e reconhecimento eterno pelo que fez no Galo. Mas como Coordenador Técnico não deu certo. O inexplicável ENORME número de contusões do time não se justifica nem para um leigo. Para mim, deve haver mudança ali.

Que volte a ser Preparador Físico ou que saia da nova função onde mostrou não ser competente e o aproveite aonde ele é bom!

6 – TREINADOR

Torci demais pela chegada de Marcelo Oliveira quando Aguirre mostrou não ser técnico para o Atlético ser campeão! Marcelo é figura humana excepcional. Dos maiores campeões dos últimos anos no Brasil. Formado e ídolo como jogador do Atlético.

A apatia de ontem, sentado no banco enquanto seu time produzia pessimamente em campo, não é condizente de um treinador campeão no Atlético. Quando o time pedia uma mudança de astral no intervalo, nada de alteração. O ídolo Marcos Rocha continuava no banco. E só entrou depois dos 20 minutos, enquanto Carlos César colecionava bolas nas costas. APÁTICO!

Marcelo não conseguiu, mesmo nos bons resultados, convencer. O Galo é um time sem padrão tático e sem vibração. Confia excessivamente no talento. O suor fica em 2º plano, o que é grave para a Massa.

Precisamos de outro treinador! Na Final, eu esperava que o time se superasse na raça! Mas esta não é a característica da maioria desses jogadores. Agravante que o mercado não oferece grandes opções. Vai ter trabalho a Diretoria para achar alguém bom.

Nos bastidores, há casos e casos de jogadores que reconhecem nele um bom gestor de grupo, um cara que sabe diagnosticar problemas táticos, mas não resolvê-los. Só não foi demitido ainda porque está disputando a final e porque o mercado não oferece grandes opções.

Depois dessa atuação ridícula de ontem eu não acredito no título da Copa do Brasil. O time não jogou no ano partidas que nos dêem grandes esperanças pra isso.

Mas é futebol. Fazer 2 a 0 para ir para os pênaltis é possível, mas não provável!

Ainda com esses erros citados acima, a Diretoria vem fazendo bom trabalho. Conseguiu trazer Robinho, Fred, Fábio Santos, manter Rafael Carioca, trazer os promissores Otero e Clayton.

Mas para ser campeão é preciso mais!

2016 praticamente acabou e o ano infelizmente deverá terminar sem conquistas.

Que a Diretoria monte time e Comissão Técnica e para ser CAMPEÃO BRASILEIRO em 2017. Esse é o tesão do atleticano. Libertadores é espetacular, mas nos falta o Brasileiro.

E, para isso, que se comece a reforçar AGORA!

2017 já começou!

Um abraço a todos!

Eduardo Madeira