Menu

A PRIMEIRA LIGA JÁ VALEU A PENA. E OBRIGADO, JEMERSON BLACKEMBAUER!

A PRIMEIRA LIGA JÁ VALEU A PENA. E OBRIGADO, JEMERSON BLACKEMBAUER!

 

Por Eduardo Madeira

28/01/2016

A Primeira Liga, a Liga Sul Minas Rio, teve somente sua primeira rodada, mas dá deu ótima contribuição para o Galo. E só por essa contribuição, já valeu a pena joga-la.

O Atlético estreou logo contra seu maior rival, o Flamengo e no Mineirão – estádio para jogo desse calibre.

Por que já valeu a pena? Começo do mais importante: a derrota para o Flamengo (não contra Caldense ou URT) mostrou que ainda precisamos de REFORÇOS.

Necessidade de Reforços

Nas últimas 2 semanas, com as especulações sobre SAÍDAS de Jemerson e Pratto e o título na Florida Cup, “esfriou-se” a cobrança da torcida e Imprensa por reforços. Definida a situação dos 2 jogadores (comentarei em detalhe mais abaixo cada uma), o jogo e a derrota deixaram claro que PRECISAMOS DE REFORÇOS para termos real chance de conquistar a Libertadores.

Na minha opinião, num mundo ideal, o Galo precisa de pelo menos 4 reforços:

Um Zagueiro RÁPIDO:

Com a Venda de Jemerson para o Mônaco da França, precisamos de um Zagueiro RÁPIDO. Jemerson é dos zagueiros mais técnicos e rápidos que surgiu nos últimos anos no Brasil. Leonardo Silva, Edcarlos, Tiago e Erazo são zagueiros lentos.

Mas, infelizmente, eu duvido que a Diretoria contrate outro zagueiro, pois deve ter contratado Erazo exatamente para substituir o Jemerson. Lembro que o Blackembauer “salvou” a temporada do Leonardo Libertador Silva ano passado, pois a idade já está chegando para o gol mais importante de nossa história.

É torcer para a Diretoria mudar de posicionamento. Senão, aquela imagem de ver o Léo Libertador Silva correndo (com dificuldade) atrás do atacante (como ao Guerrero) poderá se repetir muito em 2016.

Um volante MARCADOR

O promissor Lucas Cândido, canhoto, com bom chute, alto, parece-me frouxo na marcação. Assim como Eduardo, que pra mim deveria ser emprestado para pegar “bagagem”. Os dois tem características parecidas.

Na minha opinião, falta um volante mais MARCADOR, pegador. Lembro que em 2012 e 2013 o Galo tinha Pierre e Leandro Donizete em boa fase. Mesmo assim trouxe Josué e ele foi muito importante na Libertadores. Com a contusão de Donizete, Josué encaixou e jogou muito.

Hoje, temos um Rafael Carioca que indiscutivelmente sabe jogar bola, mas é frouxo na marcação. Assim como Lucas Cândido e Eduardo.

Eu sou da opinião que Libertadores tem que ter pelo menos 2 volantes muito eficientes na marcação.

A Diretoria também tenta convencer Aguirre a dar chance ao promissor Lucas Cândido. Eu ainda acho que falta um volante marcador.

Um camisa 10

O camisa 10 está em falta não só no Brasil, mas no MUNDO. São raros os que existem atuando bem. Jadson e Renato Augusto se alternaram (e complementaram-se) no Corinthians que SOBROU (muito também por isso) no Brasileirão 2015.

Precisamos de um condutor do time na armação que seja PROTAGONISTA. Não os bons coadjuvantes Dátolo e Giovanni Augusto, mas um líder técnico dentro de campo.

Vários colegas de Imprensa ficaram animados com a contratação de Juan Cazares, mas eu prefiro esperar um pouco para vê-lo. Dizem que nos softwares de estatísticas de jogador e análise de desempenho, o Cazares é dos TOPs na posição. Mas jogar no pequeno Banfield da argentina é uma coisa, no Atlético é outra.

Portanto, até ver o pequenino Cazares, acho que precisamos de um 10 com mais bola e mais “pompa”.

Tenho minhas dúvidas se a Diretoria vai conseguir trazer raro tipo de jogador.

Um atacante de área

Pratto não é centroavante de ofício, mas atua assim no Galo, por necessidade do time.

Precisamos de sombra pra ele, que não faz gol há meses. Rafael Moura He Man poderia ser uma boa, mas parece que suas condições fisiológicas não estão boas.

Pratto é um bom atacante, sem dúvida. Mas precisa fazer mais gols. E que bom que ontem o presidente Daniel Nepomuceno afirmou que ele não sai. Até porque é jogador de dificílima reposição no mercado.

Seja ele ou outro, precisamos de um atacante de área.

E convenhamos, este 4-2-3-1 está deixando o Pratto mais isolado que tudo. Tá na hora de colocar um 2º atacante de ofício, um velocista. Não adianta contratar este 2º atacante de área e continuar deixando o cara isolado na frente.

E este velocista pode se o Hyuri, que deu ótimo “cartão de visitas”.

A derrota para o Flamengo

O Galo começou bem o jogo, com chances de Tiago (cabeçada no travessão), Dátolo (bom chute em curva de fora da área) e 2 vezes com Giovanni Augusto (em uma delas perdendo gol claro em ótimo contra ataque e lindo passe de Pratto.

Para mim, Aguirre escalou mal Giovanni Augusto e Dátolo. “Matou” Giovanni Augusto colocando na meia pela esquerda, quase na beirada do campo e Dátolo centralizado. Inverteu e errado. Giovanni rende mais centralizado e com visão do campo todo, pois não tem velocidade ao ser marcado na beira do campo. E Dátolo rende melhor pela esquerda, como 3º homem de meio campo.

Carioca e Donizete foram mal ontem, os dois. E até o Santo Goleiro Victor parecia mal colocado no 2º gol. Tomou 2 gols de fora da área. Mas seu crédito é enorme, gigante.

Quem mandou BEM DEMAIS foi a torcida que compareceu ao Mineirão! Agitou, gritou, fez uma festa. No fim, cansou de não ser correspondida pelo time!

Os desfalques de Jemerson, Erazo, Cazares, Hyuri, Luan e Thiago Ribeiro (SEIS) fizeram muita falta. O menino Carlos irrita até mesmo quando machuca (3 meses parado, muito tempo).

Não gostei das mexidas do Aguirre. Tirou Giovanni Augusto para colocar Lucas Cândido. Dodô deveria ser emprestado, pegar “rodagem” e não se queimar definitivamente com a torcida. Ele tem potencial. Mas outros ares fariam muito bem ao garoto.

O Atlético parece ter cansado no 2º tempo, o que deve ser normal pelo fato da preparação física estar sendo muito intensa neste início de temporada. Além de ter corrido “errado”,  pois o time intenso e veloz teve desfalques de jogadores fundamentais para este estilo de jogo.

Mas achei a derrota EM UMA HORA ÓTIMA! Passionais, muitos atleticanos estavam otimistas DEMAIS com as primeiras amostras do time na temporada contra Schalke e Corinthians. Parou-se de falar em REFORÇOS nas 2 últimas semanas, passando a falsa sensação que este elenco é um dos favoritos para ganhar a Libertadores.

Mas nada que abale a minhas boas impressões sobre Aguirre (que precisa testar mesmo), a Diretoria e a chance de ótima temporada do time.

A consistência no trabalho parece ser grande!

Vamos brigar por coisa grande esse ano!

Primeira Liga – Liga Sul Minas Rio

primeira liga

Enfrentar um Flamengo em um Mineirão é um teste muito maior que times fracos do interior de Minas e alerta para a necessidades logo em Janeiro. A Primeira Liga já valeu para isso.

Além disso, tem tudo para ser o “embrião” de uma nova ordem no futebol brasileiro. Os times assumirem a organização de campeonatos é uma necessidade real.

A CBF não está preocupada com os clubes e o futebol brasileiro. Quer é conseguir amistosos caça níqueis para a Seleção. E os dirigentes da CBF estão quase todos ali para ROUBAR.

Num momento em que a corrupção na CBF está à tona e a entidade está sem credibilidade, a hora para os clubes assumirem é agora.

A CBF está tão confusa que cada hora tem um posicionamento sobre a Liga. A última “pérola” foi do Coronel que exerce ESTA SEMANA a Presidência, afirmando DESCONHECER a Nota à Imprensa que seria ASSINADA por ele!

Nesta Primeira Liga haverão erros. É normal. É só uma primeira iniciativa. Ajustes haverão de ser feitos. Nenhum projeto nasce maduro.

A torcida precisa CHANCELAR a Primeira Liga. Indo muito ao campo, comprando muito Pay Per View, dando muito Ibope às transmissões.  É assim que o torcedor vai protestar contra a CBF, esta entidade corrupta!

MUITO OBRIGADO, BLACKEMBAUER JEMERSON

Jemerson

Jemerson foi vendido para ao Mônaco da França e já embarca imediatamente. A Diretoria fez certo em vender. Mesmo sem que ele jogue a Libertadores.

O último jogador que o Atlético vendeu por uma grana alta foi 2013 (estamos em 2016, quase 3 anos depois) e mesmo assim não RECEBEU O DINHEIRO.

O Galo, como todo time, precisa vender jogadores para sobreviver. Melhor vender enquanto ainda está valorizado.

E vendendo UM jogador, pode manter os demais. Inclusive Lucas Pratto, atacante bom e de difícil reposição. O Presidente Daniel afirma que não venderemos Pratto no 1º semestre.

Sobre Jemerson, é um EXEMPLO.

Suas primeiras atuações foram SOFRÍVEIS! Eu fui um dos mais o criticou. Antes do jogo de ida na Recopa, Réver e Edcarlos machucados e li a notícia que Jemerson iria ser titular.

Twittei algo parecido com isso: “Jemerson vai jogar! Ave Maria, cheia de graça…”

Como é bom quando um jogador DÁ A VOLTA POR CIMA e CALA NOSSA BOCA!

Como jogou bola no Atlético o Jemerson. Zagueiro rápido, calmo e técnico. Joga muito! E provavelmente salvou o prestígio de Leonardo Libertador Silva em muitos erros de 2015.

Campeão da Recopa 2014. Campeão da Copa do Brasil 2014. Campeão Mineiro 2015. Vice-Campeão Brasileiro 2015. Eleito Jogador do Ano em Minas pelo Troféu Guará (Rádio Itatiaia). Campeão da Florida Cup.

No 98 Futebol Clube, nós, fanfarrões que somos, o apelidamos Blackembauer.

Jemerson não precisou dar entrevistas cornetando imprensa. Aliás, ele era sofrível também nas entrevistas e melhorou muito nisso também!

Jemerson deu a volta por cima CALADO  e JOGANDO MUITA BOLA!

Vai com Deus, SUCESSO E volte um dia, BLACKEMBAUER.

 

Muito obrigado por tudo!

Um abraço,

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira