Menu

SERÁ QUE O ELENCO “QUEIMA-TÉCNICO” VAI FAZER MAIS UMA VÍTIMA?

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro /  Divulgação

SERÁ QUE O ELENCO “QUEIMA-TÉCNICO” VAI FAZER MAIS UMA VÍTIMA?

Por Eduardo Madeira

14/06/2017

E o Galo, que precisava da vitória para sair das últimas posições na tabela, se complicou mais ainda e perdeu dentro de casa (de novo) para o xará Atlético Paranaense, em pleno Independência! E com isso, o Alvinegro está momentaneamente no incômodo Z4 do Campeonato Brasileiro.

Foi um jogo muito estranho! O Galo dominou o primeiro tempo praticamente inteiro e sufocou o Furacão. Não só sufocava como jogava bem, com o time do Paraná não conseguindo contra-atacar. Alex Silva e Rafael Carioca faziam uma boa primeira etapa. Mas o Rubro Negro da Arena da Baixada bloqueava a maioria das chances Alvinegras, no “bumba-meu-boi”.

He-Man acertou a trave aos 25 minutos. Pouco depois, Robinho perdeu um gol incrível, depois de deixar Elias na cara do gol e o Cirilo Atleticano tentar Rafael Moura.

Aos 39, a expulsão de Lucho González deixou a esperança de um gol mais maduro ainda. Que não aconteceu. O primeiro tempo terminou em 0 a 0 e o resultado era injusto com um Galo que jogava bem.

Veio o 2º tempo e com as mudanças do técnico Eduardo Baptista, o Furacão melhorou, mesmo com um homem a menos. E foi o Atlético Paranaense quem primeiro levou perigo na segunda etapa, acertando a trave de Victor.

He-Man marcou de cabeça, mas o árbitro Péricles Bassols anulou erradamente. Entrou Otero em lugar de Valdívia. O Alvinegro ia ficando inseguro com as chances não convertidas e os desfalques de Marcos Rocha, Gabriel, Yago, Adílson, Cazares e Fred eram sentidos. Tanto que os meninos Thalis e Elder tiveram que entrar em lugares de Elias e Alex Silva.

Quando o péssimo empate parecia prevalecer, Felipe Santana recuou bisonhamente de costas para Victor e o lateral paranaense Sidcley marcou o gol da vitória do Furacão em pleno Indepa – ô Furacão que gosta de ganhar no Horto, sô! O que está ruim, pode piorar e o gol empurrou o Galo ao Z4!

No futebol, torcedor e Imprensa valorizam mais o resultado que a atuação. O Galo teve, pra mim, uma boa atuação no primeiro tempo. Mas não colocou a bola “LÁ DENTRO”! Rafael Carioca foi bem no jogo, Leonardo Silva foi monstro na zaga Felipe Santana não vinha mal no jogo, mas mostrou de novo num lance capital que não tem bola para jogar no Galo – zagueiro que “sapateia”. Alex Silva foi razoavelmente bem. Destaque negativo para Robinho – que sou fã mas vive péssima fase.

Roger hoje errou ao não trocar Marlone pelo menino velocista Capixaba, para mim.

ELENCO “QUEIMA-TREINADOR”

Alguns torcedores pedem a cabeça de Roger Machado: eu não concordo! Roger Machado, Marcelo Oliveira, Diego Aguirre… este elenco mal formado vem “queimando” treinadores!

Não me refiro a corpo mole, me refiro à má formação de elenco. Venho cobrando um zagueiro acima da média há UM ANO E MEIO, desde a saída de Jemerson, que não veio! Um zagueiro TOP ajudaria na formação do promissor (mas verde) Gabriel – já reparam como o futebol do garoto cresce quando joga com Leonardo Silva? Erazo só deu certo com Leonardo Silva. Mas vive o mesmo problema crônico no joelho de Luan – ou seja, tende a fazer poucos jogos no ano, o que tem acontecido.

A reserva das laterais é outro problema. Carlos César foi “avenida” na Final da Copa do Brasil contra o Grêmio e mostrou ser “quebra-galho” para poucos jogos sem Marcos Rocha. Alex Silva é o “tampão do tampão” – hoje não foi mal, mas é longe do que o Galo precisa. Danilo provou ser pesado para uma lateral – conseguiu ser reserva do Bryan no América e infelizmente mostrou que a camisa do Atlético é pesada demais para ele. Leonan não inspira confiança e está no mínimo “verde”. Ou seja, se os ótimos Marcos Rocha ou Fábio Santos machucarem, LASCOU TUDO!

Na cabeça de área, Adílson chegou resolvendo. Mas machucou. Yago vem crescendo de produção, mostrando que tem personalidade e pode crescer, assim como Ralph – que só entrou bem. Mas Carioca só vai jogar no Atlético se tiver alguém para marcar para ele – é FODA com a bola no pé, mas marca ninguém. Jogador sem pegada no Galo sofre, mais ainda volante. R10 só vingou na meiuca porque é GÊNIO da bola e foi melhor do mundo. A Massa não aceita quem não corre, dá porrada e carrinho. Guilherme só deu certo em alguns jogos porque tem qualidade demais, mas em outros que não foi decisivo a Massa pegou no pé. Carioca precisa estar bem demais para Massa o aguentar. Mas acho que tá na hora dele ser vendido! O seu drible desnecessário, fazendo o giro 360 graus para trás, irrita também!

O elenco é velho, amigos. Quem é o jogador de velocidade para SER LANÇADO em contra-ataque? Robinho (péssima fase) e Fred é que não! O Galo PRECISA de uma atacante RABISCANTE, VELOCISTA e NOVO – estilo Marinho do Vitória para mudar a história de um jogo.

Jogador Idade Nascimento
1 Victor 34 21/01/1983
2 Giovanni 30 05/02/1987
3 Leo Silva 37 22/06/1979
4 Erazo 29 05/05/1988
5 Felipe Santana 31 17/03/1986
6 Gabriel 22 14/03/1995
7 Marcos Rocha 29 11/12/1988
8 Carlos César 30 21/04/1987
9 Alex Silva 23 15/05/1994
10 Fábio Santos 31 16/09/1985
11 Danilo 25 17/08/1991
12 Yago 21 07/07/1995
13 Rafael Carioca 27 18/06/1989
14 Cazares 25 03/04/1992
15 Valdívia 22 04/10/1994
16 Otero 24 09/11/1992
17 Elias 31 16/05/1985
18 Adilson 30 16/01/1987
19 Marlone 25 02/02/1992
20 Luan 26 11/08/1990
21 Robinho 33 25/01/1984
22 Fred 33 03/10/1983
23 Rafael Moura 33 23/05/1983

 

Você pode me dizer: mas e Cazares? Ele é MEIA, e tem que LANÇAR para alguém, não SER LANÇADO. Assim como Valdívia! Falta também um meia que ORGANIZE o jogo, além de Juanudes Cazares. Valdívia pode e DEVE ser readaptado para a MEIA CENTRAL. Reparou que quando o Galo pressiona fica UM BURACO entre o meio e o ataque e não vem ninguém para pensar o jogo ali? Valdívia pode nos ajudar ali, mas terá que reaprender a fazer isso, pois por muito tempo jogou fazendo a diagonal da esquerda (ou direita) para a área.

Quando digo que este elenco “queima” treinadores não digo sobre comportamento, mas sim qualidade de plantel em algumas posições. Não temos zagueiro TOP há quase 2 anos. Não temos bons reservas de laterais há um bom tempo. Só temos um meia central no elenco – Cazares – que irá se contundir ou ser convocado. E não temos atacantes rápidos, rabiscantes e de infiltração.

Não temos também porque o presidente Daniel Nepomuceno não contratou um bom Diretor de Futebol para substituir o craque Eduardo Maluf – que há pelo menos 1,5 ano estava mais ausente que presente. Como se substituir alguém que está cuidando da saúde fosse demérito para o substituído! Maluf merece todas as honras que conquistou, mas o Atlético perdeu muito neste 1,5 ano em que não o substituiu. Claro que substituir um cara foda como Maluf seria bem difícil, mas o pior foi o que foi feito – o presidente “foi levando” a situação e dividindo suas funções – o que claramente não deu certo. Se não consegue trazer um Alexandre Mattos – do endinheirado Palmeiras ou Rodrigo Caetano – do também endinheirado Flamengo – vai continuar parado, presidente? Arriscado, penso eu!

Não que Aguirre não tenha errado. Não que Marcelo Oliveira não tenha errado. Mas que treinador – se Roger for demitido – dará jeito nesse elenco desequilibrado em peças de reposição de qualidade?

Não que Roger não tenha sua parcela de culpa. Mas ele, pra mim, não é o problema. É o elenco velho, desequilibrado. Com um DM – ê, Carlinhos Neves – sempre cheio e sem peças de qualidade pra reposição aos titulares. O calendário também tem sido cruel para o Grêmio, Palmeiras, Flamengo, que vivem momento melhor que o nosso.

E Roger é promissor, tem repertório tático. Além do fato do mercado viver incrível entressafra de treinadores. Não se ganha nada importante trocando de treinador a cada 6 meses, como mostram os últimos times campeões!

Faltou PLANEJAMENTO ao Atlético. Sem Diretor de Futebol e com um Presidente que divide seu tempo sendo Secretário de PLANEJAMENTO da Prefeitura, ficará mais difícil ainda.

É hora de mudanças, Presidente. E não é demitir o Roger. Você tem mérito demais nas contratações de Pratto, Fred, Robinho, Elias, Adílson, Cazares, Rafael Moura e nas apostas Clayton e Cárdenas. Mas o elenco precisa de mais qualidade em outras posições. O elenco precisa de um Diretor de Futebol, Nepomuceno.

E a atitude que o momento pede é manter Roger Machado. Como o Corinthians pós eliminação ao Tolima com Tite em 2012. Como Kalil com Cuca depois de 6 derrotas seguidas! É hora de ter peito e de mudanças, Presida! Confio em você, Daniel!

LIBERTADORES – ADVERSÁRIO DEFINIDO NAS OITAVAS

O Galo vai pegar o Jorge Wilstermann, da Bolívia, da Cidade de Cochabamba.

Segundo o portal Superesportes: “Cochabamba fica a 375 quilômetros de La Paz. A cidade tem altitude de 2.500m. A logística da cidade é complicada e a altitude influencia no desempenho de quem vai lá!

Os confrontos de ida estão previstos para os dias 4, 5 e 6 de Julho. Depois de um intervalo de mais de um mês, os classificados às quartas serão conhecidos nos dias 8, 9 ou 10 de Agosto. As datas e horários serão confirmados posteriormente pela Conmebol”.

O Galo precisa fazer um bom resultado no jogo de ida para carimbar sua vaga em BH, onde decide a classificação!

Um abraço,

Eduardo Madeira