Menu

ADEUS, TÍTULO: O QUE ADIANTA A TORCIDA ACREDITAR SE O TIME NÃO ACREDITA?

ADEUS, TÍTULO: O QUE ADIANTA A TORCIDA ACREDITAR SE O TIME NÃO ACREDITA?

Por Eduardo Madeira

19/10/2015

 

O Galo começou a perder o jogo antes de entrar em campo. A vitória do Corinthians abalou sim o time, na minha opinião.

Um retrato disso foi a rápida entrevista do técnico Levir Culpi à repórter Luciana Machado da TV Globo/Sportv. A postura corporal do Levir entregava que, mesmo dizendo que o Atlético deveria esquecer o Corinthians e se concentrar no Sport, isso não aconteceu. Levir parecia preocupado e inseguro com a resposta.

Realmente é irritante “secar” o time do Parque São Jorge. Quando é pra perder, empata (Palmeiras, Ponte Preta, Grêmio). E tem um aproveitamento de impressionar. Não erra. Se defende como poucos. Erros de arbitragem à parte, merece sim ser campeão!

E principalmente porque seu antes rival ao título, o Atlético, não joga com POSTURA de campeão em alguns jogos. Nos últimos 7 jogos, foi assim contra Cruzeiro (Mineirão), Santos, Joinville e Sport. Nos últimos 7 jogos da fase DECISIVA, o Galo perdeu 2, empatou 2 e só ganhou 3.

E nestes tropeços, em comum 2 goleadas por 4 gols contra Santos e Sport. Time que é campeão não leva 2 goleadas em 6 jogos em fase decisiva.

E o Galo tem falhado na bola aérea defensiva. Nos últimos jogos, o Galo levou gol de cabeça em 3 (Joinville, Inter e Santos).

E mesmo com 1 semana entre os jogos, agora, DE NOVO, Levir dá 2 dias de folga. Enquanto o Corinthians dá 1 dia de folga, Levir dá 2 dias. Este 1 dia deveria ser de treinos de jogadas aéreas defensivas (e ofensivas). Ou jogadas ensaiadas. Ou para melhorar finalização. Mas Levir prefere dar 1 dia a mais de folga ao invés de trabalhar mais.

Eu sou fã do técnico Levir Culpi, mas talvez já seja hora de voltar com o Cuca! Ele está doido pra voltar para o Galo! Saiu pela porta dos fundos, mas foi o comandante do Renascimento do Galo em 2012 e 2013.

A derrota acachapante de ontem deve estar na conta de TODOS, mas mais ainda do técnico Levir Culpi. Carlos em lugar de Thiago Ribeiro? Eu, na transmissão, até tentei encontrar uma justificativa, deixando Thiago Ribeiro para mudar o jogo no 2º tempo. Mas Carlos não merece estar no grupo principal do Atlético (só em jogos contra o Cruzeiro). Carlos não muda jogo nenhum. Carlos erra finalizações demais. Carlos não dá assistências. Carlos só deveria jogar contra o Cruzeiro.

Thiago Ribeiro está um “pit” abaixo do time, mas sabe finalizar. Dele, pode sair algo de bom. E é vice artilheiro do time no campeonato. Carlos é um menino que só tem chance de vingar se for emprestado e pegar rodagem pra depois voltar. Outro candidato a “foguete molhado”. Um menino que está no profissional desde 2013 (e estamos quase em 2016) já era pra ter evoluído mais..

Mas questões táticas e técnicas à parte, o COMPORTAMENTAL me chamou mais atenção.

O time não se encontrou e parece que entrou em campo já derrotado pensando “essa merda desse Corinthians não perde!”.

O que adiante a torcida acreditar se o time não acredita?

Falar de atuações individuais é covardia, pois até quem quase não falha ontem foi péssimo, como o goleiro Victor. Que falhou no 1º e 4º Gols. E olha que o Santo é raro falhar. E quando falha, é uma vez só. Ontem foram duas.

O título foi definido ontem, na minha opinião. O campeão será o Corinthians. Mas o Atlético precisa se consolidar na 2ª colocação para ir direto e sem passar por pré Libertadores.

Em 2012, fomos vice campeões brasileiros e veio em 2013 o título mais importante de nossa história!

Mas ainda temos 7 rodadas. E uma diferença de 4 pontos para o Grêmio. E um confronto direto em Porto Alegre.

O Atlético e Levir erraram ao não reforçar o plantel para o Brasileiro e esse é um dos motivos que nos faz perder o título. Pois que se pense em reforços pra 2016 a partir de já. Porque hoje não temos capacidade de mudar o jogo com Cárdenas, Dodô, Carlos e cia.

A campanha é boa sim. Somos um time forte e temido. Levir tbm tem méritos. Mas dar 2 dias de folga em vários jogos enquanto o Corinthians treinava, não reforçar o elenco e jogar aberto demais são as principais falhas em 2015.

O Galo está “na crista da onda” desde 2012 e estamos no fim de 2015”.

Esta história de 44 anos sem o Brasileiro não cola mais! A Libertadores e a Copa do Brasil zeraram a conta. Somos vencedores sim!

Mas podemos ser mais ainda!

O projeto Libertadores 2016 já começou.

EU ACREDITO… Na Libertadores 2016!

Um abraço,

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira