Menu

MAIS LENTO QUE O TIME DO GALO, SÓ O PRESIDENTE PARA AGIR!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação

MAIS LENTO QUE O TIME DO GALO, SÓ O PRESIDENTE PARA AGIR!

Por Eduardo Madeira

22/06/2017

Tá ficando complicado, amigos e amigas! O Galo empatou com o Sport no Independência, e, pasmem, o resultado ficou “barato” para o Alvinegro, pois o time de Pernambuco merecia ganhar.

A coisa tá feia! O Galo não conseguiu vencer nem se impor em casa contra Ponte Preta, Sport e Atlético Paranaense, além de custar a vencer pelo placar mínimo um péssimo Avaí com o Victor como o melhor em campo – todos times de segunda linha do futebol brasileiro!

Ontem, o Sport foi melhor no primeiro tempo e marcou seu primeiro gol aos 16 minutos com Osvaldo, depois de confusão na defesa Alvinegra e falha de Rafael Carioca.

Logo 5 minutos depois, o Galo empatava com Felipe Santana, cabeceando prá trás a falta cobrada por Cazares: 1 a 1.

O Sport era melhor no jogo e explorava principalmente o lado direito, onde o promissor Ralph errava tudo, especialmente depois de ter sido amarelado cedo (após receber um passe na fogueira de Rafael Carioca) e uma noite ruim do lateral Alex Silva. Diego Souza comandava com liberdade o meio e a velocidade de Osvaldo levava perigo.

Aos 39 minutos, o Galo achou um gol da virada – mesmo não merecendo. Cazares cruzou, a zaga do Sport falhou e Fred colocou na rede: 2 a 1.

E terminou a primeira etapa com um enganoso placar a favor do Atlético.

Roger Bernardo estreou em lugar o nervoso menino Ralph. Aliás, não gostei da postura do time com o jovem Ralph. Davam a bola a ele não chegavam perto dando opção de receber a bola – o que deve ser feito quando se tem um menino estreando no time. Aliás, o time não tinha aproximação nem dos veteranos, um jogava longe do outro.

Começou o segundo tempo, com um Sport mais presente no campo de ataque que o próprio Alvinegro, em pleno Independência.

Aos 17 minutos, Diego Souza foi derrubado por Victor dentro da área: pênalti e o empate do Leão da Ilha do Retiro: 2 a 2!

Ouça os Gols que narramos pela 98 FM.

E ficou barato para o Galo, pois o Sport teve mais 2 chances para matar o jogo. Entrou Otero no lugar de Elias –só se justifica se o Cirilo Atleticano estiver cansado ou machucado. Assim como Luan no de Robinho – mudanças que não conseguiram melhorar o time.

Há de se destacar a luta do Felipe Santana. Jogou no sacrifício mais de 20 minutos, machucado, e alguns momentos correu mais que Rafael Carioca.

Roger Machado – a quem defendi muito – também está devendo. O time jogou muito longe um do outro, muito espaçado, sem compactação. Não consegue fazer o time jogar e já com 35 jogos sob seu comando. Os problemas de Calendário não são novidade e ele tem que resolver, fazendo o time render em campo.

Eu não trocaria o treinador agora, mas Roger também está devendo. Se não reagir, será inevitável a troca. O problema é que o mercado só tem Dorival – ARGHHH – disponível!

No fim, o 2 a 2 foi lucro para o Galo.

PRESIDENTE MAIS LENTO SÓ QUE O TIME

O Galo é um time lento, sem velocidade.

Mais lento que o time, só o Presidente Daniel Nepomuceno para agir!

É um presidente que tem méritos trazendo Pratto, Fred, Robinho, Valdívia, Cazares, Elias, Fábio Santos e as apostas Clayton e Cárdenas. E avançado no importante projeto do estádio do Atlético.

Mas é um Presidente lento demais em alguns assuntos.

Há mais de 1 ano o time não tem Diretor de Futebol. Com a doença – e ausência – de Eduardo Maluf, não se trouxe outro Diretor e isso refletiu em uma errada avaliação de elenco. Que todas as homenagens fossem rendidas a ele, mas o clube não podia parar. E parou!

O Galo não percebeu o tamanho da necessidade de um zagueiro TOP desde a saída de Jemerson – há 1 ano e meio falo da falta de um zagueiro acima de média. A conta chegou, amigos e amigas, e estamos pagando a conta-gotas!

Não percebeu que formava um elenco velho no ataque, sem um atacante rápido. Sem reservas de qualidade para as laterais. Sem um armador para pensar o jogo – quando o time pressiona no Indepa, o meio de campo é um buraco.

Se o clube não tem dinheiro, que se endivide mais ainda para trazer as posições chaves. Ou você acha que o Galo já não está endividado? Quem deve 10 pode dever 20 para salvar uma temporada da vergonha de brigar na parte de baixo da tabela.

Se uma parte da torcida não agrada de André Figueiredo pelos resultados obtidos na base, alçar o cara a Superintendente de Futebol é, pra mim, “queimá-lo” de vez. É como fazer um goleiro da base substituir o Victor num jogo de Libertadores – a chance é bem pequena de dar certo.

André até pode ser promissor como dirigente. Mas num momento desse, lançá-lo para substituir Maluf é provavelmente “queimá-lo” definitivamente com a Massa! Falta um Diretor de Futebol mais experiente – não à altura de Maluf (um acima de média) – mas escolher alguém com mais rodagem. Erro crasso, penso eu!

Assim como também é erro crasso dividir o Atlético com a Secretaria da Prefeitura de Belo Horizonte. Ainda mais perdendo Maluf.

Nepomuceno está lento demais para largar a Prefeitura. Lento demais para contratar um Diretor de Futebol – será que terá a humildade de desfazer a prematura promoção do André Figueiredo? Lento demais para reforçar posições chaves no elenco.

Será lentidão ou falta de humildade para reconhecer e mudar? Vai saber…

É continuar como está e brigar para não ser rebaixado no Brasileiro! E na hora de crise, como agora, que o líder precisa tomar as rédeas com mais firmeza e mostrar presença.

Passou da hora de mudar! Se não se treina para não perder mais gente, deve-se mudar e passar a treinar. Se Robinho não responde – seja cansado ou o que for – deve-se colocá-lo no banco de reservas. Assim como Carioca.

Roger ontem mexeu mal. Mas quem vai cobrar dele, o “novato” André Figueiredo?

Acorda, Presidente!

Tenha humildade para mudar e rápido!

Reconheça os erros e MUDE!

Um abraço,

Eduardo Madeira