Menu

OTERO: A LUZ NO FIM DO TÚNEL NO INDEPA! E VALEU, ROBINHO, MAS TCHAU!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação

OTERO: A LUZ NO FIM DO TÚNEL NO INDEPA! E VALEU, ROBINHO, MAS TCHAU!

Por Eduardo Madeira

04/12/2017 – 10:30h

O Galo fez seu último jogo no profissional em 2017 mas o ano não acabou! Foi uma temporada tão ruim que precisamos torcer para o Flamengo (só se vencer a Sul Americana vamos à Libertadores) e Cruzeiro (que nos ajudou empatando com o Botafogo).

Terminou o Brasileiro – nosso maior sonho de consumo – e com um elenco caro desses ficamos apenas em 9º lugar.

Mas vamos dividir este Blog em 2 partes, para ser bem específico nos assuntos: jogo de ontem e a renovação de Robinho.

GALO X MENINOS DO GRÊMIO

Eu sabia que não seria fácil! A tendência era o time “C” do Grêmio vir todo retrancado e jogar nos espaços de um Atlético que precisava da vitória a todo custo. Mas não imaginava que o Alvinegro demonstrasse tanta fragilidade na defesa – nosso ponto fraco há muitos anos!

O Grêmio fez 2 gols em bolas rebatidas. O promissor Bremer improvisado na lateral falhou em 2 deles, mas não deve ser severamente cobrado – ainda não. Adílson falhou feio no 2º gol do Grêmio. Mais que falhas individuais, o sistema defensivo é algo a ser resolvido para que em 2018 conquistemos algo importante!

O Galo pressionava, criava chances, mas o Grêmio era assertivo nas chances que tinha e jogava com personalidade, sem o peso de ter o que conquistar! No jogo de ontem, Fred foi muito importante, fazendo pivô e tabela com Elias para empatar e marcando o 3º gol do Galo.

São 30 gols no ano do Chefe da Área! Eu sou um fã de seu futebol e dele como pessoa! Mesmo em má fase durante boa parte do Brasileiro, Fred fez 30 gols no ano. Quando mal tecnicamente, não se acomodou. Claro que não gostei de vê-lo com barriguinha, com algumas expulsões infantis e em alguns jogos sumido. Mas num time bagunçado e que não jogou para criar chances para ele, fez uma boa temporada! Eu espero mais do Fred, porque ele MUITA qualidade! É por isso que seria titular fundamental no meu time para 2018!

Não só ontem, mas nos últimos jogos, Otero foi o destaque absoluto do time e principal responsável pela vitória! O venezuelano pode continuar crescendo de produção, principalmente se melhor orientado na escolha de jogadas, especialmente diferenciando melhor a hora de tocar a bola e a hora de tentar a jogada individual. Ele tem potencial pra isso! Hoje, muitas vezes ele escolhe errado a alternativa mais difícil. Ele pode crescer e se doa para o time!

Mas o chute do Otero me faz lembrar meu ídolo Éder Aleixo. Eu comecei a acompanhar futebol em 1989 e o Bomba de Vespasiano foi importante para consolidar minha Atleticanidade de família! Otero não é só batedor de faltas! É um baita chutador, como fez no primeiro tempo depois de jogada de pivô de Fred, que o goleiro Bruno Grassi mandou a córner! Mas ele devolveu a esperança da vitória à Massa: o Grêmio fez 2 a 1 aos 44 do 1º tempo e o “Escorpião Atleticano” marcou o golaço de falta aos 47 minutos fazendo o 2 a 2 no apagar das luzes da primeira etapa!

Apagar das luzes, como na Libertadores, que aconteceu ontem e parece ter sido, de novo, decisivo para a vitória! É claro que o folclore do “papai Kalil apagar os refletores” quando o Atlético precisa sempre vai existir e que nós da 98FM vamos sempre brincar com isso!

Mas brincadeira não pode ser irresponsabilidade! Não acredito que tenha sido proposital. Chove desde 6ª feira em Belo Horizonte, a cidade em que não pode cair uma chuvinha que os sinais de trânsito ficam em pane. Além disso, moro perto do estádio e minha casa também sofreu pane de luz.

O apagão fez bem ao time: Otero marcou de novo o GOLAÇO GALAÇO da vitória aos 53 minutos do 2º tempo e o time venceu! Que SHOW deu a Massa ontem, lotando e berrando o tempo todo!

Foi um jogaço emocionante! O Galo mostrou fragilidade demais contra o Grêmio e venceu no sofrimento!

Ouça e VEJA os gols do jogo com a nossa narração zoeira da 98FM.

Veja também o gol com nossa narração do 98FC. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Videos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.

EU NÃO RENOVARIA COM ROBINHO!

Robinho tem qualidade demais! Mas eu não renovaria com ele. Nem por metade do salário, o que deve dar uns R$ 450 mil reais mensais!

Se renovar com Robinho, o Galo continuará com um ataque velho e sem velocidade. Não, pra mim, Robinho e Fred não jogariam juntos num Galo campeão de algo importante em 2018. 2 jogadores acima dos 34 anos no ataque, ainda que com muita qualidade é idade elevada demais!

E dos dois, eu escolheria Fred, que tem mais um ano de contrato. O de Robinho se encerra agora. Se ficarem os dois, a chance é de um deles ir ao banco de reservas. E com isso, insatisfação e baixo retorno.

Veja a comparação das temporadas de Robinho e Fred, feita pelo brilhante perfil @galoestatisticas ( https://twitter.com/galoestatistica ) do Twitter, sem contar o jogo de ontem!

Eu não renovaria com Robinho, principalmente por um fator: quando em má fase, ele se acomodou e se entregou. Estava “fácil demais” culpar Roger Machado e Rogério Micale por o escalarem errado, o que de fato aconteceu. Aonde estava o “colhão” de Robinho para se esforçar a sair da má fase, mesmo com as falhas dos treinadores? Eu não vi.

Robinho deveria ser um protagonista nesse time. Não foi. Pensando bem, nunca foi protagonista depois do Santos de 2002 (15 anos atrás, amigo). Ele se acomodou e se acovardou na fase ruim. Isso me incomoda muito, gente com qualidade, mas com baixa entrega.

O Atlético terá um orçamento 25% menor em 2018 e precisa investir em gente mais nova, barata, com ambição e veloz. Robinho é milionário e já conquistou praticamente tudo na vida do futebol. Se acomodou. Fez uma baita carreira! Ele não quer mais pagar o preço das grandes conquistas. Sorte a ele!

Sobre o ano de 2017 e o mandato de Nepomuceno, eu escrevo um Blog assim que Sérgio Sette Câmara foi empossado o novo Presidente do Galo!

Um abraço a todos!

Eduardo Madeira

CAMPEÕES 2 X 2 ACOMODADOS

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro  / Divulgação CAMPEÕES 2 X 2 ACOMODADOS Por...

Leia mais