Menu

HUMILDADE NA MARCAÇÃO VALEU A VITÓRIA!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro

HUMILDADE NA MARCAÇÃO VALEU A VITÓRIA!

30/07/2017

Por Eduardo Madeira

Ufa! O Galo voltou a vencer e fora de casa fez 2 a 0 em pleno Couto Pereira contra o Coritiba!

A vitória teve um valor psicológico enorme, gigante! E tão importante quanto o poder emocional do triunfo, os 3 pontos e o momentâneo 9º lugar foi a recuperação de alguns conceitos que andavam esquecidos pelo time Atleticano. Entre eles, a humildade na marcação e uma intensidade maior no escrete preto-e-branco.

A escalação mostrou Robinho e Elias no banco de reservas. Nada mais que consequência de um péssimo futebol de ambos há várias partidas. Em seus lugares, os garotos Pablo e Gustavo Blanco. Um didático recado do técnico Rogério Micale a todos: com o nome apenas não vai jogar!

Começou o jogo e o Galo se mostrou “mordido” com a má fase e foi pra cima do Coxa! Teve um gol legítimo de Adílson mal anulado logo no início da partida. Confusão!

Pouco depois, a bola bateu no braço de um defensor Coxa-Branca e o árbitro assinalou pênalti. Fábio Santos fez o que se espera de um Campeão do Mundo: assumiu a responsabilidade e converteu, batendo com firmeza a penalidade: 1 a 0 Galo aos 12 minutos.

O Galo dominava o jogo e o Coritiba estava meio atordoado. Aos 24 minutos, outro pênalti, dessa vez assinalado em Leonardo Silva. Cazares bateu mal e Wilson defendeu.

O time da casa cresceu no jogo. Leonardo Silva andava confuso em sua volta ao time. Gustavo Blanco surpreendia positivamente, ajudando Marcos Rocha e apoiando bem o ataque pelo lado direito. Fábio Santos ia muito bem – como faz a vários jogos. O jovem e veloz Pablo levava perigo pela esquerda. Carioca seguia perdendo bolas perigosas na volância e Victor salvou contra-ataque cedido por ele. Fim de primeiro tempo com 1 a 0 Galo, que merecia fazer 2 ou 3.

Veio o 2º tempo e o Galo voltou controlando o jogo. Yago entrou para a saída do amarelado Adílson.

Rafael Moura perdeu chance incrível aos 3 minutos, depois de bela jogada de Gustavo Blanco. Tá gordinho o He-Man, hein?!

Depois disso, o Atlético ficou mais de 20 minutos sem levar perigo. O Coritiba pressionava, mas sem criar chances claras. Leonardo Silva era importante demais na 2ª etapa! Carioca alternava perdas bobas de bola no meio com boa distribuição de jogadas! Mas o time era mais firme na marcação e desarmou bastante ao Coxa.

Aos 28 minutos, o gol da tranquilidade. Em espetacular tramada pela direita, Cazares e Marcos Rocha tabelaram e o lateral cruzou para o gol na raça do corpulento He-Man: 2 a 0 Galo! Entrou Elias como volante e não ponta direita.

Ouça os GOLS da vitória Atleticana com a nossa narração da 98FM:

Depois disso, o Galo se manteve absoluto no controle do jogo e ainda perdeu 2 chances para ampliar. He-Man prendia inteligentemente a bola no ataque! No fim uma vitória importantíssima!

Para mim, destaques para Micale, Fábio Santos, Leonardo Silva, Gustavo Blanco e He-Man.

Micale tirou medalhões e postou um time com mais intensidade de marcação. E que finalizou melhor! Gostei dessa postura. Gostei também das mudanças! Foi um destaque hoje! Agora é ajustar o time em casa para o jogaço contra o Corinthians na 4ª feira. Se tem alguém que pode tirar a invencibilidade dos paulistas é o Galo no Mineirão, pela tradição! Seria uma arrancada importante!

Mas o time precisa reaprender a jogar em casa! Micale tem essa missão!

DIRETORIA SENTIU A COBRANÇA

Vendo a Entrevista Coletiva do Presidente Daniel Nepomuceno na última 6ª feira e os tweets da última semana de figuras como Cássio Arreguy (Assessor de Imprensa do Atlético), Lásaro Cunha (Diretor Jurídico) e Rodolfo Gropen (Presidente do Conselho Deliberativo do Atlético), percebo: a Diretoria sentiu as críticas!

Eu sou um fã do trabalho dessa Diretoria, que simplesmente reconstruiu a história do Atlético. Eu gosto muito do trabalho do Presidente Daniel e de sua Diretoria. São muitos os êxitos: dobro do número de sócios, time forte nos últimos 3 anos, construção do estádio se tornando realidade, ampliação da sede, trazida de reforços tops e melhoria enorme na parte financeira, como a conquista de Certidões Federais que permitem o patrocínio da Caixa e abatimento de vários anos no pagamento do PROFUT, entre outros feitos! Daniel trouxe Pratto, Robinho, Elias, Fred, Fábio Santos e os então promissores Clayton, Cárdenas e Valdívia: praticamente TODOS foram pedidos pela Massa!

Mas estes mesmos dirigentes precisam aprender a conviver com críticas. Inclusive com as exageradas. Daniel errou feio ao não substituir Eduardo Maluf, colocando uma pessoa em detrimento do interesse na instituição Atlético e isso causou um erro enorme no planejamento do elenco e os resultados ruins são consequência disso! Entre outros erros, que já citei nos Blogs anteriores.

Pelas reações dos citados, percebo um incômodo que talvez seja maior do que deveria existir para o momento! O Galo viveu 5 anos disputando os maiores títulos e a má fase em campo não acontecia há muito tempo. Parece-me que desacostumaram-se de uma pressão por péssima fase em campo.

Senti as declarações com incômodo em serem cobrados por imprensa e torcida! Que esta competente diretoria – na MINHA avaliação, cada um tem a sua – não fique soberba pelos êxitos que obteve. Que deixe de lado as críticas exageradas! Mas que não apenas se defenda e sim se faça CONSTANTEMENTE uma REFLEXÃO SINCERA sobre os erros e as soluções para os mesmos!

O Internacional caiu muito por causa de soberba! Que não acometa a nossa Diretoria!

Que se ignore as críticas exageradas! Mas que não se ache que TODAS são exageradas e indevidas!

Especialmente não é hora de responder rispidamente imprensa e/ou torcedor em rede social. Mas sim continuar trabalhando sério e em MUDAR, AJUSTAR RUMO em alguns assuntos!

Um abraço,

Eduardo Madeira