Menu

DEVER DE CASA BEM FEITO E CRESCENDO NA HORA CERTA!

Foto: Bruno Cantini / Clube Atlético Mineiro / Divulgação

DEVER DE CASA BEM FEITO E CRESCENDO NA HORA CERTA!

Por Eduardo Madeira

17/05/2017

Contra um time praticamente reserva do Godoy Cruz, o Galo fez o dever de casa: atropelou! O time argentino, já classificado à próxima fase da Libertadores, poupou a maioria dos titulares neste último jogo da fase de classificação, priorizando ontem o seu campeonato nacional.

Os 4 a 1 garantiram a liderança do Galo neste grupo 6 e uma das melhores campanhas da Liberta, o que deve render mandos de campo em jogos de volta nas próximas fases. Além de mais 3 gols de saldo, algo raríssimo no torneio continental.

E diante desse contexto, o Galo fez bem o dever de casa, resolvendo o jogo nos primeiros minutos. Aos 3 minutos, numa jogada que pareceu ensaiada, Marcos Rocha lançou longo, Elias se deslocou abrindo espaço para Cazares, nas costas da zaga argentina. E Juanudes abriu o placar tocando por cobertura na saída do goleiro Rodrigo “Doctor” Rey: 1 a 0 Galo!

O gol deu tranquilidade e o Atlético tocava a bola com confiança e rapidez. Não era ameaçado pelo time reserva do Godoy Cruz. Me chamava a atenção a iniciativa de Cazares, tentando ser o maestro da equipe, apontando aonde os companheiros deveriam tocar a bola! Tava afim de jogo, o talentoso e instável equatoriano.

Aos 28 minutos, o GALAÇO de falta. Com o goleiro Rodrigo “Doctor” Rey muito para a esquerda, Juanudes Cazares teve mais confiança ainda para colocar no ângulo direito, com direito a bola “quicando e mexendo o ombrinho” – como digo nas jornadas esportivas da 98FM BH – depois de bater no travessão: 2 a 0 Galo! Gol parecidíssimo ao de Ronaldo “Galucho” contra o Fluminense em 2013 em jogo que R10 fez dois tentos de falta.

O jogo aí ficara resolvido. O Galo continuava administrando não só o placar mas também o desgaste do duelo contra o Flamengo pela estréia no Brasileiro, somente 3 dias antes.

Para ganhar um 10 no dever de casa no primeiro tempo, o Galo fez o 3 a 0 em bonito gol coletivo. Juanudes Cazares tocou a Robinho, centralizado, que viu a penetração de Elias e serviu ao Cirilo Atleticano (lembre-se de quem ele gosta no Carrossel), que tocou na saída do arqueiro argentino: 3 a 0 e fim da primeira etapa.

Com o 2º tempo, o “Cata-guimba” Maicosuel entrou no lugar do desgastado Adilson.

E aos 3 minutos, foi a vez do Chefe da Área participar da festa. Outra troca bonita de passes no meio do ataque, com Yago servindo a Cazares e assistência a Fred. E de primeira, em curva, de perna esquerda, Fred cumprimentou: 4 a 0. O Fred é chefe, né, pai?!

O time se poupava diante da fragilidade do adversário e do desgaste do jogo anterior. Os veteranos Marcos Rocha e Robinho foram acertadamente trocados por Danilo e Otero.

Depois disso, os reservas do Godoy Cruz lutaram bravamente pelo seu gol de honra e conseguiram, através de Garro, aos 27 minutos, após algumas chances.

Veja os GOLS com a nossa NARRAÇÃO da 98 FM. Uma parceria com o canal Atlético Mineiro Videos do You Tube. Clique AQUI para acessar o canal.

No fim, 4 a 1 e o dever de casa bem feito com direito a “elogio da professora” a Juanudes Cazares, que foi muito bem ontem.

Eu sou da opinião que um time não precisa jogar bem o ano todo, mas crescer na hora decisiva. E é isso que vem acontecendo com o Atlético do técnico Roger Machado. Quando questionado, Roger e o time mudaram o jeito de jogar e convenceram na Semifinal do Mineiro, contra a URT. Contra o Cruzeiro nas finais do Mineiro, mudou taticamente de novo e cresceu mais ainda, se tornando o Campeão Mineiro 2017. São 7 jogos em que o Galo joga bem, crescendo na hora certa e encontrando alternativas táticas.

Mas ainda tem deficiências no elenco. Já precisava de um lateral direito reserva melhor, necessidade que se torna urgência com a contusão de Carlos César. Precisa de mais um bom zagueiro, pois Felipe Santana não passa confiança, apesar de ter crescido. Precisa ainda de um atacante “rabiscante”, que parta da ponta para o meio. E um armador central. Isso num cenário ideal. Mas tem sim, grupo para ser campeão do Brasileiro, Copa do Brasil e/ou Libertadores.

Sigamos crescendo e reforçando, pois temos potencial para ganhar estes importantes títulos!

E calma com Juanudes Cazares. Ele vem bem há 3 jogos (Cruzeiro, Flamengo e reservas do Godoy Cruz), mas é instável e pode voltar a se deslumbrar. Para mim, ainda não é confiável.

Nestes três últimos jogos, foi bem. O que é um bom indício. E importante que siga sendo decisivo em jogos grandes. Porque como profetizou Ronaldo “Galucho”: quando tá valendo, tá valendo!

Um abraço a todos!

LÁ DENTRO!

Eduardo Madeira